Adestramento de cãesComo adestrar um cachorro?

4 de agosto de 2021by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Como-adestrar-um-cachorro-2.jpg

Adestrar um cachorro, deve ser uma das tarefas principais da lista de mães e pais de pets, além de trazer tranquilidade aos donos , vai trazer tranquilidade e qualidade de vida ao cachorro, mas como adestrar um cachorro? Pois bem, adestrar um cachorro pode até parecer uma tarefa difícil para alguns, mas te garanto que é mais simples do que parece.

Com um pouco de paciência e rotina qualquer cão pode ser adestrado e o melhor, em casa pelos próprios tutores, tudo é uma questão de saber como e quais as maneiras certas de ensinar seu cão, por isso nós criamos este artigo pra te ensinar como adestrar um cachorro.

Gostou? Segue comigo até o final deste artigo, aqui eu vou te passar 4 comandos que são super importantes, no processo de adestramento e todo cão deve aprender!

Através do adestramento você consegue ensinar alguns truques, inclusive isto vai ajudar em algumas tarefas do dia a dia de seu cachorro, fazendo também com que o cão aprenda a obedecer comandos importantes de seu tutor.

Uma coisa importante, mas ainda pouco falada a respeito do adestramento para cachorros é que ele não funciona como algo isolado. Não basta que o tutor reserve uma hora do dia para ensinar o pet a ser obediente sem se preocupar em mudar os seus hábitos e os do cachorro no restante do tempo.

A regra geral para o comportamento canino é manter a consistência e uma rotina, Isso significa que, a maior parte do trabalho de educar e de manter o cachorro comportado sempre caberá a você, Você deve dar as ordens, você deve ensinar , não adianta pagar um profissional se você não estiver disposto a aprender e repetir o processo com calma e consistência até o cão aprender. Por isso nós indicamos a adestramento em casa, pois acreditamos que o tutor tem um papel extremamente importante neste aprendizado.

Mas afinal como adestrar um cachorro?

A primeira coisa que deve ficar bem clara aqui é de que o adestramento só é valido quando não existe punição, aqui nos falamos sobre o adestramento positivo, aquela maneira de aprender através de recompensas, brincadeiras, reconhecimento e principalmente muito carinho e respeito. Nada que agrida ou soe qualquer tipo de ameaça pode ser considerado como ensinar seu pet.

Cães são seres inteligentes por natureza, é claro que entendem de maneira diferente da nossa, mas eles aprendem a associar nossas ações e é através de nossas ações que eles vão aprender, portanto a responsabilidade e oportunidade de ensinar seu cachorro só pode partir de você.  Como adestrar um cachorro representa muito mais do que ensinar truques que nos alegram e que são bonitinhos de se ver, é preciso destacar que também se trata de algo saudável para o seu pet e que fortalece ainda mais a relação entre vocês.

Uma alternativa muito legal para cachorros de todas as idades e raças, é ensinar alguns truques. Ou seja, utilizar alguns comandos básicos de adestramento.  É através destes comandos básicos que a relação de respeito vai se fortalecer cada vez mais entre vocês e com esses truques você consegue ensinar tudo para o seu cachorro.

Repetição e reforço positivo é assim que você vai conseguir adestrar seu cachorro, de sua casa através de você que o seu cachorro vai finalmente conseguir te entender.

Quais são os comandos básicos que todo cão deve aprender?

  • Sentar
  • Deitar
  • Ficar
  • Vem aqui

Estes 4 comandos são extremamente importantes e por mais fáceis que possam parecer eles são praticamente tudo para uma rotina saudável na relação entre vocês é a partir destes 4 comandos que o cão começa a associar como ele deve se comportar.

Passo 1comando sentar!

Ensinando seu cachorro a sentar:

Com um petisco, sempre mantendo-o perto do nariz do cachorro, você deve mover este petisco na direção atrás da cabeça de seu cachorro, sempre permitindo que a cabeça dele siga o petisco, mas apenas seguir , você deve fazer com que o cão siga este movimento fazendo assim com que  ele sente, quando ele sentar imediatamente em tom de voz alto , porém sem tom de ameaça, você diz SENTA, após ele sentar você da imediatamente o petisco como forma de recompensa.

Caso ele não sente , o petisco não deve ser entregue, você deve seguir repetindo este comando até ele aprender, sempre com calma e muito carinho, não siga por muito tempo repetindo a mesma coisa, faça intervalos para que o cão não se sinta cansado e acabe por perder o estimulo.

Comemore bastante com seu cão toda vez que ele acertar, dizendo frases como, boa garota, muito bem, bom menino!

Este movimento deve ser repetido diariamente até que se torne uma rotina , quando você sentir  que ele associou, é hora de passar para o ensinamento do segundo comando “DEITAR ”

 

Passo 2 comando Deitar !

Ensinando seu cachorro deitar:

Também aqui vamos utilizar o petisco, com as mãos fechadas você deve aproximar sua mão do focinho fazendo com que o cão cheire a sua mão para que assim ele possa identificar a presença do petisco em sua mão. Encoste sua mão no chão fazendo com que ele te siga, em seguida você deve deslizar sua mão pelo chão na frente do cachorro, indicando assim que ele deve seguir sua mão com a cabeça já encostada no chão.

Assim que você conseguir fazer com que ele deite a cabeça no chão, diga DEITA e entregue o petisco como recompensa, este movimento também deve ser repetido até que o cão consiga assimilar.

E não tem problema se ele não responder ao comando na primeira vez, lembre-se de que ele esta aprendendo algo novo , com paciência e rotina certamente logo logo ele ira te surpreender.

Comemore bastante com seu cão toda vez que ele acertar, dizendo frases como, boa garota, muito bem, bom menino!

Assim que você perceber que este comando esta entendido é hora de passar para a próxima etapa, o terceiro comando “FICA”

Passo 3 comando Ficar!

Ensinando seu cachorro a ficar:

Agora que seu cão já sabe sentar, de o comando para que ele sente , abra a palma de sua mão em frente a ele, sem tocar em seu cachorro e diga FICA, é hora de dar alguns passos para trás , sempre olhando atentamente para ele, assim que você perceber que ele ficou, pode se aproximar e recompensar com ele parado ainda onde você determinou.

Comece dando poucos passos a trás e recompense rapidamente, aos poucos você vai aumentando o tempo do FICA, para que ele consiga assimilar o comando do fica.

Como sempre comemore bastante a cada acerto e não recompense caso ele não obedeça ao comando, lembrando que você deve apenas não recompensar, sem gritos, sem brigar, apenas se afaste e não de o petisco, de um tempinho e volte a pedir o comando novamente, assim o cão conseguira associar e finalmente acertar.

Novamente assim que o cão tenha aprendido mais este comando é hora de passar para o próximo comando, AQUI!

Passo 4 comando Vem aqui!

Ensinando seu cão a vir quando você chamar:

Este comando é muito importante e pode livrar seu pet de muito perigos e até confusão na rua, você deve colocar um petisco sobre seus pés em seguida fale vem aqui ao seu cão, quando ele chegar ,você diz muito bem e pede para que ele sente, deixando agora que ele coma o petisco. A distancia deve ser aumentada aos poucos , sempre repetindo a mesmo coisa até que o cão entenda.

E como em todas as outras etapas não esqueça de comemorar bastante com ele, afinal ele merece.

Separamos aqui alguns petiscos de nossa loja que certamente vão te auxiliar bastante nesta etapa de aprendizado, CLIQUE AQUI!

Os cães são diferentes uns dos outros, assim como nós, portanto cada um vai ter seu tempo de aprendizagem, não se assuste se o seu cãozinho te entender já na primeira tentativa, pois isto é bastante comum de acontecer, porém se ele demorar um pouco mais , não desista e tenha paciência, pois ele vai aprender e este papel é seu, demonstre o seu amor por ele dando a oportunidade dele aprender.

Se precisar de mais dicas para te auxiliar neste processo eu tenho um material, maravilhoso com muito mais ensinamentos, sobre o comportamento animal, tenho certeza de que você consegue, confira o Adestrando Meu Pet em Casa, CLICANDO AQUI!

Adestrando meu pet em casa

Ensinar a seu cachorro alguns comandos básicos é importante para estimular a atenção, o controle emocional e, portanto, para modificar comportamentos indesejados, segundo especialistas. Além disso, ao promover momentos de interação entre o cachorro e o tutor, assim como estímulos físicos, cognitivos e sensoriais, ensinar tais comando ainda serve para deixá-lo bem mais tranquilo e feliz. Sem mencionar que fazer isso ajuda a estabelecer uma melhor comunicação entre vocês dois.

Ou seja, nunca subestime a importância dos comandos! Crie laços mais fortes ainda com seu filho de quatro patas, através de ensinamentos, dados por você mesma (o)!

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nós!

como adestrar um cachorro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *