CachorroOque é preciso para um cão viajar de avião?

11 de agosto de 2021by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/oque-é-preciso-para-um-cão-viajar-de-avião.jpg

As viagens dentro de um avião com cachorro podem ser estranhas para algumas pessoas, porém é super comum que isso ocorra nas companhias áreas. Afinal oque é preciso para um cão viajar de avião?

Pois, por motivos de viagens longas de férias ou por conta de mudanças, os pets precisam acompanhar os seus tutores, e o avião é a melhor maneira para que isso ocorra. 

Porém, para que isso ocorra, existem diversas regras e procedimentos para se seguir com o objetivo de garantir o conforto e a segurança do seu amiguinho durante o voo. Muitos Cursos  ensinam técnicas sobre como acalmar os seus bichinhos em viagens longas.

Pensando sobre isso, reunimos neste artigo algumas dicas e informações que podem ser muito úteis para que você saiba como organizar as suas viagens, e evitar assim as possíveis dores de cabeça de uma viagem com animais.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Viajar de avião com pet é permitido?

Viajar com pet é permitido

Sim, dentro das principais companhias aéreas brasileiras, é permitido viajar de avião com o seu pet. Porém, não existe nenhuma legislação específica adotada pelas companhias áreas. Portanto, cada companhia aérea possuirá as suas próprias regras.

Sempre antes de planejar viajar, você deve se informar sobre as regras das companhias aéreas. Fazendo com que você possa comprar as suas passagens com a companhia cuja política de transporte de animais pareça mais agradável para você.

Como solicitar os devidos serviços para viajar com o cachorro?

Se você deseja solicitar o serviço e viajar com o seu pet, você deverá pagar uma taxa, que poderá ter inúmeros preços em cada companhia aérea.

Se você tem o desejo de solicitar a inclusão do seu cachorro no voo, você deverá entrar em contato com o atendimento da empresa área e fazer o pedido de incluir o seu pet no valor do voo. E assim, a atendente irá lhe passar as devidas instruções para dar andamento ao processo junto com a companhia aérea. Se a quantidade de animais ainda não foi excedida, o atendente pedirá alguns documentos, como por exemplo, atestado de saúde e carteira de vacinação do cachorro.

  • Certificado Zoossanitário Internacional;
  • Passaporte do cachorro;
  • Laudo de sorologia;
  • Apresentar um comprovante da implantação do microchip no cachorro, ou mostrar a tatuagem de identificação.

O cachorro pode viajar sozinho de avião?

Sim, porém dependerá de cada companhia. Como por exemplo, a Azul não leva o cachorro sem o dono, já a Gol e a Latam fazem esse serviço, porém é preciso procurar diretamente a companhia para receber as devidas instruções para que seu cachorro possa viajar sozinho.

É essencial que o dono se informe sempre com antecedência sobre as regras da companhia, porque além de pagar a taxa para o transporte do animal, ele deverá ter os devidos cuidados com o pet.

Se a companhia aceitar levar o seu pet sozinho, sempre procure saber onde acontecerá o desembarque, pois alguém deverá recepcioná-lo.

Quanto custa uma passagem de avião para os pets?

Podemos definir que o avião é o transporte mais seguro que existe e, viajar com seu pet não será uma coisa muito barata, em alguns casos as passagens podem ficar até mais caras que a sua própria passagem.

Cada companhia aérea terá a sua própria taxa com o seu devido valor, porém se esperar que uma viagem para os pets de ida e volta fique em torno de 400 reais.

Os valores dependem de diversos fatores, como tamanho do cachorro, a disponibilidade no voo, o peso do animal e a personalidade do pet.

Se você deseja saber mais sobre os valores, verifique diretamente no site das principais companhias aéreas brasileiras: Tam, Azul e Gol.

Se for possível, busque saber se as companhias oferecem capacitação para os seus funcionários, com o objetivo que elas saibam sobre o que estão fazendo.

Documentação necessária para viajar com o pet

documentação necessaria para viajar com pets

A documentação irá depender do destino e da companhia que foi escolhida.

Veja a seguir  oque é preciso para um cão viajar de avião, os documentos que normalmente são exigidos pelas companhias aéreas:

Viagens Internacionais

  • Carteira de vacinação do cachorro;
  • Certificado Zoosanitário Internacional (CZI);
  • Certificado Veterinário Internacional (CVI);
  • Atestado Sanitário;
  • Laudo Sanitário.

Alguns países exigem que o animal tenha um microchip implantado que será sob a pele ou em forma de tatuagem. Os dois métodos funcionam como uma espécie de RG, que será a identificação do seu pet.

Viagens Nacionais

  • Atestado de saúde;
  • Carteira de vacinação;
  • Comprovante de vacina antirrábica.

É essencial comentar que essa lista é sobre alguns documentos, se você deseja saber sobre todos você deverá consultar as regras da companhia aérea que você deseja viajar com o objetivo de não ser pego por nenhuma surpresa com alguma exigência na qual você ainda não conheça.

O cachorro será transportado dentro da cabine ou no compartimento de carga?

Se você deseja viajar de avião com cachorro pela companhia Azul, Latam ou Gol, vai ficar feliz em saber que é bem possível levar o seu pet contigo na cabine do avião. Desde que o seu cachorro se enquadre dentro das regras de cada companhia aérea.

A Azul não faz o transporte dos pets dentro do compartimento de carga, somente dentro da cabine, porém existe o limite de que o cachorro e a caixa transportadora devem ter no máximo 5kg. 

Outras companhias que fazem transporte de animais com porte maior somente permitem que eles façam a viagem dentro do compartimento de carga viva. Pode ficar tranquilo, existem uma incrível estrutura para transportar o seu pet da melhor maneira possível.

Depois de ler sobre exigências para fazer uma viagem aérea com cães, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

O bem estar de seu cão é muito importante para nós!

viajar com cães

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *