Porque cachorro uiva? Curiosidades-2019

Porque cachorro uiva?

Porque cachorro uiva

Hoje nos da Viva os animais, resolvemos falar um pouquinho sobre,  porque  cachorro uiva, este e  um  dos comportamentos que acompanha os cachorros desde muito tempo , e na verdade ainda causa muitas duvidas em seus tutores e estamos aqui para lhe ajudar .

Sofrimento, tristeza, dor , instinto oque sera que faz esses nossos amigos uivarem,  em alguns casos uivam até de maneira incansável,se houve la de longe de um quintal de um vizinho , um cão uivando, sera que ele esta triste, esta com alguma dor? Oque posso fazer neste caso?

Vamos tentar com este conteúdo passar a maior parte de informações possíveis para que você entenda porque  cachorro uiva, oque os motiva a uivarem e porque eles tem este comportamento que intriga tantos tutores que acabam na maioria das vezes sem saber oque fazer com este comportamento.

Existe uma cena clássica de filmes, lobos ou cães em uma linda noite de lua cheia, uivando melancolicamente, mas fique sabendo não e somente nas noites claras de lua cheia que eles uivam, ao contrario eles uivam durante o dia e também em luas que não sejam somente a lua cheia.

Continue lendo este conteúdo ate  o final e descubra porque cachorro uiva, quais as causas deste comportamento na vida dos cachorros , oque pode ser feito ,podemos fazer alguma coisa quando eles uivam ?

Uivar é uma herança dos lobos? 

Uivar é uma herança dos lobos

Sim uivar e uma herança dos lobos, através de algumas pesquisas descobriram que  o motivo de os lobos uivarem e uma forma de comunicação entre eles,assim como também  e uma forma de comunicação os latidos entre os cães.

A comunicação entre membros de  uma mesma alcateia ocorre através de uivos diferentes entre eles e ate vocalizações flexíveis em situações muito diversas. O som do uivo e bem alto atinge uma distancia enorme e ate aqueles que possam estar  perdidos do bando podem escutar  a longas distancias e assim reencontrar seus parceiros de caminhada.

Acredita-se assim que os uivos não são somente uma forma de demonstrar tristeza, melancolia ou qualquer tipo de dor , mas também são um meio muito importante de comunicação entre eles em diversas situacoes.

Segundo alguns especialistas o uivo pode seu uma forma de um grupo demonstrar algum tipo de perigo a sua volta,também pode ser uma maneira de reunir a alcateia , uma maneira de localizar suas presas.

Mas  e os cachorros geralmente eles não vivem em bandos, não costuma se perder, nem ao menos caçar? Porque o cachorro uiva? Alem latir eles ainda uivam, qual e a explicação para este comportamento?

O porque cachorros uivam?

O porque cachorros uivam

Primeiramente e importante lembrar que os cachorros são descendentes de lobos, sim eles são! E por isto que a vários instintos de seus ancestrais  em cães domésticos  , mesmo nossos cães domésticos, tem os seus instintos aflorados em alguns momentos.

Quando eles escondem aquele ossinho para comer depois, quando destroem aquele lindo brinquedo que você comprou com tanto carinho para ele, isso nada mais e do que a herança de sua vida passada, seus antepassados sendo representados ali nestes e outros comportamentos.

Então podemos dizer que o cachorro uiva também na  intenção de se comunicar , os cachorros se comunicam também através de uivos e não somente latidos. E importante deixar claro que  uivos não significam necessariamente uma forma de tristeza ou dor.

Com o uivo os cachorros atingem um tom bem mais alto que o do latido  , pode ser uma forma de se comunicar com outros cães que estejam distantes ,sem a forma visual eles  podem se comunicar através dos uivos já que se escuta um uivo a quilômetros.

Portanto o som de uivar serve como uma forma de comunicação entre os cães ,assim como era entre os lobos, existem inclusive racas que costumam uivar muito mais do que latir,  deixamos como exemplo a raca  husky siberiano.

As racas que convivem a mais tempo com os humanos tem um tendencia bem menor em uivar, geralmente se comunicam melhor através de latidos.Portanto chegamos a conclusão, de que, o porque cachorro uiva: Vem de um comportamento, sendo uma herança de seus antepassados e forma de comunicação entre eles.

Pesquisas constaram que os cachorros podem uivar também por algum tipo de estimulo não se sabe ainda exatamente oque ocasiona este estimulo, alguns cães quando escutam sons de sirene ou ambulância, uivam enquanto escutam esses sons, inclusive em coletivo, na vizinhança geralmente quando um uiva os os outros respondem com uivos também.

Alguns significados do uivo no comportamento dos cães:

  • Cadelas no cio: E muito comum que os cães machos uivem quando sentem que tem uma cadela no cio, afinal querem garantir a reprodução de sua especie.
  • Chamar a atenção de seus tutores: eles podem estar querendo demonstrar que a  presença de alguém não conhecido um estranho a vista, pode fazer que os cachorros uivem. Chamar a atenção para si de seu tutor querendo brincar ou ate comer.
  • Solidão: Se o cachorro costuma ficar muito tempo sozinho, sem a presença de seu tutor por muitas horas isto pode ocasionar muita tristeza fazendo com que ele comece a uivar para demonstrar sua solidão .
  • Tédio : Um cachorro que não brinque nunca , que não passeie e não se exercite de alguma forma, também pode uivar bastante.
  • Medo da separação:Os cães sentem quando seu donos iram sair e se ausentar por algum tempo , isto gera uma ansiedade e o medo de ficarem muito tempo sozinhos, por isso uivam esperando que seus donos lhe deem uma resposta, mais um traço da herança  de seus ancestrais lobos.
  • Felicidade excitação: Alguns cães podem uivar também quando estiverem alegres, em alguns casos eles ficam felizes e excitados ao escutar uma musica podem  uivar também.

Falamos bastante sobre porque cachorro uiva não e mesmo, vocês viram quantas informações interessantes para que você consiga entender um pouco mais sobre o comportamento deles.

Como posso lidar com cachorros que uivam muito?

Como posso lidar com cachorros que uivam muito

Primeiramente e sempre importante observar como anda seu animal de estimação, quanto tempo você tem dedicado a ele? Quantas caminhadas  você faz com ele diariamente? Como anda a saúde dele?

Existem cuidados muito básicos e especiais que você não deve deixar de lado pois eles sentem bastante .

Se ele estiver ficando muito exitado a cada encontro com uma cadela você deve optar por uma castração , a castração ira ajudar bastante na questão de acalmar este instinto do cão e fazer com ele pare de uivar se este for o real motivo dos uivos. Alem de que a castração pode ajudar muito na saúde de seu cachorro.

Você também pode estar mimando demais seu cachorro de maneira que ele queira estar com você o tempo todo e quando isto não e possível começa a uivar para chamar a atenção, preste atenção você não deve  dedicar pouca atenção para ele, mas muita atenção também não e legal.

Se mesmo com todas essas dicas você ainda não conseguir identificar a questão do uivo e importante então que você procure um especialista em comportamento animal ele saberá te ajudar nesta tarefa .

Vimos ate agora, muitas consequências de que porque cachorro uiva,  inclusive que eles uivam em alguns momentos ate de felicidade, portanto se não for em excesso você não deve se preocupar. E apenas mais um instinto que faz parte da vida de seu amigo, aprenda a conviver.

Algumas racas que costumam uivar:

  • Husky siberiano
  • Husky do alasca
  • Malamute
  • Samoieda
  • Beagle
  • Cães esquimós
  • Dachshund
  • Basset

Estas racas costumam uivar bastante.

Com todas estas dicas acreditamos que você consiga agora identificar porque cachorro uiva,não e mesmo, compartilhe estas informações elas poderão ser uteis para quem não leu nosso conteúdo, afinal entender o comportamento dos nossos amigos vai ajudar e muito nessa caminhada juntos.

E não esqueça de manter as consultas com o veterinário em dia!

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo , informações necessárias para ajudar você no comportamento de seu cachorro!

O bem estar de seu cachorro e muito importante para nos! Viva os animais!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *