Sem categoriaSaiba quais são os cuidados essenciais para a higiene dos pertences dos pets

9 de junho de 2021by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/binquedo-para-cachorro-CAPA.jpg

 

Saiba quais são os cuidados essenciais para a higiene dos pertences dos pets

Os odores e o excesso de pelos deixados pelos animais exigem limpeza constante, mas não é qualquer produto que deve ser utilizado, pois, muitos podem causar alergia e até feridas nos animais, como irritação nos olhos e problemas respiratórios. 

Veja como fazer a limpeza dos pertences do seu pet de maneira adequada e sem riscos à saúde do animal ou do dono.

Limpeza do comedouro e bebedouro

O contato direto dos animais com esses itens faz com que eles precisem ser higienizados uma vez ao dia. Quando o cão ou o gato come, ou bebe água, eles acabam deixando um pouco de saliva no local. 

Pelos, saliva e restos de alimentos podem juntar bactérias e fungos, causando doenças no pet. Além disso, como os potes geralmente ficam no chão, outros animais também podem ter acesso a eles, como formigas e pássaros.

Evite usar desinfetantes que não sejam próprios para uso veterinário nem faça a limpeza apenas com água. Apesar de remover restos de alimentos, a água não esteriliza os objetos.

Além disso, tenha uma esponja exclusiva para a limpeza. Com ela, lave os itens com sabão neutro removendo toda a sujeira. Enxágue e deixe-os secando em local arejado.

Limpeza dos brinquedos 

Euforia

O adequado é sempre trocar o brinquedo do seu pet, pois quando muito velhos podem trazer riscos para a segurança, como soltar algum pedaço ou até mesmo machucar o animal.

Os brinquedos de plástico devem ser lavados com sabão neutro com a ajuda de uma esponja exclusiva para esse fim. Remova todos os resíduos e, se necessário, deixe o item de molho. Após a limpeza, enxágue com água corrente e deixe secar. Guarde os brinquedos apenas quando eles estiverem completamente secos.

Caso o seu pet goste de se divertir com bichinhos de pelúcia, lave o item à mão ou na máquina de lavar com sabão neutro e sem amaciantes. Enxágue com bastante água e deixe secar em local arejado e, se possível, com sol.

O ideal é que a higienização dos brinquedos seja feita semanalmente. Nunca guarde um item molhado ou sem realizar a limpeza para evitar a proliferação de germes e bactérias.

Limpeza de caminhas, panos, almofadas e roupinhas 

A frequência da limpeza desses itens deve ser realizada com maior frequência, pois conforme o animal vai usando, sujeiras vão sendo acumuladas, como pelo e restos de comida. Use um aspirador ou escova própria para eliminar os pelos acumulados antes de fazer a lavagem dos itens. 

Como esses acessórios podem conter ovos de pulgas, o ideal é deixá-los de molho quando for lavar, colocando-os no sol para secar bem. Antes de devolvê-los para o pet, passe um talco antipulgas para evitar que pulgas e carrapatos se proliferem no local.

Apesar de muitos não acharem higiênico, é possível lavar as roupinhas e cobertores dos pets na máquina de lavar. Porém, elas não devem ser lavadas com as roupas das pessoas. 

Além disso, é preciso uma pré-higienização para evitar o acúmulo de pelos e outras sujeiras no equipamento. Depois de lavadas, é fundamental fazer uma limpeza completa com água sanitária antes de utilizar a máquina novamente.

Limpeza das escovas de pentear

Remova todos os pelos acumulados. Encha uma tigela ou balde com água morna e, em seguida, adicione uma pequena quantidade de desinfetante específico para uso em animais de estimação, sabão neutro ou água sanitária. 

Coloque a escova no recipiente e deixe-a de molho por cerca de 15 minutos. Em seguida, lave com detergente neutro, enxágue bem e seque-a completamente com a ajuda de um secador de cabelo. 

Para finalizar, seque com a ajuda de um pano macio e que não solte fiapos.

Limpeza da caixa de areia 

As caixas de areia devem ser lavadas e desinfetadas a cada dois dias. Jogue toda a areia fora, despeje água e um pouco de desinfetante e esfregue o recipiente com uma esponja exclusiva. 

Antes de colocar a areia nova, certifique-se que a caixa esteja completamente seca.

Fontes

Cobasi

Rei dos Animais

G1

Como Limpar

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *