CachorroAdestramento de cãesPrincipais dicas para adestrar um pet com carinho

24 de fevereiro de 2022by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/O-que-são-serviços-para-pets.jpg

Antes de explicar as melhores dicas para adestrar um pet com carinho, é importante definir o que é adestramento. Isso porque, esse termo ainda gera bastante preconceito entre as pessoas, pois, muitas vezes, está relacionado com a violência.

O adestrador, Anderson Gonsales, explica com mais detalhes o conceito de adestramento, em entrevista ao G1 (portal de notícias da Globo). 

“Adestramento não é só ensinar comandos, ensinar truques. O adestramento vai um pouquinho além disso. É você tornar hábil para fazer uma determinada ação. E essa ação pode ser entrar na caixa de transporte, que todo gatinho precisa saber entrar na caixa de transporte por conta própria, não forçado; é aprender a tolerar o corte de unha sem precisar ser contido; tomar remédio; ser escovado. Muita coisa: viagem de carro, passear na coleira, que é o sonho de muita gente que tem gato, que quer oferecer estímulo externo para esse gatinho”, destaca. 

Como adestrar um pet? 

Dicas para adestrar um pet com carinho

O coordenador do curso de Veterinária da Faculdade Anhanguera, Frederico Fontanelli Vaz, explica que a primeira estratégia é desenvolver uma rotina para o seu melhor amigo. 

Você deve criar um cronograma para todas as atividades que o animal precisa executar ao longo da rotina, como: comer, brincar, dormir e as necessidades. 

“Passear e brincar diariamente com o pet, fornecer brinquedos e um ambiente desafiador, com enriquecimento ambiental, o ajudam a gastar energia e ficar menos agitado e bagunceiro”, explica Vaz. 

O comportamentalista canino e adestrador, Rapha Aleixo, acredita que a melhor saída é investir no “reforço positivo”. 

Trata-se de uma estratégia em que o tutor recompensa o melhor amigo quando ele consegue aplicar os comandos, como fazer xixi e deitar. 

Engana-se quem pensa que o reforço positivo deve ser feito com petiscos. Pelo contrário, o mais indicado é oferecer carinho e brincar com o animal. Afinal, quando você não tiver o alimento disponível, o cão ficará frustrado. 

Após definir o tipo de recompensa, o próximo passo é regularizar a alimentação do pet. 

“As pessoas tendem a alimentar seus cães muito mais do que eles precisam e, naturalmente, por uma questão muito primitiva, o cachorro passa a não querer fazer algumas coisas porque o principal reforço que ele teria, o alimentar, não tem a necessidade porque ele está de barriga cheia”, destaca Aleixo. 

Estratégias de adestramento 

Principais dicas para adestrar um pet com carinho

Para o coordenador da faculdade Anhanguera, o adestramento não deve ocorrer em uma rua agitada. Dê preferência para lugares calmos, que não ofereçam muitas distrações para o animal. Além disso, tenha um limite de meia hora. Mais do que isso, o pet não continuará concentrado. 

O momento do adestramento deve ser divertido tanto para o dono quanto para o animal. Para alcançar os resultados positivos, é fundamental ter calma e persistência. 

“Por exemplo, queremos que o cão aprenda a sentar. Podemos levantar a mão acima da cabeça dele e direcionar a mão um pouco para trás. Assim que ele sentar-se, fornecemos o petisco. Com a repetição, esses comportamentos começam a acontecer com mais facilidade e podemos inserir gestos ou comandos de voz”, orienta Vaz. 

Nunca é demais lembrar o quanto é importante acompanhar de forma regular as principais notícias sobre adestramento em páginas de confiança, como o blog Petvi

Afinal, o mercado sempre oferece novas tecnologias e ferramentas para ajudá-lo no processo de adestramento para que ele seja feito com mais eficiência. 

Após descobrir as principais orientações para adestrar um pet com carinho, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas sobre o mundo animal. 

O bem estar de seu pet é muito importante para nós!

Principais dicas para adestrar um pet com carinho

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *