Gatos precisam tomar banho?

Gatos precisam tomar banho?

Gatos precisam tomar banho

Gatos são animais muito conhecidos pela sua higiene aparentemente estão sempre limpos , sabemos que eles tomam seu banho de forma diferente da dos cães, sua própria língua é quem faz essa limpeza.

Mas sera que somente a língua do gato é o suficiente para uma limpeza total, sera que eles conseguem com a língua retirar todo tipo de sujeira que possa existir em seu corpo?

Não é a coisa mais comum ver gatos tomando banho em pet shop, os campeões de banhos em pet shop são os cães, que geralmente uma vez por semana estão la tomando seu banho para ficar limpinhos.

As duvidas surgem na cabeça de seu tutores que geralmente não sabem como agir nesta questão de banho em gatos, alem disso existe uma crença que diz que gatos detestam água.

Existem algumas pesquisas sobre este assunto e as opiniões são diferentes umas das outras , a quem acredite que gatos podem tomar banho e a quem acredite que gatos não devem tomar banho.

Vamos falar neste conteúdo um pouquinho sobre esses dois lados apresentando as diferentes opiniões, quando a questão se gatos precisam tomar banho.

Fique conosco ate o final deste conteúdo converse com seu veterinário e descubra qual sera a melhor forma que você deve adaptar a rotina de banhos ou não em seu gato.

Afinal gatos precisam tomar banho?

Afinal gatos precisam tomar banho

Segundo alguns veterinários, sim gatos precisam tomar banho estes veterinários acreditam que apenas a limpeza dos pelos com a língua pode não ser o suficiente para uma limpeza perfeita.

Principalmente para aqueles gatos que não vivem somente dentro de casa, estes gatos tema probabilidade de estarem sempre mais sujos pois vagam pelas ruas , trazendo assim muita sujeira em seu corpo.

Ainda assim gatos que circulam pela rua acabam sempre se metendo em brigas e voltam geralmente com pequenos machucados e sangue em seu pelo, por isso esses gatos precisam tomar banho sim.

Também exitem alguns casos em que os gatos sofrem com  doenças de pele sendo de extrema necessidade banhos terapêuticos para a cura destas doenças,sem esses banhos terapêuticos o tratamento não tem sucesso.

Alem destas questões que falamos estes profissionais acreditam que a quantidade de pelos que o gato possui não seja totalmente eliminada apenas com a limpeza da linguá dos gatos.

Não sendo totalmente eliminada esta quantidade de pelos o gato ainda pode  estar ingerindo mais pelos do que o seu estomago suporta, fazendo assim com que eles vomitem e fiquem com desconfortos abdominais.

Por isso banhos em pet shop podem contribuir ainda mais para a saúde de seu gato, segundo esta turma que acredita que gatos precisam tomar banho, portanto de uma conversada com seu veterinário e veja oque melhor irá se adaptar na vida de seu felino.

E agora vamos falar um pouquinho sobre a turma que acredita  que gatos não devem tomar banho, vejamos as suas explicações!

Porque gatos não devem tomar banho?

Porque gatos não devem tomar banho

Segundo alguns veterinários gatos não são animais que precisem tomar banho, pois já possuem o poder de limpeza em sua própria linguá, eles conseguem fazer a limpeza necessária através de seus próprios cuidados.

Eles acreditam que o banho seria algo tao estressante para o gato que mais traria malefícios do que benefícios,pesquisas comprovam que o índice de glicemia dos gatos dobra no momento de banho.

Este índice de glicemia é decorrente do nível de estresse, oque reforça a teoria de que gatos detestam água,banhos em pet shop são muito estressantes devido a todo o processo a qual o felino é exposto.

Veja alguns exemplos do processo ao banho em pet shop:

  • Transporte
  • Barulhos
  • Cachorros
  • Aguá
  • Pessoas estranhas

Todos sabemos que gatos são animais que não gostam de mudanças ,não é mesmo muito menos entrar em uma caixa transportadora.

Gatos não são animais que gostem muito de barulho , geralmente estão bem acomodados em seu cantinho sem muita exposição e barulhos.

A maioria dos gatos tem medo de cães, aso raros os casos em gatos curtam a presença de cães.

Sabemos também que a maioria detesta água, fugindo sempre.

Não são muito sociáveis gostam bastante de estar apenas na companhia de seus donos, pessoas estranhas causam espanto.

Estes seriam alguns dos motivos pelos quais os gatos não devem ser expostos a banhos, o nível de estresse e tão grande que só tarara malefícios segundo esta parcela de veterinários.

Ainda alem de tudo isso ,eles acreditam que o banho prejudicaria a pele do animal devido a retirada do óleo natural que eles possuem em sua pele, fazendo com que eles tenham serias doenças de pele.

São opiniões contrarias mas todas baseadas em algum fundamento ou pesquisa feita a anos, porem devemos deixar bem claro que seria muito importante que você levasse em consideração a relação que você tem de confiança com seu veterinário.

Converse com ele e tire suas próprias conclusões sobre este assunto e decidam juntos se você ira adaptar o banho na rotina de seu felino ou não, existem gatos que realmente precisam toma banho.

Detalhes sobre o banho em gatos!

Detalhes sobre o banho em gatos

Em alguns casos onde o animal tem doenças de pele e realmente necessite tomar um banho, ele pode der feito com alguns cuidados especiais que iremos listar abaixo:

  • Secagem tem que ser muito bem feita.
  • O gato não deve estar estressado já antes do banho.
  • A água tem que estar na temperatura de morna para fria.
  • Não devem ser usados perfumes
  • Shampoos devem ser neutros
  • Sopradores não são aconselhados devido ao barulho muito alto.
  • Não expor o gato em gaiolas ao lado de cães.

Quando pequenos fica bem mais fácil esta adaptação para o banho,eles acabam se acostumando devido  já serem acostumados desde pequenos, mesmo assim em caso de banho em gatos , eles não devem tomar com a mesma frequência que os cães.

Aqueles que acreditam que os gatos devem tomar banho, diriam que o banho em gatos pode ser dado de seis em seis meses, um tempo bem diferente do que costumamos ver cães tomando banho.

As opiniões são diferentes umas das outras por isso acreditamos que é muito importante avaliar bem cada situação e assim tomar uma decisão adequada a cada caso, pensando sempre no bem estar de seu gato.

Seu veterinário sera sempre o melhor amigo e melhor conselheiro a qualquer momento da vida de seu animal!

Esperamos que com estas informações você consiga entender um pouco mais sobre a vida de seu felino!

O bem estar de seu gato é muito importante para nós! Viva os animais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *