CachorroComo dar comprimido para cachorro em 3 passos

6 de maio de 2022by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Como-dar-comprimido-para-cachorro-em-3-passos-1.jpeg

Além de dar comida, carinho e realizar passeios, a administração de antipulgas e demais medicamentos também faz parte da rotina de cuidados com a saúde e bem-estar de um cão. Porém, o ato de dar um comprimido para cachorro pode se tornar muito estressante para o pet e para o tutor, já que muitos animais rejeitam a medicação. 

Uma das primeiras ideias que normalmente passa pela cabeça dos tutores é triturar o comprimido para cachorro ou procurar um fármaco em versão líquida. Embora ambas as metodologias sejam válidas, é sempre necessária a aprovação do veterinário para fazer qualquer uma delas. Isso porque muitos medicamentos são encontrados apenas na versão sólida, e alguns podem ter sua característica alterada caso sejam dissolvidos. 

A importância de conversar com o veterinário

A primeira dica para dar comprimido para cachorro é tirar todas as suas dúvidas a respeito do tratamento, o que inclui as características da medicação e as formas como ela pode ser administrada. Muitos medicamentos podem ser triturados ou quebrados para facilitar a ingestão, e misturá-los na comida ou em um petisco pode ser uma excelente forma de fazer o cão engolir o fármaco. 

Além disso, a medicina veterinária atualmente oferece muitos medicamentos mastigáveis e com sabor agradável, que podem ser dados ao cão como se fossem petisco. Por outro lado, existem comprimidos que são encapsulados ou encapados para garantir a absorção adequada do fármaco. Neste último caso, abrir ou triturar o medicamento pode alterar a característica e eficácia do medicamento, prejudicando o tratamento. 

Para ter certeza de que o comprimido para cachorro está sendo administrado de maneira correta e eficiente, portanto, sempre pergunte a respeito de todas as possibilidades. Jamais saia do consultório com uma dúvida, por mais boba que ela pareça.

Como dar comprimido para cachorro: passo a passo

No caso de o tratamento proposto envolver um medicamento que não é saborizado ou não pode ser triturado, existem algumas técnicas que ajudam a dar comprimido para cachorro. A mais simples delas consiste em esconder o remédio em um petisco e oferecer ao cão, que engole a substância sem perceber e sem se estressar. 

Porém, esta metodologia não funciona com todos os pets, e muitos cães percebem que há um intruso na sua comida. Nesses casos, é recomendado apelar para os 3 passos a seguir:

  • Abra a boca do cão: para isso, pressione a bochecha do pet na área logo atrás dos caninos, fazendo com que ele abra a boca. Em seguida, utilize o polegar da sua outra mão para pressionar o maxilar do cão para baixo, forçando uma abertura maior;
  • Coloque o comprimido na boca do pet: a medicação deve ser posicionada no fundo da boca do cão. Se necessário, peça para outra pessoa te ajudar nesta etapa (enquanto um segura a boca aberta do animal, outro insere o remédio);
  • Feche a boca do cachorro: com o comprimido devidamente posicionado, feche a boca do pet e a mantenha assim por alguns segundos.

Ao final do processo, ofereça carinho e petiscos para que o pet entenda que fez uma ação correta e está sendo recompensado. Para cães agressivos ou ariscos, esta pode não ser a melhor forma de administrar comprimido para cachorro. Neste caso, é recomendado conversar com o veterinário para encontrar a melhor forma de medicar o animal de maneira segura.  

O bem estar de seu pet é muito importante para nós!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *