AlimentaçãoCachorroCachorro pode comer alface?

7 de janeiro de 2020by advivaosanimais0

Cachorro pode comer alface?

Cachorro pode comer alface

Mais um conteúdo falando sobre alimentação dos cães, neste responderemos a seguinte duvida,será que  cachorro pode comer alface? Uma hortaliça bastante comum no mesa de muitos brasileiros o alface, faz bem para nos humanos ,mas e os cães podem comer?

Você dono de cachorro, certamente já viu seu cachorro bem feliz comendo aquela graminha , quando vai passear com ele não é mesmo, alias temos que tomar bastante cuidado quando vamos a estes passeios poiso faro aguçado de nossos cães esta sempre a procura de algo novo.

O alface é extremamente saudável para os humanos, trazendo vários benefícios quando adaptado em nossa dieta,mas e para a saúde dos cães o alface fara bem, sera que podemos colocar esta hortaliça na dieta de nosso melhor amigo?

Neste conteúdo iremos falar sobre todas essas questões , afinal a saúde de seu cachorro começa pela alimentação saudável , quanto mais saudável e  equilibrada melhor seu cachorro estará e mais longa sua vida sera.

Nossa missão aqui na Viva os animais é levar cada vez mais informações para que assim muitas famílias consigam cada vez mais cuidar mais e melhor de nosso companheiro fiel o cão.

Fica conosco ate o final deste conteúdo, temos certeza de que todas as dicas serviram para uma vida mais feliz e saudável, na vida de seu cachorro, preparamos tudo com muito amor e carinho especialmente para vocês.

 Mas e afinal cachorro pode comer alface?

Mas e afinal cachorro pode comer alface

Vamos ao que interessa cachorro pode comer alface sim, como muitas folhas verdes que vamos encontrar por ai, o alface é uma das que pode ser dada aos cães sem medo é claro sem exageros .

Mas pode ser dada sem medo, não é uma hortaliça que contém toxinas que façam mal aos nossos amigos e  com certeza os cachorros gostam de comer o alface , ofereça uma folha de alface limpinha e veja a reação dele.

Na maioria dos casos o alface pode servir como um petisco não podemos listar o alface como um dos mais nutritivos, mas com certeza em períodos intercalados e quantidades pequenas o alface pode trazer benefícios  sim.

Porem ele nunca poderá estar como primeira opção na dieta dos cães ate porque os cães são animais carnívoros e não devem ter sua dieta baseada em hortaliças.

Mas é importante que você saiba que cachorro pode comer alface sem que a hortaliça ofereça qualquer tipo de risco a saúde dele, é claro sempre em porções pequenas pois tudo que vier a ser consumido em exagero não fara bem.

Um dos casos em que o alface pode ser bastante aproveitado é no caso de cães com constipação,o alface poderá ajudar a aliviar estes sintomas na vida de seu cachorro.

Principalmente se o alface for oferecido limpinho em sua forma natural ele certamente ajudara bastante em casos de constipação em cães, uma das  formas que você pode oferecer o alface é picar e colocar juntamente da sua alimentação principal.

Fica mais uma dica para você, cachorro pode comer alface sim!

Cachorro pode comer qualquer tipo de alface?

Cachorro pode comer qualquer tipo de alface

Temos na linha alguns alfaces diferentes uns dos outros, por exemplo:

  • Alface crespa
  • Alface Lisa
  • Alface americana
  • Alface Roxa
  • Alface romana
  • Alface mimosa

Nutricionistas confirmam através de pesquisas que o maior numero de nutrientes será encontrado de acordo com a cor de cada tipo de alface, quanto mais escura a folha for mais nutrientes ela ira conter ,trazendo benefícios a saúde dos cães e seres humanos.

E a resposta para a pergunta se cachorro pode comer alface de qualquer tipo é sim , qualquer tipo de alface pode ser consumido em quantidades controladas pelos cães sem medo.

Claro que é muito importante que você entenda que antes de colocar qualquer tipo de alimento na alimentação de seu cachorro tenha uma boa conversa com um veterinário de sua confiança ele certamente te dará as melhores dicas com base na saúde atual de seu cão.

Benefícios contidos no alface

Benefícios contidos no alface

Sabemos que o alface não é o mais nutritivo de todos mas também sabemos que ele tem seu valor nutritivo sim ele é rico em fibras que contribuem bastante no sistema digestivo dos cães, limpando e facilitando seu funcionamento.

O alface é uma hortaliça considerada com  poucas calorias oque pode trazer benefícios aos cães com obesidade, como já comentamos anteriormente você pode picar a alface e oferecer juntamente com a sua refeição principal.

Vejamos alguns nutrientes que contem no alface:

  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Folato
  • Ferro
  • Magnésio
  • Betacaroteno

A vitamina A exerce varias funções assim como a produção de hormônios , proteínas e ainda é essencial para a a saúde da pele do seu cachorro.

A vitamina C é um excelente antioxidante,ajudando no envelhecimento precoce combatendo a degeneração celular , produz colágeno contribuindo assim no bom funcionamento das articulações.

O folato(acido fólico) é necessário para a produção de hemoglobina do sangue e outros processos fisiológicos dos cães.

Ferro é responsável pela formação de hemoglobina que é um elemento essencial fazendo o transporte do oxigênio pelo corpo inclusive ao coração.

O potássio é considerado um nutriente essencial para manter a saúde do coração dos cães.

O magnésio é considerado essencial para o funcionamento das   contrações musculares,transmissões nervosas e fornecimento de uma consistência rígida para os esqueleto dos cases.

E o betacaroteno pode auxiliar em problemas digestivos e a constipação em cães.

Estes são os benefícios contidos no alface , aproveite o máximo que você  puder todos estes benefícios para o seu cachorro,com certeza mal não iram fazer.

Como oferecer o alface?

Como oferecer o alface

É muito importante que antes de oferecer o alface a seu cachorro , você lave ele corretamente livrando de qualquer produto químico que possa conter na folha, estes produtos podem não fazer bem aos cães,preste atenção neste detalhe.

Cortar o alface em pedaços bem pequenos ira garantir uma melhor mastigação pelos cães e também qualquer risco de engasgamento com a folha.

Devido ao baixo índice de calorias encontradas no alface ele certamente sera uma ótima opção de petisco em cães que sofrem de obesidade, desde que você converse com o veterinário antes é claro.

Leve em consideração também que todo alimento dado a primeira vez deve ser sempre em pequenas quantidades para que assim você consiga observar qualquer indisposição de seu cão com aquele alimento.

Nosso conteúdo é feito sempre pesquisando o máximo de informações possíveis para que de alguma maneira você possa aproveitar todos os benefícios na saúde de seu melhor amigo.

Indicamos sempre em primeiro lugar uma boa conversa com um veterinário de sua total confiança para que ele possa te dar a sua opinião levando sempre em consideração o quadro atual de saúde de seu cachorro.

Muitos fatores podem variar de cão para cão fique atento aos sinais!

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo informações para ajudar na saúde de seu cachorro!

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nós! Viva os animais!

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *