Cachorro pode comer cenoura? Duvida- 2019

Cachorro pode comer cenoura?

Cachorro pode comer cenoura

A alimentação dos cachorros tem sido tema principal de nossos conteúdos,então hoje falaremos se cachorro pode comer cenoura,afinal um cachorro bem alimentado terá uma vida longa e saudável.

Hoje em dia todos estamos a procura de uma alimentação o mais natural e saudável possível, as informações são muitas e acabamos conseguindo aproveitar muitos dos benefícios oferecidos por certos alimentos através de informações encontradas na internet.

E para os nossos amigos peludos o caminho é o mesmo,queremos garantir que eles estejam o mais saudáveis possíveis, trazendo assim uma vida mais longa  para eles.

Alguns alimentos que nos humanos consumimos não são tao saudáveis para eles, é importante sempre manter-se o mais informado possível , de preferencia sempre converse com o veterinário, ele com certeza saberá lhe dar dicas preciosas.

Mas afinal cachorro pode comer cenoura? E a resposta é sim cachorro pode comer cenoura inclusive a cenoura é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Que tal aquele petisco de cenoura adaptado a alimentação de seu cachorro? Com certeza ele vai amar!

Fique conosco ate o final deste conteúdo , separamos informações muito importantes sobre a cenoura, para que você fique por dentro dos benefícios que ela poderá trazer ao seu amigo peludo.

Benefícios da cenoura para os cães

Benefícios da cenoura para os cães

Já sabemos que a cenoura trás grandes benefícios para os humanos e que ela esta bem recomendada para a nossa alimentação , não é  mesmo? Vamos falar um pouco neste conteúdo sobre os benefícios que ela ira trazer para os cachorros.

A cenoura é uma raiz rica em vitamina A , sendo importante no combate dos radicais livres agindo como antioxidante no organismo dos cachorros, estes são apenas alguns benefícios que a cenoura ira trazer na alimentação deles.

Elas são um alimento com baixas calorias, que podem auxiliar no combate a obesidade em cães,rica também em fibras que ajudam a retardar o aumento de doenças dentais.

A cenoura contem:

  • Betacaroteno
  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Magnésio

Estas são substancias que fazem muito bem a visão e o sistema imune do seu cachorro.

Alguns benefícios destas substancias no organismo de seu cachorro:

O betacaroteno tem sua atividade antioxidante ajudando a proteger as células dos efeitos nocivos as moléculas que contribuem para o envelhecimento do organismo.

A vitamina A , tem  com função exercer diferentes funções no organismo , uma delas é essencial para a visão noturna dos cães e auxilia também na saúde da pele deles.

Já a vitamina C,participa da produção de colágeno ajudando  no funcionamento das articulações  e melhorando o aspecto da pele.

No potássio destacasse a saúde do coração de seu cachorro , ele é um importantíssimo nutriente para esta área do organismo funcionar de maneira correta, a falta deste nutriente pode trazer algum tipo de insuficiência cardíaca e ataques do coração.

Magnésio um metal alcalino conhecido como elemento essencial para o organismo, devido a grande quantidade necessária ao organismo , então ele não pode faltar.

O magnésio ainda é considerado um dos elementos constituintes  do esqueleto e fornece a consistência rígida que o esqueleto necessita para estar em pé.

Alem destes benefícios também é importante salientar que as vitaminas encontradas na cenoura são indispensáveis para gestantes e lactantes, melhorando o volume sanguíneo e consequentemente melhorando a produção de leite.

Viu quantos benefícios , a cenoura pode trazer ao organismo do seu cachorro, se você não adaptou ainda , esta na hora de adaptar afinal ela trara muitos benefícios a saúde dele.

Mas existem alguns poréns, quando perguntamos se  cachorro pode comer cenoura, como todo alimento a cenoura tem benefícios e maléficos então continua lendo este conteúdo e descubra alguns cuidados que deve ter em adaptar a cenoura na alimentação de seu pet.

Cachorro pode comer cenoura crua?

Cachorro pode comer cenoura crua

A cenoura é uma raiz rica em vitaminas como já comentamos neste conteúdo porem estes benefícios só serão melhor aproveitados  se ela estiver cozida.

O cachorro pode ate comer a cenoura crua mas não fara o mesmo efeito para o organismo do que quando ele esta cozida, ela crua servira mais como um petisco na hora de uma recompensa, por algum comando obedecido.

Também poderá auxiliar na limpeza dos dentes de seu cachorro, mas como os cachorros acabam sempre comendo de maneira muito rápida e não mastigam bem os alimentos então ele com certeza não ira aproveitar totalmente os benefícios que ela trás quando cozida.

Na maioria das vezes que o cachorro  comer a cenoura crua você vai notar que grande parte sera dispensada nas fezes, fazendo assim com que o organismo não aproveite todos os benefícios.

Portanto cachorro pode comer cenoura crua porem é mais aconselhado que ela esteja cozida, triturada em pedacinhos bem pequenos ou ralada fazendo assim com que o cachorro não dispense a maior parte deste alimento que faz tao bem a eles.

Talvez você note que a coloração das fezes de seu cachorro mude apos ele ingerir a cenoura, mas não se preocupe isto não e considerado nenhum problema para ele.

E claro que é sempre muito importante informar ao seu veterinário que você estará adaptando a cenoura a alimentação de seu peludo, afinal ele conhece muito bem como anda a saúde do seu pet  podendo lhe aconselhar quais vitaminas ele necessita mais.

Dose correta de cenoura na alimentação pet

Dose correta de cenoura na alimentação pet

Para ter certeza de qual a quantidade correta de cenoura que seu cachorro pode comer? Indicamos que você converse com o veterinário, pois isto vai variar muito sempre de acordo com o peso, idade e principalmente como anda a saúde dele.

A cenoura faz bem mas o ideal e ter certeza de como anda a saúde de seu cachorro para que não haja exageros na dosagem, vamos falar um pouquinho sobre oque pode acontecer com os exageros na quantidade de cenoura oferecida a eles.

A vitamina A é considerada um micronutriente lipossolúvel isto quer dizer que ela é dissolvida em lipídios no organismo(gorduras), portanto cães obesos metabolizam a vitamina mais rapidamente podendo haver uma deficiência de vitaminas e também  a hipervitaminose  que é um excesso de vitaminas no organismo.

As vitaminas geralmente fazem bem ao organismo, porem em doses exageradas (hipervitaminoses)podem trazem danos irreversíveis ao organismo.

Em caso de consumo de cenoura em exagero(todos os dias), podem ocorrer:

  • Pele com lesões
  • Queda dos pelos
  • Dores nas articulações
  • Fotossensibilidade(sensibilidade a luz)
  • Distúrbios reprodutivos
  • Prostração

Portanto tudo que for em exagero não fara bem, agora que você descobriu que cachorro pode comer cenoura, que fique bem claro  neste conteúdo que você não pode dar cenoura a todo momento, pois isto não sera saudável e poderá acarretar a sérias conclusões.

Queremos também sempre deixar bem claro que nossos conteúdos são apenas informativos e que é muito importante que você nunca substitua uma boa consulta ao veterinário, exames e vacinas nos seu cães.

Cuidados com a cenoura

Cuidados com a cenoura

  • Alguns cães podem apresentar prisão de ventre
  • Hemorroidas (por dificuldade em defecar)
  • Diarreia
  • Alergias
  • Excesso de vitamina A

Dificilmente foram encontrados cães com alergia a cenoura, mas recomendamos que você comece adaptando ela de maneira gradativa,ou seja no primeiro contato de pequenos pedaços e vá observando como sera a reação no organismo de seu cachorro.

Também já comentamos sobre o excesso de vitaminas no organismo, então vale ter atenção redobrada para a quantidade que ira ser incluída na alimentação deles.

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo as informações  necessárias para melhorar a saúde de seu cachorro!

O bem estar do seu cachorro é muito importante para nos! Viva os animais!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *