Sem categoriaComo cuidar da saúde do seu pet: 6 dicas de cuidados diários

1 de julho de 2022by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2022/07/pexels-samson-katt-5255617.jpg

Ao adotar ou comprar um animalzinho de estimação, as pessoas devem ter em mente que, assim como nós, eles dependem de cuidados especiais, tanto em relação a alimentação, quanto em relação a saúde, higiene, dentre diversas outras categorias. 

Assim, para que você entenda alguns dos principais cuidados relacionados à saúde dos animais, separamos aqui neste artigo alguns tópicos que podem ser relevantes. Para entender melhor, continue a leitura. 

Principais cuidados relacionados aos animais

Os cuidados relacionados aos animais são essenciais para que sua qualidade de vida seja aumentada em níveis elevados, além disso, irão fazer com que os animaizinhos vivam com muito mais intensidade. Sendo assim, confira a seguir algumas das principais dicas:

Estar em dia com as vacinações

Estar com a vacinação em dia é um dos principais cuidados para se ter em relação à saúde dos animais. Isso porque, são elas as responsáveis por fazerem com que os animais fiquem protegidos das doenças mais graves.

Nesse caso, a primeira dose da vacina deve ser dada quando o animal tiver em torno de seis semanas de vida, após ter sido vermifugado. Além disso, a primeira dose costuma ser chamada de V8, V10, V11 e V12, a depender do médico veterinário responsável pela saúde do seu pet. 

Para que as doses seguintes possam ser tomadas, é indicado que o responsável pelo animal acompanhe o calendário de vacinação, o qual será desenvolvido de acordo com idade do animal e com a orientação do Médico Veterinário.

Além disso, ainda com relação à vacina, as principais doenças que ela irá prevenir são: cinomose, hepatite infecciosa, leptospirose, dentre muitas outras. Por fim, para que nenhum tipo de doença seja adquirida, as visitas frequentes ao veterinário também são indicadas. 

Estar em dia com os cuidados relacionados à higiene

Como cuidar da saúde do seu pet: 6 dicas de cuidados diários

Os cuidados relacionados à higiene, apesar de muitas vezes passar batido, também são essenciais para que a saúde dos animais seja mantida. Nesse caso, os cuidados são os mais variados possíveis, no entanto, todos são importantes e devem ser levados em consideração. 

Um exemplo desses cuidados é em relação à higiene bucal. Como sabemos, escovar os dentes dos animais é uma tarefa considerada um tanto quanto difícil, no entanto, é fundamental para prevenir doenças como o tártaro, e até mesmo a proliferação de outras doenças. 

Além disso, ter uma rotina relacionada aos banhos também é essencial. Isso porque, estar sempre em dia com a higiene é fundamentalmente importante para que nenhum tipo de doença de pele seja adquirida. 

Escovação dos pelos em dia 

Outro hábito que muitas vezes também é deixado de lado, no entanto, é importante, é a escovação dos pelos. Os cachorros de pelos muito lisos, por exemplo, contam com o embaraçamento fácil do pêlo, o qual pode ser responsável pelo desenvolvimento de diversos tipos de doenças, por conta de ficarem expostos à sujeira.

Além do mais, uma curiosidade interessante em relação à escovação dos pelos é que ela auxilia na circulação sanguínea, já que pode ser considerada uma massagem. 

Apesar disso, vale destacar, ainda, que existem alguns casos onde a melhor opção é a tosa, afinal, cortar os pelos que estão prestes a cair pode ser interessante para evitar o excesso de pelos pelo chão. 

Estar atento a higiene do local onde o animal fica

Como cuidar da saúde do seu pet: 6 dicas de cuidados diários

A higiene do local onde o animal fica também é importante. Assim como nós, os animais também dependem de um lugar limpo e higienizado para viverem, isso porque, por serem seres sensíveis, estão sujeitos ao desenvolvimento de diferentes tipos de doenças, causadas por diferentes fatores, como, por exemplo, a contaminação através de bactérias, entre muitas outras. 

Prática frequente de exercícios

A prática de exercícios também é uma dica valiosa para que a saúde do seu animal seja mantida em dia. Nesse caso, realizar passeios de 2 a 3 vezes na semana pode ser essencial para que seu cachorro mantenha o peso em dia, ou até mesmo para que evite que doenças como, por exemplo, a obesidade sejam desenvolvidas. 

Além disso, a rotina de passeio com seu animal pode ser essencial para que ele consiga controlar o estresse, a ansiedade e o estímulo do instinto do cão. Estes estímulos e tipos de exercícios são essenciais para seu animalzinho. Se você vier a notar que ele está desinteressado, apático, sem motivação ou até mesmo com pelos opacos. Ele pode estar precisando que você inclua Ômega 3 na dieta canina, deste animal ou de qualquer outro cãozinho que você tenha.

Visitas frequentes ao veterinário

Muitas mamães de pet acabam deixando as consultas como última opção em casos onde o animal está mais doente. No entanto, o indicado é que o animal passe por consultas regulares ao veterinário, isso fará com que ele passe por uma série de exames frequentemente, os quais serão fundamentais para a verificação de determinados tipos de doenças. 

Por fim, ao levar algumas dessas dicas em consideração, você com certeza irá garantir ao seu cachorro uma vida mais saudável. 

O bem estar de seu pet é muito importante para nós!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *