GatosDicas de segurança para o seu gato

13 de julho de 2022by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Dicas-de-seguranca-para-o-seu-gato.jpg

Independentes e cheios de personalidade, é difícil manter a segurança do seu gato. Deixar ele em casa é o melhor dos mundos, mas essa é uma tarefa difícil, já que eles estão sempre procurando uma forma de dar um passeio.

A melhor forma de resolver isso é utilizando telas de proteção em janelas, sacadas e outros vãos por onde seu bichano possa fugir.

E você não precisa se sentir mal por isso. Um gato criado desde sempre em casa não sabe se defender, diferentemente de um animal que já foi criado solto.

Porque devo proteger meu gato?

Eles não vão ter a noção de perigo que precisam para sobreviver ilesos no dia a dia das ruas. Você pode considerar os mesmos cuidados que você daria para uma criança pequena.

Como são animais ativos, curiosos, travessos e muito dinâmicos, estão sempre à procura de um espaço para se enviar ou uma fresta para fugir por aí.

E ainda que digam que eles sempre caem em pé, a realidade mostra que dependendo da altura, mesmo que seu bichano caia numa boa posição, ele provavelmente vai se machucar muito, podendo inclusive quebrar ossos ou machucar algum órgão na queda.

Mas não é só com uma possível fuga que você preocupar. Mantenha fora de alcance os produtos de limpeza, pois os gatos adoram cheirar e experimentar tudo.

Cuidado com os fios

Como os gatos gostam de brincar, essa brincadeira pode ficar perigosa caso seu pet resolva mexer em cabos de energia. Isso porque eles podem morder e sofrer um grave choque elétrico.

Outro objeto banal mas que requer muita atenção são sacolas ou sacos plásticos que facilmente podem asfixiar seu animal.

À primeira vista os gatos passam muito tempo dormindo e isso é verdade. Em média, um gato adulto pode dormir até 16h por dia.

Mas, não se engane. O período em que ele estiver acordado, vai ser de brincadeiras e travessuras com corda total.

Por isso, ofereça sempre ao seu bichinho brinquedinhos específicos para essa finalidade, evitando deixar outros objetos largados pelo chão.

Acima de tudo, tenha nichos, estantes e outros ambientes vazios por onde seu gato possa escalar para brincar, além claro de arranhadores

Com isso, você vai conseguir manter ele entretido com objetos que não ofereçam risco.

Outras dicas para segurança do seu gato

Ótimas para energizar e dar vida a um ambiente, as plantas podem ser nocivas para seu Pet. Portanto, antes de escolher qual vaso vai ter na sua casa, verifique se aquele tipo de plantinha não vai fazer mal pro seu gatinho.

Ter mais de um gato pode ser muito importante, já que isso pode reduzir sua vontade de fugir.

Uma caixa de areia sempre limpinha também vai deixar seu bichano feliz e satisfeito. Se tiver vários gatinhos, o recomendado é ter uma caixa à mais do que a quantidade de bichinhos.

Gatos adoram uma comida de verdade. Então, mantenha sempre suas panelas bem fechadas para evitar que seus bichanos subam no fogão e com isso, tenham risco de queimaduras.

Seu pet precisa de ar fresco e de sol. Mantenha janelas, varandas e quintais sempre abertos para ele circular. Aqui, novamente colocamos a importância de uma rede de proteção para deixar o ambiente seguro e ventilado, sem o risco de fuga do animal.

Tanto para proteger contra quedas ou fuga, a tela ideal utilizada para a segurança do seu bichinho é a 3×3, em polietileno (caso seja um local com ação do tempo).

Assim, você vai ter um produto de alta durabilidade e com vãos pequenos que vão impedir a passagem do seu animal.

Finalmente, uma dica que pode parecer cruel, mas é de suma importância.

Castrar seu animal pode ser importante em vários aspectos. Esse procedimento vai reduzir muitos comportamentos indesejados.

Frequentemente reduz o nível de estresse do animal, além de reduzir os miados mais exaltados que as fêmeas costumam produzir para marcar o território quando estão no cio.

Seguindo esses conselhos simples, você vai conseguir manter seu bichinho mais seguro. Tem outras ideias para proteção do seu gato? Deixe nos comentários abaixo!

O bem estar de seu pet é muito importante para nós!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *