Cachorro3 dicas essenciais para cuidar da pele e pelagem de cães e gatos 

9 de maio de 2022by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Cuidados-com-a-pele-1.jpg

Estar atento ao aspecto geral dos pelos de um pet é um cuidado que vai muito além da estética, e diz respeito à saúde e bem-estar do animal de estimação. Cuidar da pele e pelagem de cães e gatos, portanto, é uma das obrigações do tutor, já que manter essas estruturas sempre saudáveis reflete diretamente na proteção do organismo e prevenção de doenças.

A pele é o órgão mais extenso do corpo e funciona como barreira de proteção contra agentes físicos, químicos e microbiológicos que podem ameaçar o organismo. Os pelos, por sua vez, têm como função principal proteger a pele contra ameaças externas variadas e auxiliar no controle da temperatura interna. 

Cuidar da pele e pelagem dos pets, portanto, é uma ação que está diretamente relacionada à manutenção da saúde, bem-estar e longevidade do animal. Confira algumas dicas essenciais:

3 dicas para cuidar da pele e pelagem dos pets

Forneça alimentação adequada e balanceada

Oferecer alimentação balanceada é um dos principais aspectos que precisam ser lembrados quando o assunto é cuidar da pele e pelagem dos pets. Uma dieta inadequada, com falta de nutrientes ou excesso de gordura, impacta em todo o organismo do animal, e o desenvolvimento da pele e dos pelos não fica de fora. 

Uma alimentação balanceada a adequada ao organismo do pet fornece todos os nutrientes necessários para que todas as funções do corpo sejam realizadas de maneira adequada, garantindo vitalidade e saúde ao animal. Por isso, invista em rações de alta qualidade e que foram desenvolvidas para atender a todas as especificidades da espécie. 

Atenção aos banhos e cuiescovação

A higiene é outro ponto que merece atenção, pois os banhos mexem diretamente com a pele e pelagem do animal. É necessário estar atento à frequência dos banhos e aos produtos utilizados, de modo a não prejudicar a oleosidade natural da pele do pet e prejudicar a barreira de proteção ao organismo. 

Para cuidar da pele e pelagem do pet, o ideal é sempre perguntar ao veterinário a respeito da frequência ideal de banhos e os produtos mais indicados para isso. Também costuma ser recomendado realizar a escovação dos pelos, ajudando na eliminação das células mortas e dos pelos soltos. No caso dos gatos, a escovação é ainda mais necessária, pois evita a formação das bolas de pelo. 

Controle de pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas externos que habitam justamente a pele e pelagem do pet, causando incômodos e podendo transmitir doenças variadas. Estar sempre atento ao controle dessas infestações, portanto, garante a saúde dos pelos e ainda deixa o animal protegido contra enfermidades que podem se tornar muito graves. 

Sempre consulte seu veterinário para saber a respeito do medicamento antipulgas mais adequado para seu pet, bem como a frequência ideal de administração desses fármacos. Também é importante conversar a respeito do uso de vermífugos, mantendo o pet protegido contra parasitas internos que também podem fazer com que a pelagem seja afetada.  

O bem estar de seu pet é muito importante para nós!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *