AlimentaçãoCachorroCachorro pode comer cebola ?

25 de fevereiro de 2020by advivaosanimais2

Cachorro pode comer cebola ?

Cachorro pode comer cebola

Hoje vamos abordar neste conteúdo o seguinte assunto, cachorro pode comer cebola, muitos tutores tem esta duvida , será que posso oferecer um pedaço de cebola para meu cachorro, será que a cebola vai trazer algum tipo de prejuízo para meu cachorro?

Enfim, são muitas as duvidas a respeito da alimentação natural para cães, nem tudo esta liberado , muitos alimentos que nós seres humanos comemos não fazem bem para eles, as vezes aquele alimento que achamos ser bastante saudável , não  faz bem algum para os cães.

Por isto neste conteúdo, o assunto é, cachorro pode comer cebola,muitos tutores gostam de compartilhar sua comida em pequenos pedaços e, ou porcões para o seu amigo de quatro patas,  os cães adoram este momento onde podem partilhar a comida com seus donos, consideram como um gesto de carinho.

Mas e a cebola, cachorro pode comer cebola? Fica com a gente até o final deste conteúdo,  fizemos especialmente para você, nem tudo é permito para nossos amigos, vamos cuidar cada vez mais desta saúde tao frágil, que eles tem, afinal eles dependem de nós para tudo.

Cachorro pode comer cebola, sim ou não ?

Cachorro pode comer cebola, sim ou não

Duvidas antes de alimentar seu cachorro não são legais não é mesmo, então vamos falar um pouquinho da cebola para esclarecer mais este assunto,cachorro pode comer cebola,não cachorro não pode comer cebola, a cebola esta na lista dos alimentos que não podem ser consumidos pelos cães .

Porém a cebola  não é apenas inofensiva a cebola pode matar seu cachorro ela realmente não deve ser dada, na melhor das hipóteses se a cebola não matar seu cachorro ela poderá deixá-lo muito doente ,seja a cebola crua, cozida , misturada em outro alimento ou em pó , ela fara mal aos cães.

Então muito cuidado com a cebola,  é encontrado nela  uma substancia chamada dissulfeto de N-PROPILA que é mais conhecida como tiossulfato, a mesma substancia que é encontrada no alho, porém no alho foram feitas pesquisas que comprovam que a quantidade é baixa, já na cebola o caso é outro ,esta substancia foi encontrada em grande quantidade.

Nós humanos conseguimos digerir esta substancia sem problema algum , porém o organismo dos cães sendo diferente do nosso, não consegue digerir bem esta substancia , eles não tem a enzima que é necessária para este tipo de digestão , por isso a cebola é tão prejudicial para eles.

Esta substancia vai atuar diretamente na hemoglobina das hemácias que são conhecidas como os glóbulos vermelhos, a hemoglobina é uma proteína que tem como função transportar oxigênio para os glóbulos vermelhos no organismo, o tiossulfato se liga a hemoglobina.

E quando essa substancia se liga a hemoglobina ela faz com que ela passe por um processo de oxidação , oque irá reduzir a capacidade dos glóbulos vermelhos de transportar o oxigênio ao organismo, causando também o  chamado corpúsculos de heinz que uma sinalização dentro da célula .

Este processo faz com que o organismo do cachorro se engane e pense que a célula de sangue é uma invasora dentro do organismo,sendo assim o próprio corpo destrói os glóbulos vermelhos que foram sinalizados  , este processo é conhecido como hemolise,levando a perda dos glóbulos vermelhos de sangue e causando a anemia  hemolítica.

Resumindo os cachorros não tem a enzima  necessária para a metabolização do tiossulfato e ao contrario do alho que tem muito pouco desta substancia a cebola tem uma quantidade considerável e que é extremamente  toxica para nossos amigos de quatro patas,portanto cachorro não pode comer cebola.

Mesmo quando consumida em minimas quantidades mesmo assim a cebola será toxica para os cães, sendo ela crua, cozida , em pó ou seja lá como for a cebola não deve ser oferecida para eles!

Quais sintomas meu cão irá apresentar se ingerir cebola?

Quais sintomas meu cão irá apresentar se ingerir cebola

Caso seu cão tenha ingerido a cebola é indicado que você o leve imediatamente ao veterinário de sua confiança , contando oque aconteceu , quantidade e tipo de cebola que ele ingeriu para que o veterinário possa tomar as precauções o mais rápido possível.

Veja alguns dos sintomas que o cão poderá apresentar:

  • Apatia
  • Fraqueza excessiva
  • Vomito
  • Diarreia
  • Sangue na urina
  • Falta de apetite
  • Dificuldade no respiração
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Problemas de coordenação

Estes sintomas poderão aparecer apos alguns dias depois de o cão consumir cebola em excesso , fique atento aos sinais ,cães geralmente são atraídos por qualquer tipo de comida , ele pode em algum momento de descuido seu ingerir a cebola e você nem ao menos ter visto, por isto preste muito atenção nos sintomas.

A falta de tratamento logo em seguida da intoxicação pode levar seu cão a morte!

Qual a quantidade de cebola que meu cão pode ingerir?

Qual a quantidade de cebola que meu cão pode ingerir

Existe alguma quantidade de consumo de cebola para os cães que possamos considerar segura , não definitivamente não a uma quantidade, que possa ser considerada segura para os cães, realmente a possibilidade de intoxicação é muito alta e pode levar seu cão a morte se não houver tratamento adequado.

Algumas pesquisas confirmam que cães com ate 15 kg podem ser intoxicados com no máximo 25 gramas de cebola, é muito pequena a quantidade, não é bom ariscar melhor ficar sempre atento, imagine um cão com um 1 kg, que são os considerados de porte pequeno, esta quantidade de 25 gramas provavelmente seria fatal.

Outra questão que se deve levar em conta, é sobre a alimentação natural para cães, se você aderir a este tipo de alimentação ela deve ser feita por um profissional veterinário nutricionista e principalmente, você deve estar, sempre atento aos ingredientes que estejam neste alimento.

Restos de comida, de seu prato, não são nem um pouco saudáveis , por conterem muitos temperos , sal, e alimentos  que podem ser extremamente tóxicos para eles, então mais uma vez , preste bem atenção no que você esta oferecendo ao seu cachorro.

Se o seu cachorro ingerir a cebola uma vez ou outra não quer dizer que ele não esteja sendo intoxicado, a cada vez que o cão ingere a cebola aquele processo com as hemácias esta ocorrendo , algumas hemácias a menos não faram tao mal assim , porém algumas hemácias perdidas a cada dia ou a cada semana , certamente vão prejudicar seu cachorro.

Oque devo fazer se meu cão ingerir cebola ?

Oque devo fazer se meu cão ingerir cebola

Acidentes acontecem ,os cães gostam da maioria dos alimentos e nem sempre você conseguirá impedir uma escorregada de seu cão aqui e outra ali, então digamos que seu cachorro ingeriu cebola, procure seu veterinário e conte o ocorrido.

O quanto mais rápido possível melhor  o veterinário ainda poderá tentar induzir o vomito de seu cão fazendo com que ele elimine a cebola do organismo, mas se a ingestão tiver já acontecido a mais de 30 minutos com certeza o veterinário ainda assim saberá oque fazer.

 O mais importante é que você procure ajuda e não deixe o seu cachorro sem tratamento para que assim o quadro possa ser revertido!

Compartilhe estas informações com o máximo de pessoas e ajude vários cães!

Esperamos que este conteúdo tenha encontrado neste conteúdo as informações necessárias  para auxiliar na alimentação de seu cachorro!

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nós ! Viva os animais !

 

 

2 comments

  • gustavo farina

    25 de maio de 2020 at 15:17

    bah muito bom meu cachorro comeu cebola e fiquei preocupadíssimo ele vomitou e sobreviveu THANKS!!!!

    Reply

    • advivaosanimais

      2 de junho de 2020 at 22:25

      De nada Gustavo!

      Abraços

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *