CachorroO que é enriquecimento ambiental para cães?

6 de setembro de 2021by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Enriquecimento-ambiental-1.jpg

Se você tem um pet, de preferência um cão, com certeza deve ter notado que eles possuem muita energia acumulada. Então, se você tem um dia muito chuvoso ou parado, eles provavelmente vão ter dificuldades para ficarem quietos.

Alguns apostam em  adestramento e cuidado de cães, o que é sem dúvida nenhuma uma ótima saída. Entretanto, é importante dizer que você precisa ter uma estrutura eficaz e inteligente para garantir bons resultados de uma maneira geral.

O enriquecimento ambiental para cães é um assunto que está em alta exatamente por sugerir soluções eficazes para os principais problemas de tédio, hiperatividade e estresse. Mas vale a pena entender um pouco melhor do assunto para garantir bons resultados.

Vamos conferir?

O que é enriquecimento ambiental para cães?

enriquecimento ambiental

 

Primeiramente é importante dizer que este é um conceito que engloba alguns fatores como espaço e atividades. Ou seja, você vai criar um ambiente onde ele possa ter atividades que o estimulam de maneira natural.

Os cães domésticos vieram de outras espécies muito mais selvagens, como por exemplo os lobos. Por isso, são animais que caçam por instinto e que possuem uma maneira completamente única de se comportar nas mais diversas situações.

Eles possuem uma capacidade enorme de respirar com eficácia, além de garantir que possam encontrar alimentos em locais de difícil acesso. Sua capacidade de corrida é enorme, e embora durmam à noite, eles ficam sempre em estado de alerta.

Claro, nenhum cão vai normalmente atacar um ser humano, mas eles têm uma certa necessidade de conseguirem se cansar ou mesmo de encontrar desafios para as mais variadas tarefas.

Então, quando você tranca um pet destes em um apartamento, ou mesmo que seja em um lugar espaço, e não dá nenhuma atividade, ele com certeza não ficará feliz.

Até mesmo se você dá algumas voltinhas com ele durante o dia, provavelmente não vai ser a quantidade necessária. Sendo assim, o enriquecimento ambiental acaba sendo uma proposta viável para resolver o problema.

Algumas ideias simples

Existem vários brinquedos de enriquecimento ambiental para cães que você pode encontrar por aí. A maioria deles possui um valor bem acessível e conta com excelentes resultados de uma maneira geral.

Então, para garantir que você tenha uma boa variedade de opções para usar, vou deixar aqui algumas dicas interessantes:

Corda: Você provavelmente já deve ter brincado de cabo de guerra na escola. Sendo que muitas vezes este tipo de atividade acabava te deixando bastante exausto, não é verdade?

Com os cães também não é diferente, a mesma atividade será bastante apreciada, mas como ele não possui mãos, obviamente vai utilizar os dentes e a boca.

Neste caso, a corda não pode ser uma qualquer, além dela ser resistente, precisa entregar alguns pontos de apoio.

Por isso é comum que as cordas para esta atividade possuam alguns nós para serem segurados.

Lembrando que você não deve fazer muita força para não acabar machucando seu pet.

Brinquedos de morder e esconder comida: Seu pet ama morder, ele só modera a intensidade quando você é o alvo. Então, o melhor a se fazer é entregar algo que ele possa morder com toda a força possível sem ter medo.

Brinquedos deste tipo são muito bem-vindos, até mesmo porque ele terá uma opção diferente para brincar até mesmo sozinho se necessário.

Claro, esta não é uma tarefa que vai manter ele totalmente entretido por muito tempo, mas é um começo.

Uma outra variação destes brinquedos permite que você coloque uma certa quantidade de alimento em um compartimento escondido. Assim, eles têm dificuldade de encontrar o presente escondido.

Isto os estimula a procurar novas formas de encontrar a comida e é um tanto quanto interessante para o cansaço físico. É divertido e ajuda o cão a se cansar de uma maneira saudável.

Enriquecimento ambiental cães

A interação é importante

Os cães são animais sociais, tanto que quando não moram com algum humano estão juntos de outros cães na rua. Por isso é importante que você leve em consideração que vai precisar de um tempo de qualidade com ele.

Faça pelo menos uma caminhada de 30 minutos todos os dias e alguma atividade mais longa de até uma hora algumas vezes na semana. Garanta que a interação será de bastante atividade física, ainda que não seja você quem corra.

Atirar um graveto para o cão ir buscar, ou mesmo algum brinquedo de morder e trazer de volta é uma das melhores opções.

Assim você consegue manter o pique por muito mais tempo sem que ele se canse. Mas lembre-se que se você pode superaquecer e ficar com sede ou mesmo frio, ele também pode.

Então tome cuidado com os exteriores, asfalto muito quente ou mesmo terrenos sujos com possibilidade de ter objetos cortantes. O ideal é levar um pouco de água para que ele consiga se refrescar e matar a sede quando necessário.

Conclusão

O enriquecimento ambiental para cães é extremamente importante para quem deseja ter uma experiência muito mais próxima do seu pet. Além disso, as atividades permitem que ele tenha uma melhor saúde física e mental, garantindo uma maior qualidade de vida.

Em geral é importante que você não imponha tantos limites, deixe ele agir instintivamente também.

Claro, não permita que ele urine em qualquer lugar, corra atrás de outros pets ou coisas do tipo. O que você precisa é deixar ele cheirar e sentir o ambiente de maneira livre e espontânea.

Só assim ele poderá se sentir totalmente aliviado das necessidades mais básicas do seu instinto.

Claro, estou à disposição para te ajudar com mais dicas e orientações. Quem sabe até este texto não acaba sugerindo uma parte 2? Assim você consegue ter uma lista completa de outras ações que você pode fazer.

No mais é isso, espero ter te ajudado com estas informações. Se precisar de mais é só falar.

Até a nossa próxima dica!

O bem estar de seu cão é muito importante para nós!

enriquecimento ambiental

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *