Cachorro pode comer batata? Atenção-2019

Cachorro pode comer batata?

Cachorro pode comer batata

Neste conteúdo vamos falar sobre um alimento muito conhecido a batata, cachorro pode comer batata , um assunto bastante comentado que gera muitas duvidas para certos tutores.

A batata é um alimento bastante conhecido, esta praticamente na mesa de todos os brasileiros, muitos pratos podem ser feitos com a batata e são deliciosos, batata frita, purê de batata, escondidinho e muitos outros.

Para a geração de academia a batata representa carboidratos na alimentação,a batata é um legume amiláceo, as batatas brancas e batatas inglesas podem ser uma fonte de energia extremamente calórica.

Mas e os cachorros, sera que cachorro pode comer batata, sera que a batata tem o mesmo efeito no organismo dos cães? Vamos falar bastante sobre todos estes aspectos neste conteúdo , tentando esclarecer o máximo de duvidas possíveis.

É muito importante termos a ideia exata do que certos alimentos podem fazer com o organismo de nossos filhos, de quatro patas, afinal você deve saber exatamente oque você esta dando para que nada venha a fazer mal para a saúde de seu cão.

Fica com a gente ate o final temos certeza de que conseguiremos esclarecer muitas duvidas sobre este assunto, pesquisamos muito pensando especialmente no bem estar de seu cachorro.

A saúde de seu animal de estimação deve estar sempre em primeiro lugar para que assim ele tenha um vida longa e saudável, sempre.

Afinal cachorro pode comer batata?

 Afinal cachorro pode comer batata

A resposta é sim cachorros podem comer batata,mas é claro sempre com uma supervisão e com moderação, sempre gostamos de deixar claro que tudo que é dado em exagero não fara bem.

A batata doce é sempre a mais indicada em caso de consumo porem a batata inglesa pode ser ingerida também pelos cães, existe uma substancia encontrada na batata que pode ser prejudicial aos cães, falaremos nesta dentro deste conteúdo.

Batatas cruas não devem ser ingeridas de forma alguma , a batata é da família da erva moura sendo assim plantas denominadas como solanaceaes , a mesma família do tomate, que contem uma substancia extremamente toxica aos cães a solanina.

Esta substancia esta presente na batata, principalmente no caule , folhas e parte verdes,por isso batatas cruas não devem ser ingeridas pelos cães, quando crua a substancia encontra-se em maior quantidade oferecendo assim riscos de intoxicação.

Portanto cachorro pode comer batata sim, mas sempre levando em consideração estas questões que colocamos  acima, batatas cruas jamais, caule, folhas também não são bem vindos na alimentação pet.

Outra dica bem importante é que você converse com o veterinário antes de adaptar qualquer tipo de alimento, na dieta de seu cachorro, ele sempre ira te dar as respostas mais corretas sobre qualquer alimento , pois tem a plena noção de como anda a saúde de seu cão, sabendo assim oque mais ira beneficiar ou prejudicar .

Continua lendo este conteúdo pois temos mais informações sobre a batata na alimentação dos cães.

Benefícios da batata na alimentação pet:

Agora que você já sabe que cachorro pode comer batata, vamos falar um pouquinho sobre alguns benefícios encontrados na batata quando adaptado na alimentação pet.

Fique conosco ate o final deste conteúdo e descubra muitas informações sobre este assunto que ainda gera muitas duvidas em certos tutores.

A batata é um boa fonte de energia na vida dos cães e geralmente é um alimento de fácil digestão para os cães, trazendo assim mais energia no dia deles , oque é muito importante na alimentação pet.

Ainda dentro da batata iremos encontrar algumas fontes de vitamina, veja quais e que benefícios elas trazem a saúde deles:

  • Vitamina C
  • Vitamina B6
  • Ferro
  • Potássio
  • Magnésio

Na vitamina C a atuação acontece no sistema imunológico dos cães,sendo também um excelente antioxidante, combatendo na degeneração celular e assim auxiliando no envelhecimento precoce.

Sem contar que a vitamina C ainda auxilia na melhora do aspecto da pele , produz colágeno e auxilia no bom funcionamento das articulações dos cães, que é muito importante para uma saúde saudável.

Dentro destas vitaminas temos também um nutriente que é essencial pra o organismo dos cães o ferro que é responsável pela formação da hemoglobina , contribuindo também para transportar oxigênio para todo o corpo inclusive oxigênio para o coração dos cães.

Na vitamina B6 encontramos vários benefícios pois ela exerce  varias funções no organismo dos cães, dentre elas podemos encontrar  a produção de proteínas , hormônios e neurotransmissores.

Sendo assim  na vitamina B6 podemos destacar o quanto ela é essencial na saúde física e mental do seu cachorro e lembre-se esta vitamina é encontrada na batata, então alem de você agora saber que  cachorro pode comer batata , você já conhece alguns benefícios.

E o potássio? O potássio é um nutriente essencial para a saúde  do coração dos cães, na falta de potássio poderá ser ocasionado insuficiências cardíacas severas  e ate ataques cardíacos,portanto este nutriente não pode faltar.

Agora chegou a vez de listarmos o benefício que o magnésio tem na saúde dos cães: O magnésio é um metal alcalino terroso , que é um dos nutrientes mais necessários que o organismo deve ter , não pode faltar.

Ele é um dos elementos constituintes do esqueleto, trazendo ao esqueleto uma consistência rígida e também é considerado essencial para que as terminações nervosas funcionem bem, juntamente com as contrações musculares.

Viu só quantos benefícios podemos extrair da batata na alimentação dos cães, aproveita agora que você sabe que cachorro pode comer batata , converse com seu veterinário  e descubra a melhor forma de adaptar mais este beneficio na alimentação deles.

Oque preciso cuidar ao dar batata para meu cachorro?

Oque preciso cuidar ao dar batata para meu cachorro

Falamos sobre os benéficos e vitaminas que encontramos na batata, mas agora iremos alertar sobre aluns cuidados bem importantes que devemos ter antes de adaptar este alimento na vida de nossos pets.

Como dissemos acima a batata é um alimento rico em carboidratos então em casos de cães obesos o cuidado em alimentar eles com a batata  deve ser muito especial , converse com o veterinário , mas principio os cães obesos não devem consumir batatas.

Outra parte canina que deve ficar longe das batatas em sua alimentação são os cães com problemas diabéticos, devido aos carboidratos  a glicemia destes cães podem ser alteradas.

A partir do momento que você decidir com seu veterinário que ira colocar a batata na dieta de seu cão , leve em consideração que as batatas devem estar sempre bem cozidas .

Como já falamos a batata contem uma substancia que é extremamente toxica aos cães quando esta crua a probabilidade de estar com esta substancia é enorme , por isso nunca de batatas cruas, de preferencia elas devem estar sempre cozidas.

Batatas tem que estar sempre maduras , as batatas que estiverem com a casca esverdeada não são próprias para consumo , pois a solanina provavelmente estará presente e isto não fara bem aos cães.

Mesmo cozidas as batatas verdes iram conter a solanina.

Se você tiver aquela horta especialmente seu quintal fique de olho para que seu pet não consuma as folhas da batata, pois são toxicas, mantenha os cães longe de plantações de batatas.

Caso seu cachorro coma batatas cruas leve ele imediatamente ao veterinário conte oque aconteceu para que o veterinário tome as devidas precauções e resolva a situação o mais breve possível ,deixando seu cão longe de qualquer desconforto.

Cachorros com sintomas de intoxicação por solanina tem geralmente os seguintes sintomas, dores abdominais, vômitos, diarreias,problemas associados ao estomago e intestinos.

Sinais mais graves também podem ser observados quando intoxicados por solanina,salivação excessiva, pupilas dilatadas, batimentos cardíacos alterados,dificuldade na coordenação motora,dificuldade em respiração.

Como sempre gostamos de deixar bem claro todo alimento sem uma previa revisão e conversa com seu veterinário não deve ser oferecido, exageros na alimentação podem causar muito mal a saúde de seu cachorro.

Todo alimento deve ser dado de maneira segura começando sempre aos poucos vendo como ele ira se comportar, não de grandes quantidades sem antes ter certeza de que aquele alimento  ira causar algum tipo de dano.

Como dar batata ao meu cachorro?

Como dar batata ao meu cachorro

Ficamos sabendo que cachorro pode comer batata, quais os benefícios da batata na alimentação pet, quais  os devidos cuidados que devemos ter antes de dar a batata para eles, mas e agora como posso dar batatas ao meu cachorro?

Batatas fritas não precisamos nem falar que não podem estar na lista da alimentação pet, não é mesmo? Óleo ,sais e temperos que geralmente contem nas batatas fritas fazem um mal tremendo para a saúde de seu cão.

Como já comentado acima ,as batatas só podem ser oferecidas cozidas e bem maduras, você pode optar em fazer um purê de batatas bem natural sem adição de sal ou temperos, manteigas enfim o mais natural possível e assim oferecer ao seu pet.

As batatas cozidas podem também ser cortadas em pedaços pequenos e oferecidas aos cães como um complemento da dieta em horários específicos do dia eles certamente iram adorar.

Converse com o veterinário para saber qual a quantidade permitida a ser oferecida de acordo com o tamanho , peso e situação da saúde de seu animal de estimação, ele sempre saberá lhe dizer o que é o mais correto.

Existem também petiscos feitos a base de batatas que podem ser consumidos pelos cães, trazendo assim todos os benefícios necessários a saúde de seu cachorro.

Compartilhe estas informações com o maior numero de pessoas possíveis auxiliando na saúde de mais animais de estimação. Nosso proposito e levar  o maior numero de informações , tentando assim ajudar o maior numero de animais possíveis.

 

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo  as informações necessárias para auxiliar na saúde de seu cachorro!

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nos! Viva os animais!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *