AlimentaçãoCachorroCachorro pode comer figado ?

10 de março de 2020by advivaosanimais18
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Cachorro-pode-comer-figado.jpg

Hoje iremos falar de carne para cachorros, será que cachorro pode comer figado uma carne que não é tão usada assim mas que deixa duvidas em alguns tutores , querendo saber se pode dar este tipo de carne para o seu cachorro ou não.

Quem acompanha nosso blog sabe o quanto  nós gostamos de falar sobre a alimentação de nossos amigos de quatro patas, por isso neste conteúdo o assunto é cachorro pode comer figado, falamos bastante sobre frutas e verduras ,mas sobre as carnes ainda não falamos.

Algumas frutas e verduras trazem muitos benefícios para a saúde dos nossos amigos de quatro patas e as carnes será que são saudáveis, como será que devem ser oferecidas , cruas, cozidas, ou não devemos oferecer nenhum tipo de carne.

Sabemos que para nós humanos a carne trás vários benefícios para a nossa saúde em alguns casos chega ser indispensável que a pessoa como ao menos uma certa quantidade de carne vermelha em seu dia a dia e a carne branca também trás benefícios, mas e os cachorro pode comer figado.

Neste conteúdo vamos falar sobre o figado na alimentação dos cachorros, independe de você estar dando uma alimentação natural ou uma alimentação com raçoes é sempre importante que você saiba quais os alimentos que são permitidos para o seu cachorro.

Fica conosco ate o final deste conteúdo nós fizemos ele pensando especialmente em vocês !

Afinal cachorro pode comer figado ?

Afinal cachorro pode comer figado

Sim a resposta é sim cachorro pode  comer figado , o figado é um excelente alimento que pode e deve ser oferecido para os cães,a maior parte da carne de órgãos de animais vai fazer muito bem para o seu cachorro, trazendo muitas vitaminas e auxilio na saúde de seu pet.

Nós acabamos esquecendo que os cachorros são carniceiros e que desde o inicio de sua especie os cães eram caçadores abatiam suas prezas para sobreviver e eles aproveitavam tudo exatamente tudo , carne, ossos, órgãos também eram aproveitados .

Considera-se que os órgãos são uma rica fonte de vitaminas e minerais para os cães e era oque eles aproveitavam nesta época se tivessem a oportunidade  de abater um animal, porém hoje em dia nos domesticamos muito os cachorros e acabamos esquecendo de suas origens querendo transformá-los cada vez mais em cães parecidos com nos humanos.

Porém já existem muitas informações e estamos voltando a entender um pouco melhor a vida de nossos peludos , ofereça um figado para o seu cachorro e veja qual a reação dele, é quase certo de que ele vai amar a maioria dos cães adora a carne de um figado.

Quais vitaminas encontraremos no figado ?

 

  • Vitamina A
  • Vitamina D
  • Vitamina K
  • Ácidos graxos
  • Ácidos fólicos
  • Proteínas

O figado é rico nestas vitaminas , principalmente em vitamina A,cuidado para que seu cão não tenha excesso de vitamina A no organismo, vitamina A quando é demais , vai acarretar em alguns problemas na saúde de seu cão, fique atento as quantidades que são permitidas para eles.

Estas vitaminas listadas acima serão todas encontradas facilmente no figado e cada uma delas vai fazer um papel importante na alimentação de seu cachorro, portanto vamos aproveitar que cachorro pode comer figado e deixá-lo mais saudável através de uma alimentação natural.

Cuidados com a carne de figado !

Cuidados com a carne de figado

Antes de você começar a dar a carne de figado é muito importante que você converse com seu veterinário e siga as instruções que ele provavelmente ira lhe passar, lembre-se não é apenas sair dando todo tipo de alimento para o seu amigo, sem ter a minima noção de nada.

Como dissemos acima o figado é rico em vitamina A e vitamina A em exagero não fez bem,ao contrario ela até pode fazer mal então é muito importante ter uma noção de quantidade que você vai oferecer para ele e isto somente um profissional da área veterinária saberá te dizer exatamente.

Cuide também sobre a procedência desta carne de figado que você ira comprar , os produtores tem que ser de confiança e certificados ao ministério da agricultura,os animais tem que passar por um processo de jejum e abstinência antes de serem abatidos, para que a carne esteja completamente pura.

Uma carne contaminada poderá fazer muito mal para o seu cachorro!

Como posso dar figado pra o meu cachorro ?

Como posso dar figado pra o meu cachorro

Já vimos que terá que ter alguns cuidados antes dedar figado para o eu cachorro então preste atenção nos detalhes e aproveite apenas oque é bom para o organismo de seu cachorro, se seu cão ainda não comeu o figado o ideal é que você comece com pequena porcão , pois ele poderá a vir a ter um piriri.

Misturar o figado na ração não é boa ideia , pois a ração já tem o complemento diário que um cão precisa , então o ideal é que você tire uma pequena parte da ração deste dia e assim poderá colocar o figado , pois desta maneira você não ira sobrecarregar a dieta diária dele.

De preferencia cozinhe o figado seus nutrientes serão mantidos mesmo quando o figado for cozido, e sirva em pedaços , é claro que quando você for cozinhar este alimento que ele seja cozido apenas em água sem nenhum tipo de tempero que poderá fazer muito mal para o seu cachorro.

Se você for optar por uma alimentação natural , não esqueça de que ela tem que estar balanceada de acordo com a necessidades de seu cachorro, outro detalhe o figado não deve ser a unica e principal fonte de proteína desta dieta, ele deve ser intercalado com outras fontes de proteína.

Podemos dizer que apesar de cachorro poder comer figado e apesar de todas a fonte de vitaminas e proteínas que ele tem, mesmo assim não é indicado figado em exagero na alimentação de seu cachorro, o ideal é que você aproveite estes benefícios dando pequenas quantidades , apenas algumas vezes por semana.

E claro aquela boa conversa com um veterinário de sua confiança nunca é demais, ao contrario é muito importante!

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo as informações necessárias para auxiliar na saúde de seu cachorro!

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nós ! Viva os animais !

 

18 comments

  • Rosana Francisco Rocha

    12 de julho de 2020 at 09:53

    Obrigada. Minha cadela acabou de ter filhotes e me disseram que fígado é ótimo para está situação.

    Reply

    • advivaosanimais

      13 de julho de 2020 at 22:24

      Que ótimo Rosana que nossas dicas foram importantes para sua pet!

      Desejamos felicidades para vocês, abraços

      Reply

  • Margarida

    17 de julho de 2020 at 15:38

    Foi muito bom tirei todas minhas dúvidas. Agradeço de coração Deus abençoe a todos.

    Reply

    • advivaosanimais

      17 de julho de 2020 at 23:43

      Obrigada Margarida !

      Grande abraço pra você, fique com Deus.

      Reply

  • ปั้มไลค์

    22 de julho de 2020 at 14:17

    Like!! I blog quite often and I genuinely thank you for your information. The article has truly peaked my interest.

    Reply

    • advivaosanimais

      22 de julho de 2020 at 21:45

      Thank You

      Reply

  • João Batista Silva Santos

    1 de agosto de 2020 at 18:44

    Meu filhote quase morreu corri as pressas com ele pro veterinario ele esta com muita anemia por isso gostaria de da porcoes de figado de boi. Cru pois me disseram que pra nois quanto mas cru melhor mas nas intrucoes acima vi que ate mesmo cozido ele nao perde suas proteinas

    Reply

    • advivaosanimais

      12 de agosto de 2020 at 10:38

      Olá João Batista,

      No caso de animais com qualquer tipo de insuficiência, o mais aconselhado é conversar com um veterinário e descobrir qual a melhor dieta para ele.

      Desejamos melhoras para o seu filhote

      Reply

  • Bruno

    12 de agosto de 2020 at 12:46

    Dei fígado pra o cachorro e agora ele não quer mais a ração o que eu faço ?

    Reply

    • advivaosanimais

      20 de agosto de 2020 at 16:53

      Olá Bruno,

      Você deve tentar ir misturando a ração aos poucos de forma gradual, para que ele volte a comer.Ou pode aderir a uma alimentação natural, o que eles gostam muito, porém esta alimentação natural tem que ser balanceada e indica por um veterinário nutricionista, se não for desta maneira, mantenha a ração que já é feita especialmente com tudo que eles necessitam.

      Abraço

      Reply

  • Romerio savergnini

    17 de agosto de 2020 at 09:34

    Meu cão teve princípio de anemia acrsentei fígado cru na ração ele tá curado

    Reply

    • advivaosanimais

      19 de agosto de 2020 at 20:49

      Que bom Romerio!

      Desejamos muita saúde para ele e para você também é claro.

      Abraços

      Reply

  • MARIA APARECIDA DOS SANTOS CANDIDO

    18 de agosto de 2020 at 10:43

    Foi muito útil essa informação, pois hoje quero fazer fígado no almoço e darei um pedacinho para a Malu, uma golden de um ano e meio, que no momento só pode comer dois copinhos pequenos de ração ao dia, para balancear o seu peso, porém não resiste a uma carninha.

    Reply

    • advivaosanimais

      19 de agosto de 2020 at 20:48

      Maria Aparecida, ficamos felizes em saber que nosso artigo foi útil para vocês, a ideia é está levar dicas para os amantes dos animais. Porém nunca deixe de consultar um veterinário e confirmar como anda a saúde da Malu e saber quais alimentos estejam de acordo com a dieta alimentar dela.

      Abraços

      Reply

  • Marília Andrade

    25 de agosto de 2020 at 08:19

    Meu cachorro tem eplepsia, e administro o fenobarbital em pedacinhos de fígado. Foi a forma mais fácil de fazer ele tomar o remédio. Mas tb misturo na ração. Depois das suas dicas, acho que irei intercalar o peito de frango com o fígado na ração do meu cão. Posso estar dando fígado em excesso. Obrigada.

    Reply

    • advivaosanimais

      26 de agosto de 2020 at 16:04

      Olá Marília Andrade,

      Sim temos que tomar cuidado para não dar nenhum tipo de alimento em excesso. O ideal é sempre conversar com seu veterinário ele saberá , lhe indicar a quantidade exata de acordo com peso e saúde de seu pet.

      Abraços e melhoras para os eu cachorro

      Reply

  • Maria da Graça Pontes

    26 de agosto de 2020 at 16:17

    Gostaria de consultar receitas de alimentação natural para o meu cão é um starfordshire bull terrier que está com 10 anos e pesando 26 quilos ele é castrado.
    Preciso fazê-lo emagrecer um pouco e tenho feito arroz integral e vísceras como coração de galinha, moelas, peito de frango e vou dar depois que li o texto figado de boi é arroz integral. Acrescento cenoura, chuchu, brócolis, abobrinha e vagem, vario essa combinação a cada dia. Meu problema é que não sei como fazer para balancear as refeições e ainda acrescento um suplemento alimentar o Longavi.

    Reply

    • advivaosanimais

      26 de agosto de 2020 at 18:20

      Olá ,Maria da Graça

      Indicamos que você converse, com um veterinário de sua confiança, ele certamente, vai saber te indicar o profissional que fara a dieta de acordo com as necessidades de seu cachorro. Cada cão tem a sua necessidade, ele passará por exames e mais uma serie de processos até chegar na dieta correta.

      Abraços, esperamos ter te ajudado

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *