AlimentaçãoCachorroDe olho na alimentação: Cães também possuem alergias alimentares

15 de março de 2021by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Tosse-de-Canis.jpg

De olho na alimentação: Cães também possuem alergias alimentares

A alergia alimentar em cachorro é uma reação do sistema imunológico contra alguma substância. Mas, antes de tudo é preciso estabelecer uma diferença considerável entre alergia e a hipersensibilidade ou intolerância alimentar. 

A alergia alimentar ocorre quando o organismo encara proteínas específicas como um antígeno, ou seja, uma substância estranha que leva o organismo a desencadear a produção de anticorpos.

Já a intolerância alimentar ocorre pela carência de uma enzima que processaria certo nutriente, deixando o animal incapaz de digerir ou absorver um alimento. Geralmente a intolerância apresenta apenas sinais relacionados ao sistema digestivo.

alergias alimentares

Entenda mais sobre alergia alimentar

De acordo com a pesquisa “Reação alimentar adversa em cães”, realizada pela Ana Carolina Castela de Campos e publicada em 2017 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, o número de cães com RAA (Reações Alimentares Adversas) tem aumentado muito nas últimas décadas.

Segundo a pesquisa, o motivo para esse crescimento é a quantidade de cães que se alimentam através de rações comerciais – outro número que vem crescendo -, uma vez que essas rações chegam a ter mais de 50 nutrientes potenciais para provocar reações alérgicas.

Outros especialistas ainda enfatizam o fato da humanização dos pets. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), indicou que 64% dos donos deixam seus cães dormirem dentro de casa e 44% os veem como filhos, o que acaba acarretando uma série de condutas que levam ao aumento dessas reações.

Principais sintomas

Embora possa parecer que os sintomas de uma alergia alimentar estejam diretamente ligados ao sistema digestivo, o principal sinal na verdade é coceira. A alergia pode surgir em qualquer idade, mas na maioria das vezes a primeira manifestação ocorre quando o cão é bem jovem. 

Os sintomas da alergia alimentar podem aparecer logo após a ingestão do alimento, diferente dos sintomas da intolerância que podem aparecer dias após a ingestão do alimento. Para comparar e ajudar a estabelecer uma maior diferença entre alergia e intolerância alimentar, separamos os principais sintomas de cada um.

Sintomas da alergia alimentar

  • Urticária e vermelhidão;
  • Coceira intensa;
  • Dificuldade para respirar;
  • Inchaço no rosto ou na linha;
  • Vômitos e diarreia.

Sintomas da intolerância alimentar

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Gases;
  • Perda de peso;
  • Desconforto abdominal.

Alimentos de maior risco

Todos os alimentos representam uma causa potencial para provocar alergias alimentares. Mas, de forma geral, é possível afirmar quais são os alimentos mais suscetíveis através das proteínas que normalmente causam alergias. 

Os alimentos em que essas proteínas são encontradas com maior frequência são: aves, carne bovina, leite, ovos e cereais do trigo.

Raças mais suscetíveis

Assim como existem os alimentos mais suscetíveis, também temos o fator genético. Apesar de não haver uma predisposição sexual, existem as raças que apresentam maior propensão a sofrer alergias. Entre elas estão o Beagle, Poodle, Boxer, Lhasa, Shih-Tzu, Shar-Pei, Bulldog, Schnauzer e Golden Retriever.

 

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo informações essenciais para auxiliar na saúde de seu cachorro!

Como escolher vermifugos

 

Este artigo foi escrito por nosso parceiro ,da  Equipe da Chemitec, Produtos veterinários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *