Adestramento de cãesComo fazer o cachorro parar de morder as coisas?

17 de setembro de 2021by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Como-fazer-cachorro-parar-de-morder-2.jpg

Neste artigo, a gente tem o objetivo de lhe ajudar no assunto de ensinar boas maneiras ao seu pet, que são dicas simples e muito práticas sobre como adestrar um cachorro.

Sabemos que uma mordida é algo dolorido, porém receber uma mordida carinhosa será sinônimo de carinho. Porém, se o seu pet anda mordendo as coisas, isso pode ser uma mania ou um aviso.

Os filhotes adoram morder, porém estimular essa prática é uma péssima ideia. Veja neste artigo algumas dicas para que você consiga fazer com que o seu cachorro pare de morder.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Por que motivo os cachorros gostam de morder?

Ao longo da vida canina, diversos cachorros mordem por alguns motivos. Independentemente de se tratar de um cão filhote, jovem ou idoso, a ação fará parte do instinto dos cachorros. 

Dentro da natureza, as mordidas servem não somente de defesa e de ataque. O ato de roer as coisas será muito útil também para fazer a limpeza dos dentes, pois talvez ele esteja com um incômodo dos dentes.

Por causa disso, para fazer que o cachorro pare de morder as coisas e as pessoas, vai envolver conhecer e entender sobre alguns assuntos. E você deverá aprender sobre essas coisas em um bom E-book sobre adestramento.

Os motivos pelos quais os cachorros mordem e o que fazer

Como fazero cachorro parar de morder 1

Podemos lhe passar um exemplo, um pet agressivo vai morder para suprir as suas necessidades, que serão tanto físicas quanto psicológicas. 

Portanto, agir diretamente sobre as necessidades será a chave para lidar com os problemas de maneira que seja eficaz. Por conta disso, confira a seguir o porquê o ato de um cachorro mordendo é fundamental:

Morder vai ajudar a aliviar o desconforto do crescimento dos dentes

Da mesma forma que os humanos, os filhotes também passam por uma determinada troca de dentes de leite para os dentes permanentes. O crescimento dos dentes irá vir sempre acompanhado de um certo desconforto gengival. E por causa disso, uma das únicas maneiras que os cachorros terão para lidar com esse desconforto será por meio das mordidas. 

Se o seu filhote tem entre 4 e 6 meses e não para de morder a sua mão ou as coisas, provavelmente ele estará passando pela troca de dentes. 

É comum ver o filhote de cachorro mordendo e até rosnando. Pois, ele vai morder pelo alívio do desconforto gengival, e o rosnado será por que a região está muito sensível.

Com a finalidade de ajudar a minimizar o problema, invista em mordedores especiais que são desenvolvidos para filhotes durante esta fase.

Morder as mãos será mais divertido do que morder objetos inanimados

A grande parte das brincadeiras vai consistir na simulação de caçar. E dentro da natureza, as presas jamais costumam ficar paradas: elas correm, fazem barulho e, em geral, oferecem alguma resistência. 

E assim, diversos brinquedos não têm grande mobilidade, fazendo com que seja menos interessante para os cães. 

As pessoas erguem e afastam as mãos, conversam e interagem com o pet. Por conta disso, pode-se que isso seja muito mais estimulante do que morder um objeto.

Veja a seguir algumas dicas para diminuir a vontade que os cachorros têm de morder as coisas:

Como fazer cachorro parar de morder

Faça passeios

Passeio curtos não são o suficiente, portanto faça longas caminhadas, pois cansar é algo positivo.

Porém, sempre tente deixar a sua casa à prova de cães: jamais deixe os objetivos acessíveis para ele mastigar, se quer fazer o cachorro parar de destruir, dê a ele um brinquedo apropriado para morder e sempre elogie pelo ato de brincar com o brinquedo.

Crie interações sociais

Para os cachorros que tem uma boa socialização quando filhotes, a interação com outros cachorros pode ser bastante positiva.

Isso vai acrescentar desafios, mudanças positivas dentro da rotina. Porém, tome cuidado se seu cachorro é tímido, medroso ou sensível. Diversos cães simplesmente preferem ficar sem contato com outros cães.

Jamais force o contato de forma alguma. Pois, além de criar uma associação negativa, poderá aumentar a ansiedade, levando até a uma reação aparentemente agressiva.

Brinquedos

A melhor forma para fazer que o cachorro pare de destruir e de morder é dar sempre mais oportunidades para ele morder, roer, destruir o que deve, isso quer dizer que você deve propor brinquedos, ossos e outros objetivos que ele possa morder.

  •         Oferecer brinquedos resistentes, como, por exemplo, um osso de boi. Você pode oferecer brinquedos de bebês também.
  •         Escolher sempre brinquedos seguros, de preferência aos que são de marcas de confiança, que não contenham materiais tóxicos, e tome cuidado para não serem engolidos. Se o brinquedo oferecer algum risco pequeno, sempre supervisione quando ele estiver brincando.
  •         Busque retirar as coisas que não devem ser mordidos ou destruídas. Porém, se você não consegue fazer isso, às vezes é mais fácil manter o cachorro em um determinado lugar, seguro e com brinquedos.

Diga sempre um “Não” bem firme

Quando os filhotes morder você ou algo, simplesmente diga um “Não” bem firme e então dê aos filhotes algo que eles possam mastigar que seja dele como um brinquedo ou até osso.

É fundamental sempre elogiar o filhote assim que parar de morder.

Elogie o que não envolva mordida

Como mencionamos anteriormente, sempre elogie o seu pet quando ele fizer qualquer brincadeira que não envolva mordida. O seu cão precisa compreender qual é o comportamento adequado.

Se você deseja aprender mais sobre adestramento, indicamos que você faça a leitura de nosso E-book da área de adestramento, Com o E-book , você aprenderá diversas técnicas infalíveis para colocar em prática. Conheça mais clicando na foto abaixo:

Adestrando meu pet em casa

 

Depois de ler sobre como fazer o cachorro parar de morder as coisas, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

O bem estar de seu cão é muito importante para nós!

Como adestrar um cachorro

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *