CachorroPor Que É Importante Lavar Seu Cão?

22 de abril de 2022by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Porque-é-importante-dar-banho-regularmente.jpg

É importante lavar seu cão regularmente porque isso ajudará seu cão a parecer, sentir e cheirar bem.

Quando seu cão não é lavado há muito tempo, o acúmulo de poeira, sujeira e óleos pode impedir que a pele “respire” corretamente e bloqueie os poros. 

Eles também podem se sentir gordurosos quando você os acaricia e, sem dúvida, cheiram bem, o que torna o abraço do seu cão muito menos agradável do que deveria ser.

Lavar regularmente o seu cão também evitará o acúmulo de fungos e bactérias na pele, o que pode causar infecção. 

E se o seu cão tiver alguma ferida, a lavagem ajuda a evitar que bactérias e outras coisas desagradáveis ​​entrem nele.

Se você tem uma raça oleosa como um Newfoundland ou um Labrador, lavar seu cão regularmente ajudará a evitar que ele desenvolva aquele cheiro distinto de cachorro. 

Você precisa lavá-los com frequência suficiente para mantê-los limpos e permitir que os óleos velhos e sujos sejam lavados de sua pele, incentivando a produção de óleo novo. 

Mas lavar com muita frequência removerá esses óleos e ressecará a pele e o pelo do seu cão.

Chegando à estação de troca de pêlos, você deve lavar seu cão com mais frequência para ajudar a soltar o pelo morto. 

Um banho rápido e algumas escovações depois ajudarão a remover muitos pelos mortos que seu cão está mudando. 

Isso significa menos pelos flutuando em sua casa e um cão que se sente muito mais confortável. 

No entanto, você ainda não deve lavar seu cão com mais frequência do que uma vez por mês.

Prevenção De Pragas E Outros Problemas

Se o seu cachorro já está sofrendo de parasitas irritantes como carrapatos e pulgas, banhá-los com xampu de pulgas várias vezes por semana é uma das melhores maneiras de matar esses insetos e seus ovos.

Enquanto isso, se o seu cão sofre de dermatite atópica ou outros problemas de pele por causa de alérgenos com os quais eles entram em contato, o banho regular ajudará a remover as partículas ofensivas de sua pele e pele e, esperamos, evitar irritação e coceira.

Os banhos de corpo inteiro nem sempre são necessários, pois esfregar com um pano úmido geralmente é suficiente. 

Por exemplo, se o seu cão sofre de febre do feno , dar-lhe uma massagem após os passeios ajudará a remover o pólen do pelo e evitar irritações na pele.

Com Que Frequência Você Deve Lavar O Seu Cão?

A frequência com que você deve lavar seu cão com xampu é aproximadamente a mesma frequência com que você deve dar banho em seu cão. 

Você pode lavar seu cão até uma vez por mês, ou deixá-lo uma vez a cada três meses, tudo depende de quão sujo é o seu cão.

Às vezes, se o seu cachorro estiver nadando ou rolando na poeira, apenas um enxágue rápido com a mangueira ou uma esfregada com uma toalha será suficiente para limpá-lo, então você nem sempre precisa tirar o xampu do cachorro e condicionador.

Ao lavar o seu cão utilize sempre produtos concebidos para cães, pois estes são formulados para manter o equilíbrio natural do Ph da sua pele. 

A barreira da pele de um cão é muito mais alcalina do que a de um humano, o que significa que o xampu e o condicionador humanos são muito fortes para o seu amigo peludo e perturbam o equilíbrio do Ph da pele do seu cão. 

Os produtos para cabelo humano tornarão a barreira da pele mais ácida, causando vermelhidão, inflamação e pele seca.

Com Que Frequência Você Deve Lavar Seu Cão Com A Pele Seca?

Alguns cães precisam ser lavados com mais frequência do que uma vez por mês e isso geralmente ocorre porque eles têm uma condição que requer tratamento com um xampu medicinal.

Cães com pele seca, alergias ou outros problemas dermatológicos geralmente precisam de banhos regulares com um xampu medicamentoso para aliviar os sintomas e melhorar a condição da pele e do pelo. 

Tomar banho com xampu de aveia também pode acalmar a pele irritada.

Se o seu cão tiver problemas de pele e precisar de banhos medicamentosos regulares, você deve seguir o cronograma de banho conforme indicado pelo seu veterinário

Normalmente, você pode esperar lavar seu cão uma vez por semana.

No entanto, alguns cães podem exigir banhos ainda mais frequentes, se o seu cão foi infectado com MRSP, o equivalente canino ao MRSA, ele precisará de banhos com antibióticos uma vez por dia, além de ingerir tratamento com antibióticos.

Veja os melhores acessórios para pet.

Com Que Frequência Você Deve Lavar Seu Cão Com Pulgas?

Se o seu cão está sendo incomodado com pulgas e carrapatos, ele precisará de banhos com xampu de pulgas uma ou duas vezes por semana para matar as pulgas e seus ovos e acabar com a infestação em seu cão.

Esses xampus não dão muita proteção ao seu cão depois de enxaguados, então você ainda deve usar um tratamento tópico para ajudar a evitar que pulgas e carrapatos pulem em seu cão em primeiro lugar.

Saiba mais sobre como dar banho em seu pet, clique aqui.

 

O bem estra de seu pet é muito importante para nós!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *