Alimentação NaturalCachorroCachorro pode comer goiaba? 

11 de junho de 2022by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Cachorro-pode-comer-goiaba-2.jpg

A goiaba costuma ser colhida no início do ano, entre janeiro e março. Porém, ela é uma fruta muito preciosa para os brasileiros, e por isso ela pode ser encontrada quase o ano todo. O cachorro também gosta dela? O cachorro pode comer goiaba?

Saiba logo de cara que sim, a goiaba pode ser oferecida aos cães!

Sempre vale ressaltar que, quando se trata de nutrição para animais de estimação, o melhor a fazer é consultar um veterinário antes de oferecer qualquer alimento ao seu cachorro, por mais saudável que o alimento pareça, ele pode ser muito prejudicial. Tenha em mente que o corpo dos animais de estimação é muito diferente do nosso, e a alimentação inadequada pode trazer diversas complicações.

Além de ser uma boa fonte de nutrição, a goiaba contém fibras que auxiliam no funcionamento intestinal, mas requer alguns cuidados. Um veterinário, nutricionista ou técnico em animais deve ser consultado antes de adicionar novos alimentos à dieta do seu animal de estimação para manter uma dieta equilibrada.

Os cães podem comer goiaba?

Oferecer uma pequena porção de frutas é um ótimo começo para nutrir com segurança seu bebê de quatro patas. Após a primeira exposição à goiaba, espere um pouco até que o pet consiga repetir a dose. Fique sempre atento ao comportamento do cão, os sinais de dor abdominal, desconforto, vômito ou diarreia precisam ser relatados ao veterinário.

Se houver uma “relação harmoniosa” entre a goiaba e seu peludo, vá em frente e dê a ele uma pequena porção da fruta e nunca exagere na quantidade.

A goiaba pode causar diversos problemas gastrointestinais, como, por exemplo, diarreia e outros desconfortos, se for servida em excesso. Alguns Cursos  da área da veterinária recomendam, principalmente para os cães que ficam mais ‘animados’ quando recebem uma guloseima, retirar a casca da goiaba antes de oferecê-la porque até ela é comestível , e também pode causar asfixia.

A fruta é naturalmente doce, mas alguns pais de animais eventualmente consideram adicionar um pouco de açúcar ou mel para atrair a atenção do animal peludo. Não faça isso, seu cão tem uma boa chance de ficar doente. Se o seu animal de estimação não está interessado na fruta que você dá, é melhor não insistir.

Existem vários tipos de frutas que podem ser oferecidas aos cães como guloseimas, de preferência “naturais” e em pequenas porções. Tome os devidos cuidados necessários.

Mantenha seu animal de estimação saudável

Tratar seus amigos não é apenas permitido, é até recomendado por um veterinário. No entanto, você precisa tomar as devidas medidas para garantir que seus amigos recebam todos os nutrientes de que precisam. Ter uma alimentação equilibrada será muito importante para uma vida saudável.

Especialistas dizem que a melhor escolha para cães é sempre alimentos de alta qualidade, de preferência rações premium. A comida é bem confeccionada e contém tudo o que os nossos amigos precisam. Portanto, certifique-se de que o pote de comida esteja cheio antes de oferecer guloseimas aos seus animais de estimação.

Cachorro pode comer goiaba?

Não há resposta fácil para a questão de saber se os cães podem comer goiaba. Isso porque essa fruta típica brasileira possui algumas peculiaridades que dificultam a ingestão.

Apesar do sabor delicioso, há muitas sementes espalhadas dentro da fruta. As sementes não são tóxicas. Porém, saiba que sim  cachorro podem comer goiaba, mas em excesso ela é prejudicial aos cães, pois eles podem causar desconforto intestinal.

Portanto, os veterinários não recomendam esta fruta em excesso. No entanto, para oferecer hospitalidade aos seus amigos, é necessário dar alguns passos.

Como servir goiaba?

Se o seu amigo de quatro patas prefere outro alimento e você está se perguntando se não há problema em cães comerem goiaba, não se preocupe. Com um pouco de atenção, os animais peludos podem desfrutar desta deliciosa fruta sem problemas. Para servir goiaba para o seu cão, siga algumas dicas.

Descasque a fruta 

A casca de goiaba é comestível e ela tem diversas vitaminas. No entanto, especialistas dizem que é aconselhável esfolá-lo ao entregá-lo a um animal de estimação. Isso evita a asfixia e evita que os amigos consumam possíveis agrotóxicos.

Servindo pequenas porções

É quase impossível tirar todas as sementes. Portanto, recomenda-se fornecer apenas uma pequena porção. A quantidade varia de acordo com o tamanho do pelo, mas geralmente não será mostrada mais de uma goiaba. Lembre-se, essa fruta somente deve representar apenas 10% da comida total do seu animal de estimação.

Considere fazer picolés

As sementes de goiaba são o maior problema com a fruta. Embora não sejam tóxicos, sua digestão pode ser difícil para os cães. Então, uma excelente dica é fazer picolés. Este petisco frio é sempre para quem quer alimentar a sua fruta peluda.

Basta bater a goiaba descascada dentro do liquidificador com um copo de água. Passe essa mistura em uma peneira e encha a forma de sua preferência. Depois de colocá-los na geladeira ou no freezer por algumas horas, você terá deliciosos picolés de goiaba que são saudáveis ​​e seguros para seus animais de estimação.

Seguindo os conselhos acima, os cães podem comer goiaba vermelha ou branca! Lembre-se, no entanto, que dietas alternativas devem sempre ser acompanhadas por um veterinário.

Os benefícios da goiaba

Quando a fruta é fornecida com segurança, os cães comem goiaba e ainda aproveitam os benefícios da alimentação para a saúde. Isso porque possui diversos nutrientes muito benéficos para o organismo peludo.

Os principais benefícios são:

  • Vitamina A: importante na síntese hormonal, regulação da função da pele e visão;
  • Vitaminas B: Além de atuarem como antioxidantes, essenciais para o funcionamento do sistema nervoso,
  • Fibra: São fundamentais para um bom funcionamento do sistema digestivo.

Além dos nutrientes mencionados, as frutas também contêm diversos minerais como que auxiliam dentro das funções corporais. A goiaba é rica em vitamina C, porém não é usada por animais de estimação. Os cães podem sintetizar sua própria vitamina C a partir de outros alimentos.

O bem estar de seu pet é muito importante para nós!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *