GatosGatos sentem calor ?

3 de março de 2020by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Gatos-sentem-calor.jpg

Vamos falar um pouco sobre os nossos amigos felinos, afinal eles são puro amor e merecem os maiores cuidados também, será que os gatos sentem calor, este é o assunto deste nosso novo conteúdo ,gatos são um pouco diferentes dos cães , mas também tem as suas necessidades de cuidados especiais.

Conhecidos com animais independentes e muitas vezes mal interpretados por quem não conhece os gatos, passam por animais um tanto egoístas , oque não é verdade quem conhece gatos e é  gateiro ou gateira de carteirinha sabe o quanto os gatos podem ser carinhosos e especiais .

Por isso hoje neste conteúdo feito especialmente pensando em gatos , vamos descobrir se os gatos sentem  calor, como funciona esta questão no organismo deles, como é o comportamento de um gato que sente calor, se é que eles sentem calor.

Soa um pouco estranho perguntar se gatos sentem calor, afinal nos humanos sentimos bastante o calor nos dias mais quentes, e os gatos sentem calor também,nem sempre sabemos tudo a respeito de nossos amigos, como sabemos que somos diferentes uns dos outros, podemos sim ficar em duvida.

Em nosso blog  Viva os animais temos outros conteúdos relacionados aos felinos, da uma olhadinha lá e confere outros conteúdos que foram feitos especialmente pensando em gatos, e vamos logo ao que interessa, fica ligadinho ate o final conosco, temos dicas bem legais sobre os nossos amigos gatos.

Afinal gatos sentem calor ?

Afinal gatos sentem calor

Você sabia que a origem dos gatos é da Africa, sim os gatos surgiram primeiramente na Africa tendo assim uma tolerância maior ao calor, porém gatos sentem calor sim , eles podem sofrer bastante com o calor , cuide para que ele esteja sempre bem refrescado nos dias mais quentes.

Sempre escutamos falar que os gatos tem horror a água não é mesmo, mas e nos dias quentes , oque posso fazer para aliviar ele, se nem ao menos um banho ele gosta de tomar, hoje alguns donos já optam pelo banho e tosa para gatos, as pets já estão acostumadas, mas acreditamos que não seja a melhor opção já que o banho pode gerar um estresse enorme para eles.

Existem outras maneiras para que os gatos se mantenham arejados e sentindo menos calor, e é sobre isto que iremos falar neste conteúdo, como aliviar o calor de meu gato, como ele mesmo pode se refrescar nos dias mais quentes do verão?

Alem de descobrirmos que gatos sentem calor ainda vamos falar um pouquinho sobre o risco de insolação em gatos , sim os gatos podem sofrer insolação se você não tomar os devidos cuidados para refrescá-lo,sabemos que eles adoram deitar no sol ,mas cuidado sol demais pode fazer muito mal aos felinos.

Estes seres nos ensinam cada coisa que não podemos imaginar, cada vez mais ficamos impressionadas com o tanto de informações que o mundo animal nos reserva , isto só prova o quanto devemos evoluir a cada dia e cuidar destas criaturas que dependem de nós pra tudo.

Cuidados com meu gato nos dias quentes

Cuidados com meu gato nos dias quentes

É muito importante que você fique atento nos dias mais quentes , observe os sinais para saber como anda a temperatura de seu gato, como já dissemos eles adoram ficar deitadinhos aproveitando o sol, mas em certos horários é melhor que você não o deixe ficar por tanto tempo exposto ao sol.

O calor excessivo pode causar diversas complicações na saúde de seu gato uma delas é a insolação ela pode levar o gato até a morte, com muita exposição ao sol seu gato pode sofrer com a hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal podendo desencadear serias reações no organismo, levando seu gato até a morte .

Em gatos brancos e com olhos claros o calor pode ser mais severo, cuide para que seu gato fique protegido, as temperaturas muito altas com um certo tempo de exposição dos gatos podem causar  queimaduras nas orelhas e no nariz principalmente dos gatinhos brancos.

Os gatos tem uma certa dificuldade em se auto resfriar, eles se refrescam através de seu banho com a própria saliva, porem as vezes esta tão quente que eles não conseguem fazer o processo por inteiro , e assim não conseguem se refrescar e começam a sofrer com o calor.

Como posso ajudar meu gato se refrescar ?

Como posso ajudar meu gato a se refrescar 

Provavelmente seu gato viva dentro de casa não é mesmo, vale nos dias de calor utilizarmos os ventiladores e até mesmo ar condicionado assim como nós eles vão conseguir se refrescar bastante com estas mordomias da vida moderna que se leva hoje.

Janelas abertas quando vamos sair e deixar nosso gato sozinho, valem também para que refresque um pouco o ambiente porém temos que  ter nossas janelas teladas para que não ocorra nenhum tipo de acidente com eles,As cortinas devem ficar baixas , principalmente em janelas que recebam o sol diretamente.

Aguá fresquinha sempre é muito importante, a troca de água faca  da água  deve ser diariamente , para esta aguá fique sempre fresquinha, você pode também colocar cubos de gelo na água deles, eles vão amar alem de ter água bem fresquinha,existe uma brincadeira muito legal que é de congelar a comida úmida deles e oferecer alem de refrescá-lo ele vai amar .

Você sabe que eles tomam banho com a própria linguá , uma escovação por dia com uma escova especialmente feita para eles, vai auxiliar e muito na limpeza dos pelos ajudando que eles se refresquem mais rapidamente, principalmente quando estivermos falando dos gatos de pelo longo, estes precisam ser escovados de preferencia todos os dias.

Outra dica é de que você mesmo de banho em seu gato, se você pegar um lenço umedecido e passar na cabeça, e costas de seu gato ele já se sentira muito refrescado e não esqueça de escovar seus pelos removendo todos os pelos mortos e o ajudando a se livra do calor.

Caso seu gato goste de água você pode mandar ele para o banho em uma pet , ou pode ate mesmo ter uma piscina especial para ele em sua casa, não são todos os gatos que curtem a água, mas alguns que são acostumados desde pequenos gostam bastante e vale tentar pois certamente vai refrescar bastante seu felino.

Posso viajar com meu gato no verão ?

Posso viajar com meu gato no verão

Sim se necessário você pode viajar com seu gato no verão mas é muito importante que primeiramente ele seja transportado de maneira correta, você pode optar por fazer esta viagem logo cedo no incio da manha ou bem ao final da tarde quando as temperaturas são mais baixas.

Porém se você realizar uma viagem longa, daquelas que você vai acabar passando o dia todo no carro, você deve fazer paradas com seu gato hidratá-lo oferecendo água durante  toda a viagem e principalmente nunca deixe seu gato sozinho no carro ele pode morrer asfixiado.

Se você notar alguns sintomas diferentes em seu gato nos dias de muito calor procure imediatamente o veterinário para que juntos vocês consigam resolver o problema dele, não esqueça muito calor pode trazer graves consequências para a saúde de seu gato , inclusive levá-lo a morte então fique de olho.

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo as informações que procurava auxiliando a lidar com seu felino para que ele tenha uma vida longa e saudável !

O bem estar de seu gato é muito importante para nós ! Viva os animais !

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *