CachorroQuais os benefícios de uma alimentação saudável para o seu pet 

11 de maio de 2022by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Beneficios-de-uma-alimentação-saudavel-para-pet.jpg

Garantir uma alimentação saudável para o pet é um dos cuidados fundamentais para a manutenção da qualidade de vida, saúde e bem-estar do seu cão ou gato. Uma dieta equilibrada e que seja adequada ao organismo do animal é fundamental para que todas as suas funções fisiológicas funcionem dentro do esperado, prevenindo alterações de saúde e proporcionando longevidade. 

É considerada uma dieta equilibrada aquela que consegue fornecer todos os nutrientes necessários para que o organismo do animal continue executando todas as suas ações de maneira saudável, sem prejuízos à saúde. Rações prontas geralmente são a melhor opção para proporcionar uma alimentação saudável para o pet, pois foram desenvolvidas já pensando nas necessidades de seu organismo. 

Para pessoas adeptas de dietas naturais, estas também podem ser uma excelente maneira de garantir uma alimentação saudável para o pet. A recomendação, porém, é que este tipo de metodologia seja sempre acompanhado e orientado por um veterinário, para que não ocorra nenhuma deficiência vitamínica. 

Quais são os benefícios de uma alimentação saudável para pet? 

Independentemente da dieta escolhida para oferecer a seu pet, é fundamental sempre respeitas as características de cada organismo. Muitos alimentos consumidos pelos humanos não são recomendados para os pets, seja porque não são bem digeridos por seu organismo ou porque não atendem às suas necessidades — sendo que alguns podem ser até tóxicos para cães e/ou gatos. 

Nesse sentido, estar sempre atento à alimentação saudável para o pet garante benefícios como:

  • Segurança e qualidade nutricional;
  • Prevenção de doenças;
  • Redução de alergias alimentares;
  • Manutenção do peso, prevenindo obesidade e todas as suas consequências para a saúde;
  • Pelos saudáveis e bonitos;
  • Proteção dos rins;
  • Mais energia e disposição para brincar e passear;
  • Qualidade de vida;
  • Prevenção de intoxicações alimentares;
  • Longevidade. 

Alimentação saudável para pet: fique atento à quantidade

Além de selecionar as rações e alimentos mais adequados, fornecer uma alimentação saudável para o pet inclui estar atento às quantidades. As porções ideais variam de acordo com a espécie, idade e porte do animal, e oferecer mais ou menos comida do que o necessário pode levar ao desenvolvimento de obesidade ou deficiências vitamínicas. 

Sempre converse com seu veterinário de confiança, que poderá indicar o tamanho ideal das porções de comida oferecidas, bem como o tipo de alimento mais adequado ao pet. Este profissional também se responsabiliza por indicar os demais cuidados que, junto com a alimentação, garantem a manutenção da saúde do animal — tais como atualizar o ciclo de vacinação e administrar antipulgas regularmente.

No que diz respeito ao cuidado com a alimentação saudável para o pet, o veterinário também poderá dar dicas de petiscos que podem ser oferecidos para agradar o animal sem comprometer o funcionamento do seu organismo. Essas guloseimas jamais devem substituir a alimentação do dia a dia, devendo ser oferecidas apenas em ocasiões especiais. 

Por fim, também é importante que os comedouros do pet estejam sempre limpos, de modo a evitar a proliferação de fungos, bactérias e outros agentes que podem adoecer o animal. 

O bem estar de seu pet é muito importante para nós!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *