CachorroComo funciona o olfato dos cães?

24 de agosto de 2021by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Como-funciona-o-olfato-dos-caes-2.jpg

Que os cães são um dos melhores pets para se ter no mundo você provavelmente já sabe. Nenhuma outra espécie parece ter se adaptado tão bem ao convívio humano quanto os caninos.

E este convívio traz uma série de benefícios para ambos os lados. Um cão doméstico oferece proteção, garantindo que a pessoa tenha capacidade de defender sua casa, nem que seja através de um latido avisando que algo está errado. Há até mesmo cursos online que mostram como treinar seu cão para melhorar esta proteção, assim como os policiais.

Mas podemos citar outras situações onde a amizade entre cães e humanos se torna algo realmente especial. Podemos dizer, por exemplo, da provisão de carinho que é excelente para todos que vão adorar trocar afagos.

A própria caça muitas vezes só é possível com a presença de algum desses pets, trazendo resultados incríveis na captura de animais.

Mas sem dúvida nenhuma, algo bastante notável é a habilidade dos cães de farejar. Eles conseguem sentir muito dos aromas com uma distância impressionante, podendo revistar até mesmo pacotes muito bem fechados.

Posso citar como exemplo os cães farejadores, que depois de muitos anos acabaram aprendendo a detectar drogas ou até mesmo bombas em bagagens de aeroporto e outras situações.

Mas você sabe realmente como funciona o olfato dos cães?

Hoje gostaríamos de trazer uma aula interessante sobre o tema, falando bastante sobre as peculiaridades do olfato canino. Vamos conferir?

Como funciona o olfato dos cães?

Primeiramente é importante dizer que cada pet é único. Então, se o seu objetivo é treinar ele para fazer uma determinada tarefa, nem sempre será possível ter êxito.

Principalmente se levarmos em conta que a capacidade olfativa de vários pets varia de raça para raça. Por isso, tome muito cuidado com o tipo de tarefa que você vai tentar forçar, muitas vezes você pode exigir algo muito difícil ou impossível.

Mas de qualquer forma não vamos te ensinar nada aqui, e sim mostrar como é a biologia em geral envolvida no processo.

Qualquer dúvida extra nos chame nos comentários, ok?

omo funciona o olfato dos caes

Anatomia perfeita

Algumas semelhanças são possíveis de se notar entre os narizes na natureza. Sendo a principal delas o fato dele estar na frente do rosto.

Entretanto, os cães farejadores com as melhores habilidades possuem o rosto alongado e pontudo para que o nariz esteja à frente. E isto não é uma questão puramente estética.

Nós temos muita dificuldade para manter uma respiração onde parte do ar seja não expelida pelo nariz. Praticamente inspiramos e expiramos pelas mesmas vias.

Ou seja, muito dos aromas e essências que nós estamos em contato são repelidos quando há a expiração. Fazendo com que eles fiquem menos tempo em contato com as células detectoras de odor.

Os cães possuem um sistema onde isto não acontece, ou seja, o focinho é sempre utilizado para inspirar.

Isto facilita a entrada do fluxo de ar, que é crucial tanto para sentir os odores como também para ter uma maior capacidade pulmonar para correr.

Outro ponto interessante é a umidade do focinho. Você já deve ter reparado que o focinho do seu pet costuma ser sempre molhadinho, e esta umidade é um dos fatores que permite a detecção de odores de maneira bastante eficiente no ambiente.

Sendo capaz de fazer com uma pequena amostra de um cheiro uma grande descoberta que nos seria imperceptível.

Posicionamento 3D

Os cães possuem uma quantidade muito maior de células olfativas do que nós. Eles possuem uma capacidade fora do comum que traz uma interação com o ambiente muito mais intensa.

Entretanto as coisas não param por aí. O cérebro deles também aprendeu a detectar as coisas de maneira separada, onde uma narina terá ativações separadas da outra.

Sendo assim, o seu pet consegue entender de onde um cheiro está vindo, como se esta fosse uma habilidade sensorial que permitisse uma posição geográfica no ambiente.

Só para se ter uma ideia, nós possuímos em média uma marca de 5 milhões de células olfativas. Isto não chega nem perto dos cães, que possuem incríveis 300 milhões de células específicas.

Não só há um aumento de 60 vezes a nossa capacidade, mas também existe uma capacidade ainda mais desenvolvida, onde é possível aproveitar a função de cada uma separadamente.

Esta proporção permite com que o odor seja quase que um bilhão de vezes menor do que o normal e eles ainda tenham condições de encontrar.

Por isso os cães farejadores de drogas e bombas executam tão bem seu papel, porque praticamente qualquer fresta, por minúscula que seja, pode deixar passar uma quantidade suficiente de aroma.

Detecção de hormônios

Para você ter uma ideia, existem células olfativas especiais no céu da boca de um cachorro. Elas servem para captar até mesmo o cheiro de alguns hormônios que nós produzimos.

Com a convivência, muitos pets aprendem a sentir o cheiro do nosso humor, sabendo se estamos felizes ou tristes.

Entretanto, isto não é algo que todos terão capacidade de fazer. Até porque exige uma capacidade de empatia mais desenvolvida que nem todas as raças têm condições.

Como funciona o olfato dos caes 1

Um verdadeiro crítico culinário

É interessante pensar no que atrai um cão em uma ração qualquer. Porque é real que a maioria delas nem mesmo pareça ter algum cheiro.

Seja como for, os cães conseguem entender cada aroma separadamente, independente da mistura. Tanto que quando eles comem algo, podem também distinguir cada componente do prato de maneira separada.

E claro, este benefício acaba tornando possível com que os pequenos elementos de sabor em uma ração sejam devidamente apreciados.

Seria o candidato ideal para descobrir receitas secretas se ele tivesse a capacidade de falar.

Conclusão

Não é de hoje que os cães são ótimas companhias, mas com certeza sempre foram ótimos farejadores.

Gostou de saber como funciona o focinho do seu pet? Está interessado em tentar algumas coisas para explorar essas habilidades?

Qualquer dúvida sobre o tema estou à disposição para ajudar nos comentários, ok?

Até a próxima!

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nós!

Olfato de cães

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *