Cachorro com tosse- Oque fazer?-2019

Cachorro com tosse

Cachorro com tosse

E hoje escolhemos a tosse em cães, para falar  um pouquinho, um tema bastante procurado pelos tutores, oque um cachorro com tosse pode sofrer, sera que devo me preocupar com este sintoma, assim que ele aparecer?

Vamos tentar esclarecer o maior numero de duvidas possíveis sobre este assunto , tentando deixar você o mais informado possível,e principalmente sabendo, oque fazer em caso de ter um cachorro com tosse.

Existem alguns tipos diferentes de tosses que podem ocorrer nos cães, algumas ate inofensivas,nada que venha a atrapalhar a saúde dele, mas também existem alguns tipos de tosses bem preocupantes e quem devem e merecem a sua atenção redobrada.

Você  precisa entender um pouco sobre este assunto, pois em alguns casos a tosse é bem perigosa e sera imprescindível que você leve seu cachorro com a maior pressa possível ao veterinário.

Preparamos um conteúdo bem completo falando sobre cachorro com tosse, fique  conosco ate o final deste conteúdo, temos certeza de que você ira ter as respostas para muitas duvidas, sobre cachorro com tosse.

Mas lembre-se este conteúdo é meramente informativo ele jamais ira substituir as consultas ao veterinário, pois este profissional sim saberá exatamente oque fazer, em qualquer caso mais grave na vida de cachorro.

Vacinas e consultas em dia são sinal de amor e cuidado com seu melhor amigo!

Cachorro com tosse seca

Cachorro com tosse seca

E muito importante você ter uma  coisa em mente , somente seu veterinário poderá saber as reais causas da tosse em seu cachorro ele terá que avaliar o quadro conforme sintomas e inclusive muitas vezes ate exames serão feitos, portanto não queira medicar seu cachorro sem a ajuda de um veterinário.

A tosse seca pode estar sim associada a tosse de canis, que é uma doença contagiosa, causando nos cães a tosse, febre , espirros,ela pode ser muito comum nas épocas mais frias do ano assim como inverno,podendo apresentar outros sintomas, tais como falta de apetite e secreção nasal.

Cachorro com tosse é muito mais incomum do que em nos seres humanos, por isso e muito importante você observar os sintomas e procurar ajuda de um veterinário o mais breve possível.

Se você observar que não é uma tosse momentânea,vale apena ir a fundo nesta questão e ver oque realmente esta acontecendo.

Alguns sintomas que podem preocupar.

  • Dificuldade em respirar
  • Crises diárias , varias vezes ao dia
  • Vomito
  • Perda de apetite
  • Cansaço demasiado
  • Mudança no comportamento

Por isso ressaltamos novamente o acompanhamento de um veterinário e sempre muito importante.

Identificando algumas tosses

Identificando algumas tosses

Vamos falar agora um pouquinho sobre algumas formas que a tosse pode se manisfestar  na rotina de seu cachorro, a tosse pode ser um pouco complicada de se identificar, você pode confundir ela com engasgos , roncos ou ate mesmo espirros por isso fique atento .

Se você conseguir identificar que seu cachorro não esta com nenhum dos sintomas acima,preste atenção a tosse geralmente esta acompanhada dos seguintes sintomas:

  • Tosse aguda: Pode estar associada aos brônquios, traqueia e problemas respiratórios
  • Tosse curta : Pode indicar edemas pulmonares
  • Tosse úmida:Pode indicar problemas cardíacos ou alguma infecção pulmonar
  • Tosse seca , parece um engasgo: Pode indicar também algum problema de coração e um colapso da traqueia
  • Tosse Produtiva: Geralmente o cachorro expele alguma coisa depois de tossir, saliva, sangue, pus, podendo ser uma infecção causada por bactérias, fungos ou um vírus, cuide para não confundir este sintoma com vomito.

Resumindo como alem de não ser fácil identificar uma tosse , ainda fica mais difícil identificar qual tipo de tosse, difícil para nos tutores não é mesmo. Por isso reforçamos leve seu cachorro ao veterinário a qualquer suspeita ele saberá oque fazer.

De um modo geral se você notar que o seu cachorro esta tossindo a mais de cinco dias esta mais do que na hora de você procurar ajuda de um veterinário.

Tosse de Canis

Tosse de Canis

Vamos falar um pouquinho sobre a tosse de canis que já mencionamos acima, pode ser um das mais conhecidas , ela é uma tosse semelhante a gripe humana, considerada uma doença infecciosa exige alguns cuidados especiais de seu veterinário.

A tosse de canis é causada por uma bactéria chamada Bordelha Bronchiseptica e também por dois vírus chamados Parainfluenza e adenovírus. Este grupo pode agir em conjunto ou também sozinhos,geralmente ataca cães filhotes, cães com vermes ou cães anêmicos.

Geralmente os sintomas que o cão apresenta são variados,entre eles podemos observar, falta de apetite, febre , secreção nos olhos e vários sintomas da gripe humana.

O cachorro com tosse de canis  pode vir a desencadear uma tosse seca, muitas vezes pode ser liberada uma espuma branca na tosse ou vomito.

Outro fato importante sobre cachorro com tosse de canis é que ela é uma Zoonose e isto significa que pode haver contagio para humanos, então se você estiver com duvidas sobre este assunto leve seu cachorro ao veterinário o mais breve possível.

O tratamento geralmente sera feito a base de bastante repouso e antibióticos, depois é claro que o veterinário constatar que seja a gripe de canis.

O animal deve ser afastado imediatamente do contato com outros cães devido ao contagio, evitando assim que a doença se prolifere no meio onde este cachorro se encontre.

A higiene com roupinhas ,caminhas , casinha e tudo que pertença ao cachorro infectado deve ser diária, ajudando assim a acabar com a bactéria, existem produtos especiais que podem e devem ser utilizados na limpeza de casas onde a animais.

Cachorro com tosse, só tem a tosse de canis?

Cachorro com tosse, só tem a tosse de canis

Não, um cachorro com tosse ,nem sempre sofrera somente da tosse de canis, ele poderá desenvolver outros tipos de doenças, vamos falar um pouquinho agora de outras doenças que tem a tosse como sintoma.

Alem dos problemas pulmonares  que podem ser graves em alguns casos , ainda podemos citar problemas cardíacos em cachorros com tosse , ela pode ser uma insuficiência cardíaca congestiva (ICC), e um problema grave e a maioria dos tutores não imagina que possa ser a causa da tosse .

A doença cardíaca é conhecida pelos veterinários pela ICC, é uma especie de sopro no coração, causada por alguns problemas genéticos ou ate por bactérias, ela é considerada uma doença grave trazendo muitas complicações aos cachorros, preste atenção .

Essa tosse que indica problemas cardíacos geralmente é uma tosse seca,que parece estar engasgada,ela vem acompanhada dos seguintes sintomas:

  • Falta de ar
  • Cansaço
  • Linga roxa(cianose)
  • Problemas no fluxo sanguíneo

É muito importante que seja diagnostica através de exames e tratada o mais breve possível, pois geralmente ela se manisfesta em cães mais velhos e frágeis.

Converse com seu veterinário ele ira indicar radiografias e ecocardiogramas, somente assim você ira conseguir ajudar seu cachorro a tempo.

Sera recomendado provavelmente que o cão fique em repouso e que não se exalte enquanto estiver em tratamento, sera necessário o uso de antidiuréticos e anti-hipertensivos é claro uma dieta bem balanceada para auxiliar no tratamento.

A ICC é uma doença que não tem cura, mas se feito o tratamento de maneira adequada ele com certeza prolongara alguns anos na vida de seu amigo.

Se você notar que seu cachorro estiver tossindo, procure rapidamente o atendimento veterinário , relate os sintomas para que se incie o tratamento o mais breve possível.

Existem vacinas hoje em dia que previnem esta doença, peca a vacina contra a tosse de canis e previna contra mais esta doença.

E bom lembrar que em certas racas com o pugs , buldogues que são braquiocefálicos (carinha chata), a dificuldade em respirar é sempre maior e eles se tornam assim muito mais sensíveis a este tipo de doença.

Exames que o veterinário poderá pedir:

  • Radiográfica torácica (raio X do peito)
  • Perfil químico de sangue
  • Exame de urina
  • Exame de fezes
  • Contagem sanguínea completa
  • Dirofilaríase

Com as informações e estes exames o veterinário saberá diagnosticar qual o melhor tratamento e principalmente qual o tipo de tosse que seu cachorro tem.

E oque você achou deste conteúdo? Se você gostou compartilhe com seu amigos para que estas informações cheguem ao maior numero possível de pessoas.

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo informações que ajudem na prevenção de certas doenças em seu cães!

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nos! Viva os animais!

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *