Alimentação NaturalComo trocar a ração de seu cão por uma alimentação natural ?

8 de agosto de 2021by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/1.-Faça-o-procedimento-com-um-veterinário-de-confiança.jpg

Muitos donos desejam trocar a alimentação do cachorro por diversos motivos, uma delas é para que o cachorro tenha algo mais natural e passe a ter uma melhor saúde. Esse é apenas um dos motivos de se fazer uma troca.

Porém independente dos motivos é necessário que seja feita de um modo que não venha a prejudicar o cão e deixar a  situação mais complicada para o animal e causar contratempos para você.

Sendo assim, a mudança na alimentação do cachorro deve ser gradual. Existem vários cursos online  sobre alimentação natural, que poderão  ajudar você a ter um grande conhecimento sobre este assunto.

Como trocar a ração de seu cão por uma alimentação natural ?

Como trocar a ração por alimentação natural

 

A busca por alimentação saudável é muito importante para os humanos e até para os animais, porque isso pode fazer grande diferença na saúde deles. 

Um dos grande problemas de saúde com relação aos animais é a deficiência nutritiva, causando assim doenças de diversos tipos por falta de minerais como algumas anomalias nos ossos. 

A alimentação dos animais em forma de ração possui os nutrientes que o cachorro precisa para o seu dia, mas como é feita de modo industrial alguns donos não gostam tanto, dessa forma e desejam trocá-la.

Porém isso deve ser feito de modo gradual e estudada para que você saiba dar ao animal o que ele realmente precisa. Se isso não acontecer o cão pode ficar desnutrido e ter um efeito contrário.

Então você verá nos próximos tópicos como fazer a troca da ração de seu cão.

Os motivos da troca de ração

Os motivos da troca de ração, como já foi dito, são variados, mas cada um deles sendo feito do jeito certo será algo válido, porque a finalidade é ajudar o cachorro de algum modo.

Embora vamos falar de como trocar a ração por uma alimentação saudável, veja os motivos que levam os donos a trocá-la.

  • Preferência. Nesse caso o dono observa uma ração mais saudável no mercado, tendo um poder nutritivo maior, como no caso do tipo superprêmio
  • Idade do animal, ou seja em cada fase do animal como filhote, adulto e para cão de idade avançada
  • Novo lançamento do mercado. Onde uma ração que parece está mais de acordo com o seu pet é apresentada no mercado.
  • Gosto do animal. Isso acontece quando o cão não está demonstrando vontade de comer o que oferece a ele, então deve buscar algo diferente para ele no mercado
  • Preço. Esse é um dos grandes motivos, porque traz maior economia, ainda mais quando o animal consome muito.
  • Saúde. Esse é o ponto que abordaremos aqui devido ser essa  a motivação que leva muitos tutores a desejarem trocar a ração do cão.

Embora os motivos da troca seja para ter uma alimentação mais saudável, é importante você saber que mudanças bruscas no regime alimentar do cão podem ser um problema para ele, então deve ser feita de modo gradual.

Trocas para a alimentação natural

 

A troca para a alimentação natural deve ser feita aos poucos e você pode dar algumas frutas e verduras para que ele vá se acostumando.

Para isso é muito importante que você continue respeitando a quantidade para não sobrecarregar o órgão do animal. Então é importante que dê a porção com determinadas quantidades percentuais de cada uma.

Veja algumas dica interessantes para você:

  • Nos dois primeiros dias dê ao a cão 75% da ração antiga e 25% da alimentação natural ambas bem misturadas uma com a outra
  • No terceiro e quarto dia dê a mesma proporção misturada, ou seja de 50% de cada uma
  • Você pode dar no quinto  e sexto dia 25% da antiga ração e 75% da alimentação natural misturada
  • Do dia sete em diante você já pode dar 100% da alimentação natural que o cão estará mais acostumado e assim ele pode seguir sem nenhum problema.

Misture a ração

Esse ponto é importante para que o animal possa sentir as diferenças de modo bem fraco, dessa forma não terá um impacto na mudança e ao mesmo tempo no organismo dele, que irá se adaptar à nova rotina alimentar.

Como você usará grãos na alimentação natural é importante que eles não estejam tão diferentes na textura da alimentação que ele estava acostumado.

Uma coisa que você pode fazer é oferecer alguns alimentos naturais perto da hora de se alimentar e observar  como ele come, aí pode acrescentar aquilo porque já está mais familiarizado.

Veja alguns alimentos que os cachorros podem comer:

  • Abacaxi. Pois é verdade, cachorro pode comer abacaxi, porque ele é muito bom para a digestão
  • Brócolis. Esse alimento é muito bom para proteger o sistema cardiovascular deles
  • Cenoura. Rica em pró vitamina  A, ela ajudará a evitar problemas de visão
  •  Chuchu. Um bom legume para regular a pressão, ele gostaria de comê-lo cozido.

Além desses, existem outros alimentos, no caso dos legumes eles podem ser misturados à ração até eles se acostumarem por completo

Observe como o cão vai se comportar

Para ter uma boa observação é importante que você dê a ração de acordo com a rotina de antes, ou seja, no mesmo lugar e no mesmo horário. 

Logo em seguida observe ele  comer, veja se ele está sendo seletivo ou está comendo do mesmo jeito que antes.

Se ele não está deixando os grãos da nova alimentação de lado é um bom sinal. Mas além disso, é importante que observe as fezes do cão para notar se não está tendo uma alteração que pode apresentar problemas.

Como já foi dito, faça essa troca gradual, assim será mais fácil o cão se adaptar às mudanças.

Últimas Considerações

A alimentação saudável para o cão é muito importante para evitar muitos contratempos como problemas de saúde do animal, como obesidade e problemas ósseos devido a falta de minerais.

Se você se preocupa com o seu pet e deseja fazer uma mudança para alimentação natural converse com o veterinário e fique a par de tudo que seu cão pode ou não comer! Isso será de grande valor e utilidade, ainda mais quando você deseja que ele seja um cão com grande vigor e tenha até um tempo de vida maior.

Você gostou deste conteúdo, foi informativo? Se você tem alguma pergunta, fique à vontade nos comentários para se expressar. E se quiser conhecer o Curso Online de alimentação extraordinária para cachorro, aproveite e CLICA AQUI!

O bem estar do seu cachorro é muito importante para nós!

Como trocar a ração por alimentação natural

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *