AlimentaçãoCachorroCachorro pode comer alho ?

24 de fevereiro de 2020by advivaosanimais6

Cachorro pode comer alho?

Cachorro pode comer alho

Hoje mudamos um pouco a rota e ao invés de pensar em alimentos mais óbvios na alimentação dos cães iremos falar sobre alho, será que cachorro pode comer alho,  não é muito comum que pensemos em dar alho para o nosso amigo de quatro patas não é mesmo?

Porém temos certeza de que muitos tutores tem essa duvida sim,será que meu cachorro pode comer alho , qual será o efeito que o alho pode trazer para o organismo do meu cão, será que o alho trará algum tipo de beneficio para a saúde de meu cão, ou será que o alho faz mal ?

Iremos abordar todas essas questões neste conteúdo tentando entender qual é o processo que o cachorro passa apos ingerir alho e assim também tentaremos responder o máximo de duvidas possíveis, para que apos este conteúdo você consiga respostas para todas as tuas duvidas.

Não é muito comum você ver alguém querendo dar alho para eles, mas existe sim uma pequena parcela de tutores que se interessara por este assunto, então vamos ao que interessa cachorro pode comer alho ?

Afinal cachorro pode comer alho?

afinal cachorro pode comer alho

Este assunto pode ser um tanto confuso, pois a a maioria dos veterinários diria que não, cachorro não pode comer alho, inclusive muitos veterinários não vão indicar nunca o alho para a alimentação de cães,porém hoje se você for mais a fundo já existem pesquisas que dizem que cachorro pode comer alho sim.

Ma e agora meu cachorro pode comer alho, ou não pode, em quem posso confiar ,nas pesquisas ou nos veterinários,digamos que você deve pesquisar o máximo e também conversar com um veterinário de sua confiança, mas nos da viva os animais pesquisamos e acreditamos que sim cachorro pode comer alho.

Vimos algumas pesquisas onde os veterinários holísticos e zootecnistas confirmam que sim cachorro pode comer alho,inclusive estes veterinários holísticos tem indicado o alho em doses bem controladas para poder obter alguns bons benefícios em prol da saúde dos cães.

O alho pode fazer bem aos cachorros porém em doses muito bem controladas, para que não aja um problema mais sério ao seu cachorro!

As pesquisas mudam com o tempo , novas estáticas e novas percepções diante de certos alimentos vem surgindo conforme o tempo passa e as pesquisas se tornam cada vez mais avançadas, oque é o caso do alho que antes era considerado fatal, hoje se entende que com uma dose controlada ele vai trazer benefícios para a saúde dos cães sim.

Porém preste muita ATENÇÃO APENAS DOSES MUITO PEQUENAS DE ALHO SÃO LIBERADAS , alho em excesso pode causar problemas sanguíneos sérios nos cães, por isso alguns veterinários não liberam alho para nossos cães, mas será que doses controladas do alho trás algum beneficio mesmo?

Trás sim, e é sobre estes benefícios que iremos falar em seguida,também tentaremos esclarecer esta questão da quantidade controlada, qual é a quantidade que é permitida, como posso fazer para saber se estou dando a dose correta e não a dose errada.

Quais benefícios seu cão pode ter com o alho?

Quais benefícios seu cão pode ter com o alho

Agora que sabemos que cachorro pode comer alho, vamos então falar um pouquinho sobre quais benefícios seu cachorro terá ao ingerir a quantidade certa de alho durante a sua dieta, muitos alimentos naturais tem sido aliados em grandes benefícios na saúde dos cachorros e o alho pode ser um deles , desde que usado da maneira correta.

Você sabia que no alho são encontrados mais de 30 compostos que ajudam no combate de varias doenças,sim varias doenças, podem ser evitadas com o alho, quando adaptado na alimentação dos cães de forma correta,o alho ajuda na digestão dos alimentos ,e ainda desenvolve as bactérias benéficas.

 Benefícios do alho no organismo dos cães:

  • Reduz o colesterol
  • Reduz os triglicerídeos
  • Desintoxica o figado
  • Controla o nível de açúcar
  • Estimula a produção de glóbulos brancos
  •  Tem ação antiparasitária

Dentre todos estes benefícios para o organismo o alho ainda possui um composto chamado selênio que é um ótimo antioxidante no retardamento  no desenvolvimento da células cancerígenas, auxiliando bastante em quadros de cachorros com câncer.

Já comentamos acima que ele tem ação parasitaria  , tendo efeito sobre tênias e protozoários , acredita-se que o forte cheiro do alho  será exalado através dos poros ,deixando assim o cachorro menos atraente para as pulgas e carrapatos.

Como você pode ver são grandes os benefícios que seu cão ira ter , sempre na dosagem controlada é claro!

Oque faz mal no alho quando ingerido em excesso?

Oque faz mal no alho quando ingerido em excesso

Falamos das vantagens e benefícios que o alho ira trazer se adaptado na dieta de seu cachorro, mas e quando dado em excesso oque pode acontecer com o organismo de seu cachorro, porque o alho em excesso é tao prejudicial, vamos então abordar estas questões agora.

É encontrada uma substancia no alho, chamada tiossulfato que é responsável em causar a anemia hemolítica esta mesma substancia é encontrada na cebola também porem em níveis e quantidades diferentes , é justamente por esta substancia que devemos ter o maior cuidado com o alho em quantidades exageradas.

A anemia hemolítica causa um dano oxidativo para as células vermelhas do sangue,este dano é chamado de Corpúsculos de Heinz fazendo com que o organismo entenda que as células estão doentes eliminando-as e causando a anemia no organismo do cachorro.

Porem algumas pesquisas comprovam que a substancia tiossulfato é encontrada no alho em níveis muito baixos  para causarem algum tipo de problema , para ter este tipo de anemia o cachorro teria que comer uma quantidade exagerada de alho.

Pesquisas foram feitas para tentar descobrir qual a quantidade de alho o cão teria que enjerir para que fosse causada a anemia hemolítica e segundo estas pesquisas ficou muito difícil definir os níveis exatos  que fariam com que o alho causa-se a anemia.

Um estudo com cães foi feito e segundo este estudo um cão com 5 kg teria que ingerir 12 dentes de alho diariamente para que começar a ter algum tipo de problema relacionado ao sangue, então podemos deduzir para que realmente o alho faca mal , o cão tem que ingerir uma dose absurda de alho.

A não ser que aconteça um acidente e o cachorro pegue sem que você perceba uma quantidade enorme de alho , somente assim o cão estará correndo algum tipo de risco grave, portanto chegamos a conclusão de que como outros alimentos o alho faz bem sim, desde que utilizado com moderação e cuidado.

Quais cuidados ao dar alho para os cães?

Quais cuidados ao dar alho para os cães

Embora tenhamos visto que o  alho tem níveis seguros para a alimentação deles, mesmo assim alguns cuidados devem ser tomados sempre, primeiramente é claro aquela boa conversa com seu veterinário vai ajudar bastante e somente assim você poderá certeza de que a saúde do seu cão comporta o alho na alimentação.

Cães com anemia por exemplo não devem ingerir alho por já estarem debilitados , sendo assim a substancia pode ser mais forte para este tipo de cães e acabar não fazendo nem um pouco de bem para este tipo de organismo, cachorros com cirurgias programadas por algum motivo também não devem ingerir alho.

Filhotes com até 8 semanas não devem jamais receber alho em sua dieta, devido a estarem produzindo novas células sanguíneas nesta faze do crescimento, outra  dica é de que fêmeas prenhes ou que estejam amamentando também não devem ingerir o alho.

Alguns medicamentos não combinam com o alho, portanto se seu cachorro estiver tomando algum tipo de medicação consulte primeiro seu veterinário antes de oferecer o alho!

Com que frequência posso dar alho a meu cão?

Com que frequência posso dar alho a meu cão

Veterinários indicam que você ofereça o alho para seu cão no máximo  de 3 x a 4 x por semana, não é legal oferecer diariamente, e principalmente a quantidade de alho vai variar de acordo com cada cachorro, depende do tamanho, idade e peso.

A dose que a maioria dos veterinários indica é:

  • Cães com ate 8 kg – Meio dente de alho
  • Cães  de 8 kg ate 18 kg – Um dente de alho
  • Cães de 18 kg ate 30 kg – Dois dentes de alho
  • Cães 30 kg ate 40 kg – Dois dentes e meio de alho
  • Cães acima de 45 kg – Três dentes de alho

Caso você tenha qualquer tipo de duvida quanto a quantidade , como adaptar o alho na alimentação deles , converse com veterinário de sua confiança!

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo as  informações para auxiliar na saúde de seu cachorro!

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nós! Viva os animais!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 comments

  • Gidget Agbisit

    10 de julho de 2020 at 16:00

    Gracias por la articulo, te añadi a favoritos, adios

    Reply

    • advivaosanimais

      13 de julho de 2020 at 22:28

      De nada Gidget Agbisit !

      Muito feliz em receber este retorno positivo.

      Abraços

      Reply

  • Judite Ferreia

    27 de julho de 2020 at 06:36

    Muito obrigada pela informação super valiosa.

    Reply

    • advivaosanimais

      27 de julho de 2020 at 13:41

      De nada!

      Um abraço

      Reply

  • Roseane Veras

    30 de setembro de 2020 at 15:10

    Boa tarde!
    Excelente matéria.
    Obrigada.

    Reply

    • advivaosanimais

      30 de setembro de 2020 at 15:15

      Boa tarde, Roseane!

      Obrigada a você por estar em nosso blog, ficamos felizes que tenha gostado da matéria!

      Abraço

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *