CachorroCatsComportamentoDicas para quem quer ter um animal de estimação em casa

2 de março de 2022by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2022/03/pexels-nataliya-vaitkevich-8939517.jpg

Dicas para quem quer ter um animal de estimação em casa

A maioria das pessoas adoram animais de estimação e prezam muito pela sua companhia em casa. Mas com esse desejo de ter um bichinho, vem a responsabilidade de que você vai ter de cuidar dele com muito amor e carinho pelo resto da vida.

Não é só ter um pet em casa. Eles precisam de atividades físicas regulares, para evitar que eles fiquem obesos e mal humorados. E não é só isso! Confira algumas dicas para manter seus felizes e saudáveis.

VISITAR UM VETERINÁRIO COM FREQUÊNCIA

Dicas para quem quer ter um animal de estimação em casa

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que à partir do momento que assumiu um Pet de Estimação, ele deve ter visitas constantes a um veterinário.

Como o tempo de vida de um pet é infinitamente menor que de um humano, você deve fazer Exames de rotina pelo menos 1x ao ano.

Inicialmente, quando ainda são filhotes, essas visitas podem ser mais curtas, devido ao calendário de vacinação. A mesma coisa acontece a medida que eles envelhecem.

E se você presa pela saúde do seu bichinho, não vai poder adiar essas visitas periódicas.

CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO EM DIA

Como dissemos acima, as visitas ao veterinário são importantes para manter as vacinas em dia. É um componente vital para a saúde do seu animal de estimação.

Na primeira consulta, o veterinário definirá o calendário de vacinação ideal para o seu animal de estimação, protegendo-o de doenças e males comuns à raça. Em cães, os mais comuns são a raiva, cinomose ou doença de Lyme.

Em gatos, a vacinação é importante para prevenir o herpes felino, assim como a raiva e a leucemia felina.

A vacinação é realizada durante toda a vida do animal. Eles precisam de renovação anual, não apenas para animais de estimação jovens. Portanto, lembre-se dessa obrigação antes de adotar um animal de estimação.

SE PET DEVE TER UMA BOA IDENTIFICAÇÃO

Se o impensável acontecer e você perder seu animal de estimação, ter uma identificação adequada é fundamental para um possível final feliz dessa história de terror.

O básico aqui funciona bem… uma coleira com uma etiqueta contendo seus detalhes é essencial.

 Se você puder fazer algo ainda mais seguro, instale um microchip de identificação, pois a coleira pode cair ou ser arrancada.

O microchip é um dispositivo eletrônico do tamanho de um grão de arroz que é colocado sob a pele do animal de estimação e pode ser lido com um scanner para obter as informações sobre esse animal de estimação.

ANIMAL CASTRADO

A castração do seu animal evita uma série de preocupações, desde o início da gravidez até a ideia de reduzir o número de animais abandonados. 

Esterilizar o animal (remoção do útero e ovários) reduz o risco de câncer do colo do útero, elimina o risco de cistos ovarianos e evita que o animal entre no cio. 

 Isso reduz as chances do animal querer fugir de casa em busca de um companheiro. Além disso, os machos serão menos agressivos e reduzirão o território, o que o beneficia em termos de cheiros. 

O procedimento alivia o estresse e previne tumores testiculares em homens.   A cirurgia de castração requer anestesia geral, mas geralmente é simples e oferece pouco risco ao animal.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Fornecer água limpa e fresca e uma dieta saudável são básicos quando se pensa em adotar um animal de estimação.

A ração certa enriquecerá a vida do seu melhor amigo, fornecendo os nutrientes certos para uma melhor energia e saúde. 

Se você tiver um gatinho , procure sempre um alimento com um bom equilíbrio entre proteína, carboidratos e gordura.

Esses ingredientes também são essenciais para os filhotes, porém, os cães precisam de mais fibras para ajudar no sistema digestivo.

 br>Além do nutricional parte, escolha um alimento apropriado para a idade, condições de saúde e nível de atividade do seu animal de estimação. Seu veterinário pode ajudá-lo com isso.

CUIDADOS RESIDENCIAIS

Não é apenas um veterinário e comida que vive um animal de estimação. Os cuidados diários são muitos e não podem ser negligenciados.

Bons hábitos de higiene, banhos regulares, escovar os dentes e cabelos, aparar as unhas, ter um ambiente seguro… tudo isso é essencial para manter uma rotina saudável para o seu amiguinho. 

Se você mora em apartamento ou casa geminada, é importante ter uma rede de proteção para gatos para evitar fugas ou quedas acidentais.

Seu dever é proporcionar um espaço seguro e aconchegante para seu animal de estimação, por isso providencie canis, arranhadores, caixas de areia, brinquedos. Faça o seu melhor para deixar seu animal de estimação feliz todos os dias.

Outro item doméstico importante são os brinquedos… ofereça produtos seguros. Fique atento aos brinquedos que podem causar asfixia. 

Troque brinquedos antigos e usados ​​por coisas novas. Isso sempre fará seu animal de estimação feliz. Os cães adoram bolinhas.

Os gatos já gostam de escalar e se pendurar. Eles precisam de arranhadores (para que não queiram aliviar a tensão em seus móveis) e brinquedos de parede modulares para pular de um lugar para outro.

Mas os gatos são animais naturalmente curiosos e sempre querem experimentar de tudo. 

Portanto, sempre tente tornar sua casa segura para seus pets. Instale telas para gatos nos vãos por onde o bichano possa fugir ou cair e tenha tranquilidade de deixar seu gatinho em casa no dia a dia.

TREINAMENTO E SOCIALIZAÇÃO

Garantir que seu cão ou gato esteja bem treinado é um dos cuidados que você deve ter. E faça isso enquanto eles ainda são pequenos. 

 O treinamento de higiene é a prioridade número um, por razões óbvias, assim como a parte central da obediência. 

 Essas habilidades de socialização ajudarão o relacionamento do seu animal de estimação com você, seus visitantes e outros animais de estimação. 

Um bichinho bem treinado é calmo e vai fazer você se sentir tranquilo no seu dia a dia, seguindo essas dicas básicas, você será um ótimo tutor para seu bichinho. 

Quer conhecer mais sobre como deixar seu cachorro bem treinado?

Adestrando meu pet em casa

 

 

O bem estar do seu pet é muito importante para nós!

Principais dicas para adestrar um pet com carinho

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *