CachorroComo calcular a idade do cão?

20 de abril de 2022by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Como-calcular-a-idade-do-cão.jpg

Através dos tempos nós como humanidade temos nos relacionado com os animais de maneira surpreendentemente interessante. São as mais diferentes raças que assumem o propósito de alimento, transporte e até mesmo companhia.

Os pets são aqueles que nós utilizamos como uma maneira de suprir nosso carinho e amizade. Entregando uma forte criação de momentos e memórias importantes para nossas vidas.

Mas se há algo que podemos notar como importante é o fato de que os pets podem ser mais frágeis do que nós. E não raramente encontramos pets que vivem bem menos do que nós.

Sendo assim, termos como idade de cão ou anos de gato servem para marcar o quão velho seu pet seria caso ele tivesse uma longevidade como a nossa.

Hoje vamos mostrar como calcular a idade do cão de uma maneira simples e que acaba sendo bastante precisa.

Vamos conferir?

Como calcular a idade do cão?

Separamos aqui alguns dos principais pets, mas se você quiser aprender sobre como calcular a idade de outros pets, você pode pedir para nós na sessão de comentários logo após este post.

1 – Como calcular a idade do cão

Tradicionalmente as pessoas faziam uma conversão de anos de pessoas através de uma simples função de multiplicar a idade do cão por 7. Visto que o desenvolvimento básico do cão demora 1 ano e o de um humano demora em média 7 anos.cão

A lógica é até interessante, mas é importante ver que um cachorro com 20 anos teria então 140 anos. O que não é nem de perto algo que um humano pode chegar a considerar como possível.

Então, ao se fazerem muitas pesquisas foi notado que o ideal seria fazer uma conta bastante complicada envolvendo logaritmos neperianos da idade normal multiplicado por 16 e depois somado a 31.

Mas resumindo bastante, e nos eximindo da responsabilidade de explicar o que é um logaritmo neperiano, pode-se dizer que a regra de 7 valeria somente nos primeiros meses.

O início seria ainda mais acelerado, mas ao passar a marca dos 4 anos a velocidade de adição vai caindo até que um ano seja quase menos para eles do que para nós.

Então, pense que seu cão pode ser considerado jovem tranquilamente até os 2 anos. Dos 3 aos 5 ele é adulto e daí em diante ele é idoso.

Sendo que um cão idoso costuma ter muito mais saúde e energia que um humano idoso.

2 – Como calcular a idade de um gato

Se você fizer cursos online na área da veterinária vai perceber que existem muitas diferenças fisiológicas entre cães e gatos.

Mas de certa forma o cálculo será bastante semelhante. De fato não existe uma fórmula tão bem calculada por profissionais da área, mas você pode apostar em uma aproximação que seguem o mesmo critério, onde a cada ano que passa, mais devagar é o envelhecimento do gato.

Como eles vivem em média de 12 a 18, relativamente menos do que cães de grande porte, você pode chegar a ter o dobro da proporção. Então, um gato de um ano pode ser considerado como tendo 15 anos na nossa idade.

Mas no segundo ano esta proporção cai cerca de um terço, tendo aproximadamente 25 anos. O que só vai reduzindo, pois aos 4 anos o gato teria o proporcional a 29 anos de idade e por aí vai.

Um gato idoso seria aquele gato com cerca de 6 anos ou mais, sendo que ainda é possível que ele viva 2 ou 3 vezes mais que isso.

3 – Como calcular a idade de um porquinho da índia

Os porquinhos da índia também são pets muito famosos. E como a sua idade geral é ainda menor do que a dos gatos, a curva é realmente reduzida. Sendo que a proporção inicialmente chega a 1 para 30.

Entretanto, o envelhecimento cai ainda mais vertiginosamente do que os gatos e eles só chegam aos 60 anos quando possuem mais de 5 anos de idade. Sendo que o normal é que um porquinho da índia não passe de 8 anos de idade.

Como aumentar a longevidade do seu pet

Para que este efeito não seja tão impactante para o seu pet é importante tomar alguns cuidados para aumentar consideravelmente a sua qualidade de vida.

Primeiramente é importante levar em consideração que você terá a necessidade de deixar o seu pet sempre bem alimentado. E não estamos falando de excesso, estamos falando de qualidade.

E claro, a obesidade nos animais acaba sendo um problema assim como nos humanos. Então é normal que você converse com um veterinário para saber quanto seria a porção adequada para o seus pets.

Pedir a recomendação de marca também pode ser importante, já que muitas vendem produtos abaixo da média.

Além disso, temos que pensar também nas atividades do seu pet. Se você não trata ele com carinho e promove atividades físicas, ainda que passeios ou rodinhas de exercícios, você provavelmente estará criando um animal deprimido e sedentário.

Isto infelizmente também é um problema para fazer com que ele viva mais. Então, se quer ter seu pet feliz, dê uma liberdade supervisionada e permita que ele brinque bastante para se desenvolver e ter uma excelente condição.

Até porque será algo crucial para sua imunidade e qualidade de vida. 

 

Conclusões

Como você pode ver, não é uma coisa tão difícil aprender um correspondente proporcional para a idade do seu pet. Mas assim como em humanos, a qualidade de vida dos animais vai influenciar diretamente na sua longevidade e saúde.

Por isso, se você deseja de maneira efetiva conseguir bons resultados, vai precisar também aprender a tratar seu pet de acordo com as suas principais necessidades. Sempre aprendendo como manter ele mais feliz e saudável.

Cursos online na área de cuidado animal, como por exemplo veterinária ou mesmo adestramento serão realmente positivos para que você consiga excelentes resultados.

Então, esteja pronto para colocar todos estes conselhos em prática. Qualquer outra dúvida sobre como calcular a idade de seu pet estamos à disposição nos comentários.

Até a nossa próxima dica!

O bem estar de seu pet é muito importante para nós!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *