CatsGatosPor que os gatos têm o hábito de se lamber?

18 de outubro de 2021by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/porque-os-gatos-tem-o-habito-de-selamber1.jpg

Por que os gatos têm o hábito de se lamber?

Você sabe o porquê os gatos têm o hábito de se lambem? Diversas vezes vemos os gatos se lambem e, normalmente, vamos associar isso apenas à manutenção da higienização do pelo. Porém, sabia que há mais motivos por trás disso. O gato pode se lamber por:

  • Higienização pessoal;
  • Impermeabilizar o seu pelo;
  • Melhor a absorção de vitamina D;
  • Melhorar o controle da temperatura corporal;
  • Relaxamento;
  • Fator Social.

E neste artigo iremos abordar estes tópicos com mais detalhes.

Todos os donos de gatos fazem a seguinte pergunta: “Por que o gato se lambe todos os dias, quando eu o pego no colo ou por qualquer outro motivo?”. Realmente eles ficam por algum tempo esfregando a patinha na língua e depois passam a patinha na orelha, ou fazem o processo indo para a cabeça e descendo pelo restante do corpo. Sendo um procedimento que eles ficam por horas, algo que faz parte de sua natureza.

Historicamente os gatos se lambem depois de se alimentarem, uma maneira que tinha o objetivo de espantar os supostos predadores. É algo instintivo, que funcionava como sendo uma maneira de sobreviver, pois eles sabiam que o cheiro poderia atrair outros animais que eram mais fortes, e hoje em dia os gatos domésticos se lambem com o objetivo de retirar qualquer tipo de odor do seu corpo. Podemos definir que os fatos são animais higiênicos, este costume faz parte das suas personalidades.

Como é que os gatos se lambem?

porque os gatos tem o habito de se lamber

Definimos os gatos como seres naturalmente limpos. Eles dedicam quase um terço do seu tempo para a realização da higiene pessoal. Este hábito será uma atitude instintiva tendo como origem os ancestrais selvagens.

Como já mencionamos, dentro da natureza, após cada refeição o gato lambe-se com o objetivo de remover qualquer resquício de alimentos e para mascarar o cheiro da caça que poderia atrair os predadores.

O gato é um animal adaptado, pois a sua coluna vertebral é muito flexível e permite que ele consiga dobrar nas posições caricatas para chegar até aos locais mais difíceis. Porém, quando isso não é possível, como, por exemplo, a higiene da cabeça, ele vai utilizar as patas dianteiras com o objetivo de fazer a higiene.

Quando se encontra com os embaraçados, sujeira agarrada ou até carrapato, os gatos usam os dentes. A língua do gato é muito especial e funciona como sendo um pente. A língua do gato possui as espículas de queratina, que são chamadas de papilas e funcionam como sendo uma escova. Essas papilas dão o toque áspero e funcionam para manter o pelo macio, remover assim qualquer sujeira ou parasitas e impermeabilizar o pelo.

A ordem das lambidas dos gatos é a seguinte: cabeça, patas dianteiras, ombros, genitais, patas traseiras e cauda. Essa ordem pode variar.

Por que motivo os gatos se lambem?

porque os gatos tem o habito de se lamber

Como mencionamos anteriormente, os ancestrais dos gatos utilizavam as lambidas como sendo uma higiene pessoal com o objetivo de evitar atrair os predadores.

Porém, atualmente os predadores não trazem perigo para os gatos domésticos. Então, por que motivos os gastos ainda se lambem?

Veja a seguir alguns motivos:

Higienização pessoal

Se lamber ainda continua sendo um comportamento vantajoso para os gatos, pois assim ele vai permitir que a pelagem continue limpa, brilhante e macia. Com esse processo o gato vai remover os parasitas, sujeira e até os pelos mortos.

A lambida também estimula a circulação sanguínea e o crescimento saudável do pelo.

Impermeabilizar o seu pelo

Quando os gatos de lambem, eles estimulam as glândulas anexas as raízes do pelo a libertam as secreções que ajudam a impermeabilizar o seu pelo. Com isso, eles permitem se manterem com o corpo seco mesmo que o pelo esteja um úmido ou molhado.

Melhor a absorção de vitamina D

Você sabia que os banhos de sol dos gatos não são somente um prazer?

A grande verdade é que quando eles estão ao sol o pelo deles vão produzir vitamina D. E essa vitamina é muito importante para a fisiologia do cálcio dentro do organismo dos gatos, eles vão ajudar na melhor deposição no osso, aumentando assim a sua absorção digestiva.

A vitamina D será produzida dentro do organismo através da exposição solar, e elas também estão em alimentos, como, por exemplo: peixe, fígado, ovos, leites e lacticínios.

Porém, o excesso de vitamina D poderá ser tóxico, causando alguns vómitos, diarreia e perda de apetite.

Podemos definir que o processo de absorção da vitamina D se dará em três passos. Pela absorção da radiação solar UV durante os banhos de sol, pela reação com os óleos naturais da pele que vão ocorrer pela síntese da vitamina. E por último o gato irá lambem o pelo com a vitamina.

Melhorar o controle da temperatura corporal

Os gatos vão se lamber nas situações que ele estará com calor, como em dias quentes ou quando ele faz algum exercício ou brincadeira. Toda vez que o gato se lambe, ele vai depositar a saliva no pelo que irá evaporar e permite a redução da sua temperatura corporal.

Relaxamento

Os gatos também gostam de lamber para se sentirem relaxados. Toda vez que o gato está ansioso, ele irá se lamber como forma de aliviar a sua tensão.

Fator social

A lambida entre os gastos será uma forma de comunicação entre os membros da família, uma demonstração de carinho.

A lambida tem vários significados, sendo um deles a demonstração de carinho. 

O bem estar de seu gato é muito importante para nós!

porque os gatos tem o hábito de se lamber

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *