AlimentaçãoCachorroCachorro pode comer tangerina?

7 de setembro de 2020by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Cachorro-pode-comer-tangerina-capa.jpg

Basta chegar a época de tangerina para muita gente se animar e correr para a feira, a fim de aproveitar o maravilhoso sabor do fruto. Mas será que cachorro pode comer tangerina?

Para os seres humanos podemos citar apenas benefícios da fruta, já que é saudável e deliciosa, mas será que isso também vale para os pets, em especial para os cachorros? 

Conhecer os tipos de frutas que os cachorros podem comer é fundamental para evitar prejuízos, por isso vale sempre fazer uma pesquisa.

Neste material poderemos responder a dúvida se cachorro pode comer bergamota, além de destacar a importância dos frutos para os cães.

Então, se deseja saber mais sobre o assunto, não perca a oportunidade de continuar sua leitura!

A importância das frutas para a alimentação canina

Quando adotamos um cão, a primeira informação que encontramos é que a alimentação canina deve ser feita exclusivamente por meio de ração e produtos para pets.

No entanto, isso não se deve ao fato dos cães não serem capaz de digerir outros tipos de alimentos, já que sua natureza é carnívora, e atualmente se acredita que os pets estão se tornando onívoros.

Essa recomendação existe por ser um meio mais garantido para evitar que sejam oferecidos alimentos inadequados, que podem causar problemas de saúde.

No entanto, desde que seja feita a seleção adequada, os legumes, verduras e frutas podem ser excelentes complementos para a alimentação, visto que são ricos em nutrientes e vitaminas.

Falando em especial das frutas, estas podem servir como um acréscimo na dieta, além de serem úteis para saciar o desejo que os cães sentem pelos doces.

Muitas das rações já contam com todas as vitaminas e nutrientes que os cães precisam, mas é difícil saber quais realmente trazem todos os benefícios, por isso a complementação com frutas pode ser útil.

Mas, para que a prática seja realmente benéfica é importante selecionar as frutas certas, pois existem algumas que jamais devem ser oferecidas!

Cachorro pode comer Tangerina?

Iniciamos este material falando sobre a bergamota ou tangerina, que é alvo de dúvidas de muitos tutores que passam pela situação de terem seu cachorro pedindo o fruto, sempre que estão comendo.

A questão da tangerina é um pouco complexa para os cães, visto que o nível de acidez presente na fruta pode fazer mal para o estômago dos pets.

No entanto, tudo depende da quantidade que está sendo oferecida, pois um ou dois gomos não são suficientes para fazer mal.

Ainda assim, devemos nos atentar para cães e raças que já tenham alguma condição pré-existente, seja esta genética ou não, que torne o aparelho digestivo mais sensível aos alimentos cítricos.

Por isso, vale pesquisar bastante sobre a raça, e se você não encontrar nenhuma informação específica, ofereça no máximo um gomo pequeno, e veja como o animal reage.

Caso não apresente nenhum problema, é sinal de que ele não possui sensibilidade, portanto pode ser incluído o fruto em sua dieta.

Vale ressaltar que isso não significa que o cachorro pode comer tangerina todos os dias, pois como já foi dito, em excesso a acidez pode trazer prejuízos, por isso ofereça esporadicamente.

Cachorro pode comer tangerina

Quais frutas podem ser oferecidas os cães?

Como vimos, tendo os devidos cuidados, o cachorro pode comer tangerina, mas é interessante saber que esta não é a única fruta liberada.

Atualmente as frutas fazem parte da dieta de muitos animais domésticos, sendo que são até mesmo recomendadas pelos profissionais da área.

Se você deseja fazer essa inclusão da forma certa, preparamos aqui algumas dicas e informações a respeito do assunto que certamente trarão boa versatilidade para a dieta do seu animal.

Então, confira agora quais são as frutas totalmente liberadas!

Mamão

O mamão é um fruto macio e bem doce, o que tende a chamar muita atenção dos cães, mas para ser oferecido devem ser retiradas as sementes. Entenda mais sobre este assunto neste post que fizemos para você : Cachorro pode comer mamão?

Melão e Melancia 

Além de saborosas, estas duas frutas possuem uma alta concentração de água, podendo auxiliar na hidratação de cães dispersos, que não se atentam ao hábito no dia a dia. Saiba mais sobre a relação da melancia e os petes em nosso post: Cachorro pode comer melancia?

Maçã

A maçã é uma fruta que costuma ser bem aceita pelos cães, e é excelente para auxiliar no funcionamento do intestino.

Ofereça a fruta sem os caroços e o talo, pois estes podem acabar gerando engasgos no cão, quer saber mais confira dicas completas em cachorro pode comer maçã.

Banana

A banana é muito usada por tutores para esconder comprimidos, já que os cachorros acabam comendo com tanto gosto que sequer percebem o remédio.

Além dessa utilidade, a banana também é rica em potássio, ajudando na vitalidade e saúde do cachorro.

Estas são algumas das frutas que você pode incluir na dieta do seu cão, lembrando sempre de se atentar a quantidade, para não acabar aumentando demais o índice de açúcar do sangue dos cães. Confira mais em cachorro pode comer banana?

Quais frutas devo ter um cuidado maior na dieta?

Assim como temos algumas frutas que podem fazer parte da rotina alimentar dos cães, também temos aquelas que não devem ser oferecidas.

Embora as frutas sejam alimentos naturais, algumas delas apresentam substâncias incompatíveis com o trato digestivo dos cachorros, podendo causar graves efeitos de intoxicação.

Conhecer estas frutas é fundamental para evitar que o seu melhor amigo consuma algo que lhe faça mal, então aproveite o conteúdo que apresentaremos agora e não deixe de anotar as dicas!

Uva

Existem alguns tipos de frutas que apenas não são recomendadas para consumo, embora não sejam proibidas, mas este não é o caso da uva.

As uvas podem ser extremamente toxicas, de uma lida em nosso artigo sobre cachorro pode comer uva e esclareça esta questão sobre a uva.

uva

Tomate verde 

Dar tomate para os cães é um costume bastante perigoso, visto que quando não está totalmente maduro o fruto conta com toxinas que fazem muito mal ao pet.

Por isso, preparamos um artigo especialmente para você com todas as informações que você deve saber sobre o tomate na alimentação de seu pet, confira aqui cachorro pode comer tomate?

Maracujá

A polpa do maracujá em si não causa nenhum malefício para a saúde do cachorro, a não ser pelo fato de ser mais ácida, necessitando de cuidados.

No entanto, os caroços apresentam riscos, portanto é melhor suspender o fruto, visto que é difícil garantir que esteja totalmente limpo.

Agora que você sabe que cachorro pode comer tangerina, separe alguns dias para incluir o fruto na dieta, pois certamente fará a alegria de seu pet!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *