Cachorro pode comer tomate?-Será-2019

Cachorro pode comer tomate?

Cachorro pode comer tomate

Ola, hoje vamos falar um pouquinho sobre  se cachorro pode comer tomate uma fruta muito saborosa e que esta na mesa de muitos , nos molhos, na salada, em sucos e muitas outras opções que você possa inventar com essa delicia chamada tomate.

Mas sera que cachorro  pode comer tomate,sera que ela traz algum tipo de beneficio para a saúde dos nossos amigos, ou sera que esta fruta tao popular pode fazer mal ?

Sao muitas duvidas sobre esta fruta , por isso criamos um conteúdo com todas as informações possíveis para tentar deixar um pouco mais claro se cachorro pode comer tomate e assim deixa-lo sempre bem informado.

Como já comentamos em outros conteúdos, o organismo dos cães funciona de maneira diferente do nosso e muitos alimentos que fazem um bem danado para nos seres humanos, podem não fazer bem algum para os cães.

Fica conosco ate o final deste conteúdo , tenho certeza de você ira gostar!

Posso adaptar tomate na alimentação de meu cachorro?

Posso adaptar tomate na alimentação de meu cachorro

E a resposta é sim cachorro pode comer tomate, mas com alguns restrições bem importantes que iremos falar no decorrer deste conteúdo.O consumo de tomates vermelhinhos e maduros sera benéfico para a saúde de seu cachorro.

E não esqueça de tirar as sementes elas não são aconselhadas para cães,  você pode oferecer o tomate cozido e sem sementes , sera uma ótima opção na alimentação deles, mas é claro nunca pense em substituir uma alimentação balanceada apenas por tomates, eles servem apenas como petisco.

Existem substancias nos tomates imaturos e verdes que podem fazer muito mal para os cachorros, por isso cachorro pode comer tomate ,mas somente quando ele estiver maduro e vermelho.

Esta fruta  chamada tomate é extremante saudável, contem vitaminas e minerais que iram fazer muito bem a saúde de seu cachorro,um dos maiores benefícios do tomate vem de uma substancia chamada licopeno.

O licopeno é um radical livre que reduz o risco de doenças cardíacas  e também derrames cerebrais em cachorros,ajuda na prevenção contra o câncer, ajudando a fortificar os ossos deixando eles saudáveis.

Em cachorros idosos as substancias encontradas no tomate , colaboram na prevenção dos sintomas da velhice  e ajudam a manter o metabolismo estável.

As vitaminas A e B ajudam no fortalecimento do sistema imunológico prevenindo a maioria de doenças comuns nos cachorros , a vitamina A o betacaroteno são grandes aliados na visão e saúde da pele e também ajudam a prevenir as dermatites caninas.

O tomate quando maduro trás fibras trazendo um impacto positivo no processo de digestão favorecendo o transito intestinal e evitando a prisão de ventre nos cachorros.

Ainda podemos dizer que o tomate contribui na hidratação evitando a desidratação evitando assim o desenvolvimento de infecções urinarias. O consumo de alimentos ricos em líquidos, trás um efeito diurético e depurativo no organismo dos cães eliminando toxinas e mantendo a atividade renal.

A cor avermelhada do tomate provem do licopeno!

Vitaminas e minerais que contem no tomate:

  • Vitamina A
  • Vitamina B
  • Vitamina C
  • A vitamina A é bastante responsável pela saúde da visão dos cães , principalmente a visão noturna.
  • A vitamina C é responsável em grande parte na redução de doenças cardiovasculares.
  • Juntas  as vitaminas A e C  auxiliam o cachorro a ter uma pele mais saudável e auxiliam também em cura de feridas.

Sao grandes os benefícios que o tomate maduro e vermelhinho ira trazer para a saúde do seu filho peludo. Aproveite o máximo que puder mais esta delicia saudável disponível para você e para eles.

Porque cachorro pode comer tomate somente maduro?

Porque cachorro pode comer tomate somente maduro

Os tomates imaturos contem alguns substancias que não fazem bem ao organismo dos cachorros, por isso indicamos que você ofereça apenas tomates maduros e bem vermelhinhos.

O tomate pertence a família da erva moura, que são plantas denominadas solanaceaes, as plantas desta especie contem  substancias extremamente toxicas, chamadas  tomatina e solanina.

As substancias toxicas tem uma concentração maior no caule e nas folhas ,ou seja nas partes verdes do tomate, por isto o melhor e deixar seu cachorro longe dos tomates verdes.

Nos tomates maduros e vermelhos encontram se quantidades minimas destas substancias por isso são extremamente seguros e benefícios a saúde dos cães.

Mesmo que o seu cachorro como quantidades grandes de tomate vermelho e maduro e quase impossível que ele tenha algum problema por esta substancia.

Já os tomates imaturos e verdes , não precisam de muita quantidade para que ocorra algum tipo de intoxicação por estas substancias, fique atento se você tiver algum tipo de plantação perto de seu cachorro, mantenha ele longe.

Vamos listar alguns sintomas de intoxicação por tomates imaturos:

  • Problemas estomacais
  • Intestinais
  • Vomito
  • Diarreia
  • Pupilas dilatadas
  • Salivar excessivamente
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Falta de ar
  • Falta de coordenação motora

Estes são alguns dos sintomas que podem ocorrer apos intoxicação por tomate imaturos.

Neste artigo concluímos que cachorro pode comer tomate, porem nunca de tomates verdes (imaturos) e claro indicamos que a qualquer sintoma diferente você deve correr ao bom e velho amigo veterinário ele sempre saberá oque fazer.

Cachorro pode comer tomate cereja?

Cachorro pode comer tomate cereja

E aquele tomate cereja  que vai muito bem na nossa salada, sera que cachorro pode comer tomate cereja? E a resposta e sim , cachorro pode comer tomate cereja.

Mas a mesma regra se aplica ao tomate cereja ele só pode ser consumido se estiver bem maduro e vermelhinho, sendo assim não fara mal algum ao organismo de seu amigo, ao contrario trara benefícios a saúde dele.

Já se o tomate cereja estiver verde ,não e recomendado que seu cachorro coma ele!

Tomate enlatados , cachorro pode comer?

Tomate enlatados , cachorro pode comer

Primeiramente nos da viva os animais acreditamos que a maioria dos alimentos, que venham enlatados ,não façam muito bem  para a saúde dos animais, por conterem muitos aditivos conservantes.

Então se você mesmo assim achar que pode dar tomates enlatados para o seu cachorro , certifique se de que os tomates que ali estão sejam realmente maduros , para que não aja nenhum risco de contaminação pelas substâncias prejudiciais dos tomates verdes.

Mas reforçamos novamente alimentos enlatados não fazem bem aos animais!

Molho de tomate, ketchup pode?

Molho de tomate, ketchup pode

Os molhos de tomates naturais e feitos apenas a base de tomates sim estes podem ser oferecidos aos cachorros , mas é muito  importante lembrar que ele deve ser feito apenas a base de água e tomate maduro.

Não deve conter de forma alguma algum outro tipo de tempero, assim como cebola,alho , temperos e sal, estes não faram bem algum ao seu amigo, cuidado ao oferecer molho de tomate , preste atenção em como ele foi feito, se for bem natural pode oferecer sem medo.

Uma dica e fazer este molho bem natural e juntamente colocar  frango cozido ou uma carne vermelha cozida, eles vão amar e ainda iram aproveitar as vitaminas do tomate juntamente com as proteínas das carnes trazendo benefícios ao seu organismo.

Também podemos utilizar o tomate cru sem as sementes como forma de recompensa , ensinando alguns truques ou maneiras de como fazer xixi no lugar certo, presenteando com o tomate sempre que ele obedecer.

Ketchup, não pode ser oferecido não, devido a quantidade de conservantes e por ser um produto extremamente industrializado não fara bem algum aos cachorros , por isso não recomendamos que eles comam ketchup.

É claro que na questão do molho de tomate natural indicamos que você converse antes a respeito com o veterinário de seu cachorro, pois ele sim saberá a atual situação da saúde dele, indicando ou não o consumo deste molho ou não.

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo informações para auxiliar na saúde de seus cachorros!

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nos! Viva os animais!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *