AlimentaçãoCachorroCachorro pode comer chocolate ?

22 de fevereiro de 2020by advivaosanimais0

Cachorro pode comer chocolate?

Cachorro pode comer chocolate

Chocolate o mal de muitas pessoas, a delicia que muitos querem e não podem comer por vários motivos, mas e cachorro pode comer chocolate, hoje em nosso blog vamos falar mais uma vez sobre a alimentação dos cães, e um dos assuntos que mais gera duvida é se, cachorro pode comer chocolate.

Será que esta delicia pode ser adaptada na rotina dos cães, será que o chocolate poderia trazer algum tipo de beneficio a saúde dos cães, sabemos que existem muitos alimentos que os humanos comem e que os cães também podem comer, tendo  algum tipo de beneficio com este alimento.

Mas e o chocolate, cachorro pode comer chocolate, açucares, gorduras e outros vamos encontrar no chocolate,já pensando assim rapidamente a resposta para esta pergunta deve ser negativa , não é mesmo, mas enfim vamos la ao conteúdo tirando mais esta duvida e deixando dicas para ajudar na alimentação de seu pet.

Fica conosco ate o final deste conteúdo temos certeza de que você vai descobrir muitas coisas sobre este assunto!

Afinal cachorro pode comer chocolate?

Afinal cachorro pode comer chocolate

Muitos tutores já tem a resposta para esta pergunta, e a resposta é NÃO, CACHORRO NÃO PODE COMER CHOCOLATE, definitivamente o chocolate não é, nem um pouco indicado para os cachorros, e se você não sabia agora já sabe deixe seu cachorro longe do chocolate.

Existem até empresas que hoje fazem o chocolate para cachorro, são especializadas e fazem um chocolate especial para cães , oque agrada muitos donos que gostam de estar paparicando seus pets com diversos tipos de mimos  parecidos com oque os humanos consomem.

Mas vale falar novamente aquele chocolate que nos humanos comemos nem pensar , o chocolate possuiu duas substancias que são extremante toxicas para o organismo  dos cães, a teobromina e a cafeina estão presentes no chocolate e podem levar o cão ate a morte em certos casos.

A intoxicação em cachorros por chocolate é bastante comum , principalmente na época da pascoa onde o chocolate esta por toda parte,a qualquer vacilo mesmo você sabendo o que eles não podem comer , ele pode roubar aquele pedaço de chocolate e isto pode ser fatal, portanto fique de olho.

Você sabia que a intoxicação por chocolate esta ligada entre os tipos  de envenenamentos mais comuns na faixa dos pequenos animais ? Fique de olho sempre  e vale lembrar, como sempre indicamos em todos os nossos conteúdos , verifique sempre antes de dar qualquer tipo de alimento para eles, certifique-se de que ele pode usufruir daquele alimento.

Outra coisa legal é dar aquela pesquisada e aquela conversa com um veterinário de sua confiança,são itens que  não devem ficar de fora, antes de você pensar em qualquer assunto que diga respeito a alimentação de seu cachorro, afinal ele merece sempre o melhor cuidado e respeito.

Mas porque cachorro não pode comer chocolate?

Mas porque cachorro não pode comer chocolate

Agora que você já tem a resposta para a pergunta , cachorro pode comer chocolate então vamos falar um pouquinho sobre o porque de os cães não poderem comer chocolate, porque o chocolate pode ser fatal para os cachorros, e oque fazer em caso de intoxicação.

Vamos encontrar no chocolate  as seguintes substancias:

  • Cacau
  • Amêndoas fermentadas
  • Amêndoas torradas

Para nos seres humanos estas substancias não fazem mal ,nosso organismo irá metabolizar elas de outra maneira ou seja de maneira segura ao nosso organismo, porém os cachorros tendo um organismo diferente do nosso terão uma dificuldade de metabolização ,fazendo um mal tremendo para eles.

O organismo dos cães irá sofrer com intoxicação destas substancias químicas , desde a sua ingestão até a sua digestão , podemos dizer que este processo é extremamente perigoso para o organismo dos cães pois são facilmente absorvidas pelo intestino e estomago , trazendo efeitos nocivos para o coração e o sistema nervoso.

Por tanto qualquer tipo de chocolate não deve ser oferecido para eles, mesmo um pequeno pedaço pode trazer muitos malefícios para o seu pet, os cães pequenos acabam sofrendo mais  devido ao seu peso corporal,  um minimo pedaço pode ser fatal devido ao seu tamanho.

Os diferentes tipos de chocolates possuem diferentes níveis de teobromina , podemos dizer que quanto mais escuro for o chocolate mais ele ira intoxicar seu cachorro, os que estão na lista dos mais perigosos são os chocolates meio amargos.

Também foi descoberto que a teobromina pode ainda permanecer com seu efeitos no organismo dos cães durante seis dias, fazendo assim com que eles sejam intoxicados aos pouquinhos, todos os  dias, muitas vezes a pessoa da chocolate e não percebe que ele esta agindo lentamente  contra o cão.

Sintomas de um cachorro intoxicado por chocolate: 

Sintomas de um cachorro intoxicado por chocolate

Estes sintomas podem variar de acordo com cada caso e quantidade ingerida, mas fique atento aos seguintes sinais, que podem surgir a partir de 6 horas ate 12 horas apos a sua ingestão  do chocolate.

  • Hiperatividade
  • Excitação em excesso
  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Arritmia cardíaca
  • Respiração acelerada
  • Convulsões
  • Tremores musculares
  • Vomito
  • Diarreia
  • Febre
  • Movimentos incoordenados
  • Hemorragia intestinal

Estes são alguns dos sintomas ao perceber corra ate o veterinário mais próximo , o mais rápido que você puder, se souber qual a quantidade ingerida e o tipo de chocolate informe ao veterinário pois estes detalhes com certeza ajudaram muito.

 Cuidado apenas 25 g de chocolate pode matar um cão de 20kg!

Dentre todos os chocolates já sabemos que os mais escuros são os que contem maior quantidade de teobromina, embora os chocolates brancos tenham um nível bem menor desta substancia e que talvez não venham ao causar um problema tao grande no organismo dos cães, mesmo assim na o é indicado que eles comam.

Um tratamento para cães intoxicados por chocolate não é garantido pois não existem ainda antídotos contra estas  substancias encontradas no chocolate, dependo dos sintomas o veterinário poderá realizar uma lavagem estomacal, remédios para vômitos e outros,quanto menor o tempo de ida ate o veterinário maior sera a chance de sucesso no tratamento.

Na época de pascoa os acidentes acontecem com maior frequência, muitos cães acabam sendo intoxicados por chocolate sem ao menos que seu dono saiba, fique atento cães adoram roubar alimentos e quando você menos perceber ele já ingeriu uma quantidade que pode ate ser fatal.

A qualquer indicio de ingestão de chocolate, seja ele branco, ao leite ou meio amargo corra ate seu veterinário para que assim ele consiga tomar as devidas providencias e inciar o tratamento o mais breve possível revertendo assim este quadro.

Fica atento cachorro não pode comer chocolate!

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo informações necessárias para auxiliar na alimentação de seu cachorro!

O bem estar se seu cachorro é muito importante para nos! Viva os animais!

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *