CatsGatosGatos Anões: curiosidades desta raça

29 de setembro de 2021by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Gatos-anões-conheça-mais-sobre-esta-raça-2.jpg

Semelhante ao Dachshund, também conhecido por cachorro salsicha por ter características físicas semelhantes, estes gatos são a febre do momento. Baixinho, cumprido e curioso, conheça mais sobre os Gatos Anões, que são o puro sinônimo de alegria e fofura.

Sendo assim vamos tomar um tempinho hoje para falar dessas fofuras que são os gatos anões, ou Munchkin, para os íntimos.

O que são Gatos Anões?

Gatos anões conheça mais sobre esta raça

São gatos domésticos, porém diferentes dos felinos mais comuns. Sua principal diferença são as patas curtas o que os torna mais baixos, recebendo assim o nome de Gatos Anões. Gatos Salsichas e  também são chamados de Munchkin que é o seu nome de origem. 

Infelizmente assim que descobertos, os gatos anões foram criticados, rejeitados e até considerados aberrações por serem diferentes, mas depois de conhecidos e espalhados pelo mundo, muitas pessoas passaram a adotá-los.

É um gato que não pode ser cruzado entre sua raça, devido a isso eles nunca terão um pedigree puro, ou seja, sempre serão híbridos, mas as patas curtas e troncos longos permanecerão como característica em comum.

História da Raça

Como a maioria dos animais, não se sabe a data exata do surgimento dos gatos anões, porém pesquisas apontam sua existência por volta da década de 40. Sua história começou com um veterinário britânico, que encontrou cerca de 4 raças semelhantes.

Devido a uma mutação espontânea, os gatos anões foram acasalados com outras raças, o que resultou em gerações diferentes, cores diferentes, porém ambos com patas curtas. Esse episódio aconteceu antes da Segunda Guerra Mundial.

Por um tempo sua linhagem não fora mais encontrada, até que em Louisiana, nos Estados Unidos em 1983, uma gata anã foi encontrada por uma professora, que a batizou com o nome de Blackberry e para sua alegria a gata estava prenha.

Após dar à luz aos filhotes, a raça dos gatos anões foi exposta num programa de TV na cidade Nova York pela Associação Internacional de Gatos (TICA), passando assim a serem conhecidos no ano de 1991.

Características físicas da raça

Patas curtas são a sua principal característica, porém gatos anões também tem o tronco alongado, assim como o cachorro salsicha. Devido as patas traseiras terem alguns decímetros maiores eles tendem a ficar em pé apoiando-se somente nelas.

Geralmente o macho é maior que a fêmea, podendo pesar de 3 a 5 kg, já a fêmea pesa de 3 a 4 kg. Conforme TICA (Associação Internacional de Gatos) os Munchkins são separados em dois grupos, os de pelos compridos e os de pelos curtos.

Suas cores são comuns podendo ser, preto com branco, rajados, marrom com branco, amarelo listrado. A maioria dos gatos anões possui olhos grandes e rostos mais arredondados.

O peso da raça Anã geralmente não passa dos 5 kg saudável, porém se estiver obeso poderá pesar até 9kg, o que pode não ser bom, pois poderá ter dificuldade de caminhar e correr, por isso o seu desenvolvimento requer muito cuidado e atenção.

Cuidados gerais

Gatos anões conheça mais sobre esta raça 1

Esses felinos por terem patas curtas possuem algumas limitações, como por exemplo: evitar que fiquem presos ou caminhem por lugares altos, pois cair de uma altura significativa, pode feri-los gravemente.

Os demais cuidados é que os gatos anões e qualquer outras raças precisam, como:

Potes de água e comida limpos – além de amar comer em locais limpos, fazendo isso, poderá ser evitado muitas doenças graves transmitidas bactérias, que talvez não são visíveis aos olhos, então tome cuidado!

Caixa de areia sempre higienizada: Não é preciso nem mencionar que as fezes contém parasitas, vermes e bactérias, não é? Portanto a caixa de areia precisa ser totalmente limpa dentro e fora, e pelo menos uma vez por semana lavá-la com água  e sabão. 

Carinho sempre que solicitado: sim é isso mesmo que você leu, gatos em geral são independentes e gostam de espaço, respeite isso, mas quando ele quiser carinho não perca a oportunidade de dar muito carinho.

Atenção: observe sempre como está a energia, o olhar, a fome e o sono do seu gatinho, são cuidados que sempre devem ser mantidos, com isso você saberá perfeitamente o estado de saúde dele, podendo evitar que fique doente.

Veterinário e vacinas – a cada 6 meses pelo menos leve-o ao veterinário, atente-se as datas exatas de cada vacina e nunca medique-o sem prescrição do clínico especialista em animais. Ah! Evite dar banhos em casa, os felinos precisam e preferem o seu cheiro natural.

Importante: Devido às patas curtas, os gatos anões têm a tendência de sofrer com dores articulares, o que requer cuidados dobrados em os locais que ele terá acesso para que se evite quedas e pulos de lugares altos. Adapte o ambiente em que estiver inserido.

Personalidade natural desta raça

Por serem muito ativos os gatos anões precisam de espaço, mesmo que tão pequenos, então permita que eles explorem e corram pelo ambiente. Deixe-os cansar para que tenham uma rotina de sono adequada.

Os Gatos anões são independentes, assim como a maioria dos felinos, no momento que desejar eles vão até os seus donos a procura de carinho, dessa forma não ficarão irritados por serem muito tocados. Calma eu sei que será  difícil não amassar de tão fofos que são!

Eles são muito inteligentes, tem facilidade em aprender bons ou maus comportamentos. Sabendo de suas habilidades, aproveite para explorar e ensinar truques para gatos ou até permitir ser ensinado por um adestrador.

Essa raça não é muito comunicativa, ou seja, são poucas as vezes que o ouvirá  miar, o que é super normal. Mesmo sendo um pouco silencioso ele não deixa de ser brincalhão e curioso com tudo vê pela frente. 

Conclusão

Lembrando que só na ilha Furtada do Rio de Janeiro, com cerca de cinco quilômetros de circunferência, existem mais de 300 gatos, se só nessa ilha tem tudo isso, imagina quantas espécies tem no mundo todo! 

De fato a raça dos Gatos Anões, entre muitas outras, se destaca por ser diferente e ao mesmo tempo ter tantas qualidades. Dos relatos de pessoas que tiveram e tem essa raça eles garantem muita alegria e diversão.

Conte nos comentários o que mais lhe chamou atenção nesse felino tão pequeno e esperto. Você quer ter um?

O bem estar de seu gato é muito importante para nós!

Gatos anões

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *