AlimentaçãoCachorroCachorro pode tomar café?

25 de agosto de 2020by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Cachorro-pode-tomar-café.jpg

É muito comum que os tutores se perguntem se cachorro pode tomar café, afinal de contas, uma bebida tão admirada pelos humanos, faz mal aos cães?

Ter esse tipo de dúvida é fundamental para garantir que os cães tenham suas necessidades supridas, sem correr riscos provenientes de uma alimentação inadequada.

E, é exatamente para auxiliar nesta questão que preparamos este material que poderá responder essa dúvida, além de destacar quais tipos de bebida devem ou não ser oferecidas aos cães, vamos falar aqui se cachorro pode tomar café ou não.

Então, se você faz parte do grupo que busca garantir a segurança alimentar de seu pet, não perca a oportunidade de sanar todas as suas dúvidas neste conteúdo!

O risco da cafeína para para os cães

Vamos começar este material destacando que a resposta para a questão se cachorro pode tomar café é: não, em hipótese alguma!

A cafeína presente no café é muito prejudicial para o aparelho digestivo dos cães, que é bem diferente do sistema digestivo humano.

Embora os cães venham a demonstrar interesse pela bebida, isso não significa que esta seja benéfica para eles, muito pelo contrário, agora você já sabe se cachorro pode tomar café, não eles não devem toma café.

A cafeína é uma substância que traz diversos malefícios aos cães, em especial para o sistema digestório, urinário e nervoso, de forma que aqueles que consumirem podem acabar desenvolvendo graves episódios de mal estar.

Vale ressaltar que o café é apenas o exemplo mais evidente, mas qualquer tipo de bebida ou alimento que possua cafeína não deve fazer parte da dieta canina, como: chás, doces, energéticos e qualquer outro alimento do tipo.

Quais outras bebidas não devem ser oferecidas?

Depois de termos discutido se cachorro pode tomar café e chegarmos a conclusão de que a bebida não deve ser oferecida, é importante falarmos de outros exemplos que também fazem mal ao animal.

Cuidar do tipo de bebida que o seu cachorro ingere é fundamental para que ele não venha a desenvolver nenhuma patologia ou mal.

Então, não deixe de conferir e anotar as informações a seguir.

1. Refrigerantes

Por mais que pareça óbvio este item estar na lista, já que os refrigerantes não fazem bem nem para os humanos, acredite que há muita gente que o oferece aos cães.

Como sabemos, os refrigerantes possuem muitos componentes químicos, sendo que  boa parte deles pode causar alergias e mal estar nos cães.

Além disso, o gás presente na bebida pode gerar problemas estomacais, principalmente úlceras, que são bastante dolorosas e podem trazer outros prejuízos mais graves.

Por isso, por mais que seu cachorro olhe com muita vontade para o copo de Coca Cola, jamais o deixe experimentar, pois isso pode causar um mal tremendo a ele!

1. Refrigerante

2. Bebidas alcoólicas

Não é incomum escutarmos casos de pessoas que deixam os cães lamberem o copo de cerveja, ou até mesmo já pegaram seu pet farejando a taça de vinho.

Devemos alertar de que bebidas alcoólicas jamais devem ser oferecidas aos pets, especialmente pela presença do álcool, que pode prejudicar o sistema nervoso do animal.

Além disso, muitos dos outros ingredientes também não são indicados para consumo animal, podendo causar graves problemas de saúde.

Dentre os ingredientes podemos destacar as uvas do vinho, que são frutas altamente tóxicas para cães, de forma que não devem ser oferecidas.

Por isso, sempre que vir seu pet próximo a um copo de bebida alcoólica, afaste-o imediatamente e não deixe-o lamber!

3. Leite

O leite pode parecer uma bebida inofensiva, já que muitas vezes vemos na televisão filhotes de cães serem alimentados com o leite de vaca.

No entanto, esse faz muito mal aos cachorros, uma vez que existe muita diferença entre o aparelho digestivo dos cães e dos bezerros.

Sendo assim, por mais que seja tentador dar um pouco de pão mergulhado no leite para o seu cão, não faça isso, preferindo sempre alimentá-lo com produtos próprios para a espécie ou que sejam indicados por veterinários!

Quais bebidas posso oferecer ao meu cachorro?

No tópico anterior foi possível conferir quais bebidas não devem fazer parte da dieta dos cães em virtude do mal que podem fazer.

Mas, saiba que existem alguns tipos que podem ser oferecidos, e que por sinal fazem muito bem ao animal.

Então, aproveite para anotar as dicas, pois certamente serão úteis para garantir a saúde de seu cãozinho!

1. Água

Sem dúvidas a água é uma bebida que não só pode, como deve ser oferecida aos cães, sendo indicado prestar atenção na quantidade.

Para se manterem saudáveis os cachorros necessitam de hidratação adequada, que deve ser suprida em especial por água pura e fresca.

A quantidade de água adequada vai depender da raça e do tamanho do animal, portanto deve ser bem avaliado por um veterinário.

No entanto, é fundamental garantir alguns cuidados ao oferecer a água, visto que quando feita da forma errada, a ingestão pode favorecer o aparecimento de doenças.

Muitos tutores acabam não dando água filtrada aos seus cães, o que deixa vulnerável para a presença de microrganismos.

Além disso, é indicado ter cuidado com a higiene do recipiente, além de trocar a água com frequência, a fim de garantir que a mesma se mantenha em temperatura adequada e o cachorro não apresente sensação de mal estar!

1. Água

2. Suco de algumas frutas 

Sei que pode surgir um pouco de pena em resumir a hidratação dos cães apenas ao consumo de água, pois é natural que eles acabem se interessando por outros tipos de bebidas.

A boa notícia é que existem alguns sucos que podem ser oferecidos, lembrando sempre de seguir algumas recomendações:

  1. Os sucos devem ser naturais;
  2. Preste atenção na fruta, pois nem todas podem ser oferecidas aos cães;
  3. Faça o suco com água filtrada;
  4. Jamais use açúcares.

Além disso tudo, evite oferecer bebidas feitas com frutas ácidas ao seu cão, pois estas podem gerar problemas estomacais.

Tendo esses cuidados não há nenhum problema em oferecer a bebida ao seu cachorro, mas não se esqueça que é muito importante consultar um veterinário.

De todo modo, agora que sabemos quais bebidas podem e não podem fazer parte da dieta dos cães, aproveite o conhecimento para deixar seu pet mais feliz e saudável!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *