Cachorro3 principais cuidados para viajar com os pets 

4 de maio de 2022by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2022/05/3-principais-cuidados-para-viajar-com-os-pets-1280x552.jpg

Seja no feriado ou nas férias, uma viagem de lazer é sempre um momento muito aguardado por toda a família — e os animais de estimação muitas vezes são incluídos neste momento. Viajar com os pets, entretanto, requer bastante planejamento e atenção a alguns detalhes para garantir o bem-estar do cãozinho ou gato. 

Antes de mais nada, é fundamental conversar com seu veterinário de confiança antes de viajar com os pets. Este profissional de saúde poderá fazer um check-up o animal e verificar se ele realmente apresenta condições clínicas de fazer a viagem sem prejuízos à sua saúde. Também é importante pegar recomendações para saber como lidar com imprevistos como acidentes, enjoos ou outros desconfortos. 

3 principais cuidados para viajar com os pets

Vacinação e vermifugação

Aproveite a consulta ao veterinário para verificar se a vacinação do pet está em dia. Este é um cuidado que ajuda não apenas a proteger o animal de diversas doenças, mas garante que você não tenha problemas com hospedagem, uma vez que muitos hotéis pet friendly exigem a carteirinha de vacinação para aceitar hóspedes de quatro patas. 

Não esqueça de fazer também a vermifugação e administrar um medicamento antipulgas, de modo que o pet esteja protegido ao longo da viagem.

Transporte adequado

Um cuidado essencial para tutores que pretendem viajar com os pets diz respeito ao método de transporte e regras de viagem. Em aviões, por exemplo, é obrigatório que o animal fique em uma caixa de transporte adequada a seu porte. No caso de viagens de ônibus, é preciso verificar juntamente com a companhia quais são as regras para transporte de animais. 

Em viagens de carro, os cuidados dizem respeito a não deixar o animal solto e nem com a cabeça para fora da janela. Também é recomendado planejar pausas ao longo do trajeto para que o pet possa beber água e fazer suas necessidades. 

Faça a “mala” do seu pet

destramento de cães,como e quando fazer

Assim como os humanos precisam fazer uma mala com todos os itens que serão essenciais nas férias, viajar com os pets exige que o tutor prepare os principais pertences do animal para a viagem. Caso o bichinho tome alguma medicação de uso contínuo, por exemplo, ela deve ser levada e em quantidade suficiente para todos os dias da viagem, evitando imprevistos. 

Outros itens que não podem ser esquecidos são:

  • Coleira, de preferência com uma tag de identificação;
  • Ração;
  • Potes específicos para comida e água;
  • Tapete higiênico;
  • Brinquedos e objetos favoritos do animal;
  • Cama ou cobertor do pet, para que ele não estranhe tanto a mudança de ambiente. 

Como dica final para viajar com os pets, também vale a pena pesquisar o destino e os principais locais que serão visitados ao longo da viagem. É necessário que o local em que a família ficará hospedada seja pet friendly e tenha um espaço adequado para receber seu amigo de quatro patas. Caso vocês pretendam fazer passeios, também é preciso verificar se os locais aceitam animais de estimação. 

O bem estar de seu pet é muito importante para nós!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *