Cachorro sente frio? [Atenção] – 8 Dicas para você

Cachorro sente frio?

Cachorros sentem frio

 

Muitos donos tem duvidas se o  cachorro sente frio, ficam preocupados com o bem estar de seus amiguinhos na época de mais frio do ano, o inverno. Nas regiões do sul do país o inverno tem sido muito rigoroso, com temperaturas que chegam abaixo de zero graus. 

Para que você tenha mais segurança sobre este assunto e descubra se cachorro sente frio, vamos mostrar um pouco  mais neste conteúdo, como funciona o corpo dos animais. Trazendo para você informações valiosas que irão ajudar seu animal de estimação a ficar bem mais feliz e saudável neste inverno.

Afinal tudo que você mais quer, é ver seu amiguinho mais feliz e quentinho neste inverno. E já vamos afirmar que sim cachorro sente frio, leia abaixo algumas dicas que separamos para você sobre este assunto.

Afinal cachorro sente frio?

Afinal cachorros sentem frio

Sim cachorro  sente frio, assim como nós seres humanos cães e gatos sentem frio e devemos tomar alguns cuidados, nas regiões  e épocas mais frias do ano, para que assim o frio não venha a afetar  a saúde deles.

Os cães regulam sua temperatura de maneira igual ao dos seres humanos, são animais de sangue quente, portanto os sinais de que seu amiguinho está passando frio são muito parecidos com os dos humanos fique atento.

Diferente de nós seres humanos que temos uma temperatura média de 37 graus célsius, os cachorros tem uma temperatura média de 38 a 39,5 graus célsius e sua febre e considerada somente quando estiver  acima de 40 graus célsius.

Mesmo os cães tendo em média 3 graus célsius a mais  do que nós seres humanos, não quer dizer que eles não sintam frio. Ao contrário como já dissemos acima sim o cachorro sente frio também, por isso protegê lo e a melhor opção.

Vamos falar em seguida alguns sintomas que ajudam a você identificar quando eles estão com frio.

Identificando  um cachorro com frio:

Agora vamos ajudar você a identificar alguns sintomas que os cães apresentam quando estão com frio, preste atenção neste conteúdo abaixo e saiba identificar a hora certa de agasalhar seu amiguinho.

Uma das reações que você pode observar no seu cachorro e que quando ele está com frio e buscando  aumentar sua temperatura interna , eles começam a se chacoalhar e tremer em situações mais sérias (de frio). Mas não esqueça que é comum que os cães tremam também por medo, estresse ou euforia, por isso observe bem.

Também podemos observar seu comportamento no dia a dia, existem alguns cães que ficam inquietos, caminham de um lado para o outro, sem paradeiro, tentando de alguma maneira se aquecer, outra mudança pode ser,  o cão se tornar chorão de uma hora para outra ,pode ser mais um sintoma de frio.

Alguns começam a dormir mais cedo do que o normal acabam a maioria do tempo quietinhos em sua caminha ou casinha, também costumam deitar em formato de bola para tentar se aquecer.

Observar as patas e orelhas de seu cão também é um das maneiras que pode te ajudar a identificar se ele está com frio ou não, se essas estiverem geladas e um sinal de que ele está com frio.

Procure observar os sintomas de seu cachorro e siga as orientações para deixar ele bem aquecido, pois cachorro sent frio.

O que o frio pode causar nos cachorros?

O que o frio pode causar nos cachorros

Aproveitando este mesmo conteúdo, agora vamos falar um pouco sobre as causas que podem  vir a afetar a saúde de seu cão nas épocas mais frias do ano, esperamos que com esta leitura você consiga ficar bem atento a qualquer sinal que ele venha apresentar.

A época do inverno traz uma série de complicações respiratórias, resfriados entre outros para nós seres humanos, mas oque será que o frio pode causar nos cachorros?

Sim o frio pode trazer algumas doenças para o seu animal de estimação entre os cães esta transmissão é bem mais comum do que em gatos, as viroses são transmitidas de forma bem rápida para os cães.

Dentre as viroses as mais comuns que podemos citar são as doenças respiratórias bastante comuns em cães, já em específico  os cães idosos podem sofrer complicações osteoarticulares, artrose, problemas na coluna e hernia de disco costumam causar muita dor  com as baixas temperaturas.

A melhor forma de proteger seu animal de estimação e através da vacinação, quanto mais as vacinas estiverem em dia mais ele estará protegido. Por isso mantenha as vacinas em dia, pois um cão não vacinado pode pegar uma gripe do cachorro do vizinho mesmo não saindo de casa.

A traqueobronquite mais conhecida como a gripe canina ou tosse dos canis causam os seguintes sintomas:

Muito parecidos  com os sintomas dos humanos os cães podem ter, tosse normalmente seca podendo virar um catarro, espirros e também falta de apetite.

Não tão grave  mas também é importante cuidarmos da escovação dos pelos, para os animais que usam roupinhas e tem pelo grande , pois se não tiverem uma escovação constante , isto poderá vir a causar   lesões de pele devido a umidade.

A desidratação em seu animal também pode aparecer nas épocas mais frias pois a sede diminui e com ela os animais acabam não tomando a quantidade de água que deveriam tomar, portanto observe mais este  detalhe para que ele não se desidrate no inverno.

Evite os passeios diários em dias muito frios e chuvosos, principalmente em cães mais idosos, neste caso o passeio pode deixar ele resfriado. Também e  muito importante se não houver a possibilidade de colocar seu cão para dormir dentro de casa pelo menos a noite, preste muita atenção não o deixe ao relento, uma casinha bem fechadinha e cobertas são necessárias para que ele fique bem guardado do frio e chuva.

Vira latas sentem frio?

Vira latas sentem frio

Sabemos que os cães com pelagem maior, suportam com mais facilidade o frio, inclusive que estes muitas vezes não precisam nem ao menos das tão amadas roupinhas para cachorros pois seu pelo serve como uma ótima camada protetora.

Mas e os cães  SRD mais conhecidos como vira latas, será que eles sentem frio, como funciona o organismo destes animais tão conhecidos , será que eles têm alguma vantagem por ter uma mistura de raças em seu dna, ou ao contrário eles não tem vantagem nenhuma em se falando de frio?

Vamos abordar um pouquinho sobre este assunto em nosso conteúdo, afinal hoje os vira latas são considerados os cães de maior preferência em nosso país. Recentemente uma pesquisa revelou que em mais de 40% dos lares hoje tem um cão vira lata que provavelmente  na maioria das vezes foi resgatado das ruas, não é o máximo isso, afinal eles são muito carinhosos e companheiros também.

Sim infelizmente nossos amiguinhos vira latas também sentem frio e estão entre os que mais sentem frio, isso porque a maior parte do cruzamento de raças , não possui uma linhagem de pelos grandes,  fazendo assim que a maioria dos vira latas tenha seu pelo muito curto , o’que não ajuda muito na proteção contra os dias mais frios.

Por isso eles merecem maior atenção e cuidados nas épocas mais frias do ano, roupinhas , cobertores ,casinhas e caminhas vão ajudar bastante, observe os sinais de seu vira latas e tome as devidas precauções para que ele fique bem agasalhado. 

Algumas dicas de que seu vira latas está com frio:

  • Orelhas geladas
  • Patas geladas
  • Dormir mais do que normalmente 
  • Quieto demais
  • Inquieto e agitado demais
  • Se tornar chorão de uma hora para outra
  • Dormir em forma de bola

Raças de cães que não suportam o frio:

Raças de cães que não suportam o frio

Vimos que os vira latas sentem bastante frio devido a sua quantidade de pelos, que e pequena, agora vamos listar algumas raças que  não suportam o frio e precisam de um cuidado maior no inverno.

  • Buldogue francês
  • Pug
  • Boston Terrier
  • Pitbull Terrier americano
  • Whippet
  • Chihuahua
  • Boxer
  • Dog alemão
  • Dachshund
  • Pinscher
  • Maltês

Estas raças entre outras sentem bastante frio e precisam também de um cuidado mais especial nos dias frios,entre elas estão as mini e as braquicefálicas, de focinho achatado pois tem uma maior dificuldade para respirar. 

Tendo no frio um clima seco, ocorre um maior ressecamento das vias aéreas superiores dificultando assim a respiração destas raças.Portanto os donos dessas raças devem ficar atentos a qualquer sintoma que venha a causar danos maiores a seu animal de estimação.

Para evitar maiores problemas é importante que estes donos disponibilizem ,cobertores, roupinhas,caminhas e casas com bastante cobertores se for o caso do animal ficar do lado de fora, jamais deixe seu animal ao relento pois pode ser fatal.

Existe também uma vacina específica para a gripe consulte seu veterinário ele saberá lhe auxiliar .

Para as raças que mais sofrem com o frio destacamos entre os vários cuidados  que se devem ser adotados o uso de umidificadores de ar e inalação evitando assim o ressecamento a obstrução das vias áreas de seu cachorro.

Como proteger os cães do frio?

Como proteger os cães do frio

Buscar entender e cuidar de seu animal no frio, mostra o quanto você o respeita e preocupa se com ele , assim como nós,  agora já sabemos que cachorros  sentem  frio e que em alguns casos pode trazer grandes problemas ao seu animal de estimação. Por isso agora iremos compartilhar aqui algumas dicas de como proteger seu cachorro.

É importante entender bem sobre este assunto para que ao invés de ajudar você acabe de alguma maneira atrapalhando ele,existem certos limites e cuidados que devemos ter ao agasalhar nossos animais de estimação. A uma grande diferença em agasalhar de maneira correta e colocar exageros de roupas e cobertas ,trazendo assim um enorme desconforto para ele.

Para entender  como proteger seu cachorro do frio , você precisa saber que o pelo serve como uma proteção para os cães, sendo assim eles já tem uma proteção natural contra o frio e o calor ,sim contra o calor também pois o pelo tem a função de um isolante térmico para o calor e a proteção no frio, no entanto a dias em que o frio é tão intenso que devemos ajudá los a se proteger de outras maneiras.

Os cuidados com os banhos e tosas são muito importantes,banhos regularmente fazem bem aos cães e evitam alergias , bactérias e mau cheiro  mas é importante cuidar sempre a temperatura da água para que esteja sempre morna e também sempre secar imediatamente com secador para que ele fique bem sequinho.

As tosas devem ser evitadas no inverno mantendo assim o pelo natural do cão,deixe as tosas para o verão , mas também não exagere nos cortes dos pelos já que agora você sabe que eles tem sua função tanto no inverno quanto no verão.

As roupas devem ser colocadas aos poucos e observando se o cão se sente à vontade, alguns precisam e gostam muito das roupinhas mas no entanto outros não gostam e não precisam, por isso devemos observar seu comportamento. Apesar de sabermos que cachorros sentem frio e importante cuidarmos destes detalhes.

Para cães que ficam na rua e imprescindível que tenham uma  casinha bem protegida  e que ela não fique ao relento para não sofrerem com as chuvas e ventos, colchonetes e cobertinhas são bem vindas na forração das casinhas.

E para aqueles que dormem dentro de casa , as caminhas podem ter um apoio para que não fique em contato direto com o chão e também de preferência uma boa cobertinha.

Outra dica para proteger seu cão nos dias de frio e brincar com eles, sim brincar ajuda e bastante mesmo que sejam brincadeiras dentro de casa , brinque bastante para que ele gaste energia, gastando energia sua pressão sanguínea ajuda a manter seu corpo quente e ele passará pelo frio tranquilamente.

Por fim cuide com os passeios também, eles são muito  importantes, porém em dias de grande frio devemos evitar, não a necessidade que fiquem se expondo a baixas temperaturas ,agora que já sabemos que cachorros sentem frio e principalmente em dias de chuva evite passeios , pois eles se molham e acabam ficando com o pelo molhado podendo causar assim uma gripe ou até problemas mais graves.

Observe seu cãozinho , fique sempre atento aos sinais e consulte sempre seu  Veterinário!

Doenças comuns no inverno nos cães:

Doenças comuns no inverno nos cães

Vimos até agora racas de  cachorro que sente frio  e também dicas e maneiras de protegê los do inverno rigoroso, agora vamos listar algumas doenças que são comuns nesta época em nossos amiguinhos.

  • Traqueobronquite (gripe canina)
  • Cinomose
  • Problemas de pele
  • Artrose e artrite
  • Fungos e dermatites
  • Cardiopatias

Todas essas são doenças com maior índice no inverno, devido a vários cuidados que são necessários aos nossos animais de estimação,  um deles que é o mais importante é a vacinação, vacinando você consegue prevenir a maioria destas doenças, por isso consulte sempre um veterinário ele saberá lhe auxiliar em todas as fases de seu animal de estimação.

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo as informações essenciais para proteger seu cachorro do frio e entender que cachorros sentem frio.

A saúde de seu cão é muito importante para nós! Viva os animais!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *