VacinasQuando devo vacinar meu cachorro?

30 de julho de 2021by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Quando-devo-vacinar-meu-cachorro-2.jpg

Muitos tutores desejam saber qual é a frequência que o seu pet deve ser vacinado e por isso buscam informações para ficar por dentro de tudo e proteger o seu cão de uma doença que pode levar o bichinho à morte. Mas afinal quando devo vacinar meu cachorro?

A quantidade de vacina que o cão precisa é bem variada e por isso é preciso atenção para que ele receba todas e evite muitas doenças que podem até infectar uma pessoa pela mordida.

Vacinas para cães, qual é a frequência ideal?

A quantidade de cães que existem no Brasil é muito grande, com mais de 40 milhões deles, onde a maioria se encontra nos domicílios.

Doenças como raiva devem ser evitadas a todo custo por meio de vacina que vai impedir que o cão contraia essa terrível doença e passe para outros animais e até para pessoas.

Quem não leva em consideração a vacinação animal pode está colocando a saúde de um familiar em risco.

Nos próximos tópicos você verá um pouco mais sobre a importância da vacinação.

Como funciona a vacina de cachorro?

O calendário de vacinação no Brasil não é algo muito organizado com dias específicos para se fazer isso, mas é importante que os donos hajam de acordo com as necessidades, levando em consideração a idade do animal e quantidade por tempo de vida.

Embora o Brasil não tenha um calendário oficial, existe um protocolo que deve ser seguido se o dono deseja proteger o cão de verdade.

O protocolo mostra que a vacinação deve começar já nos próximos 45 dias, com uma vacina múltipla, que normalmente pode ser a V8 e V10. Inclusive deve haver 3 a 4 doses a cada 4 semanas.

É importante que o tutor do cão siga as orientações dos profissionais na área, para que eles indiquem as principais vacinas a serem dadas.

Uma das vacinas que devem sempre estar no programa é a da raiva que é dada de forma múltipla e deve ser reforçada a todo ano durante toda a vida do animal.

quando devo vacinar meu cachorro

Tem problema atrasar a vacina do cachorro?

A resposta para essa pergunta é sim. A vacina do animal não deve ser atrasada  para não haver nenhuma doença que possa custar a vida no cão, então é necessário seguir todo o protocolo.

É necessário que você leve o seu cachorro ao veterinário para que a imunização dele seja completa.

Se por acaso você não tiver a vacinação do cachorro em dia deve buscar um veterinário para saber como lidar com essa situação e não deixar seu cão exposto ao risco de doenças de grande gravidade.

Toda a vacina de cachorro é obrigatória?

Nem todas, mas é importante que siga toda a orientação do veterinário e o protocolo para que diminua a chance de haver algum problema com o animal.

Uma coisa importante que você deve saber é que não existe nenhuma legislação que obrigue a vacinar os cachorros, porém se o cachorro não possuir uma carteira de vacinação em dia ele pode não ser aceito em alguns lugares para proteção dos demais.

Mas é dever que você vacine o cão porque existem doenças que podem ser passadas dele para uma pessoa, além disso a chance de haver problema aumenta se existe mais animais na casa

Vacinas essenciais 

As vacinas essenciais são aquelas que devem ser dadas porque o animal corre muito mais riscos sem elas gerando problemas mais graves ou mais prováveis de acontecer.

Essas doenças podem ser transmitidas para humanos com mais facilidade como a raiva que é a mais conhecida, mas outras duas a parvovirose ou cinomose podem ocorrer..

A vacina V8 protege contra:

  • Cinomose
  • Parvovírus
  • Adenovirose tipo 2
  • Parainfluenza
  • Hepatite Infecciosa canina
  • Coronavirose
  • Leptospirose.

A outra vacina chamada V10 tem ação nas mesmas dessa lista da V8 e em mais dois tipos de leptospira que causam a leptospirose. Além disso, tem a vacina antirrábica que é a responsável pelo combate da  raiva.

A cinomose pode provocar a paralisia e até matar, a Parvovírus pode atacar tanto o coração do animal como seu aparelho gastrointestinal e  levar à morte.

A maioria delas pode ser fatal, no caso da raiva e leptospirose pode ser passada facilmente em seres humanos.

quando devo vacinar meu cachorro

 

Vacinas opcionais

Essa vacina não são aquelas que são obrigatórias, mas é importante que sejam dadas se o dono deseja evitar qualquer problema que possa afetar o animal e prejudicar a vida dele. 

Mas é importante que passe num veterinário para que ele possa indicar se o cão deve tomar ou não a vacina.

Tudo envolverá o estilo de vida do animal e o risco de exposição, porque de repente ele pode estar em um local propício a alguma enfermidade.

As vacinas que normalmente são indicadas são:

  • Leishmaniose
  • Giárdia
  • Tosse dos canis.

A tosse dos canis possui um poder de contágio muito grande e por isso a vacina é importante, mas é daqueles tipos de enfermidade que cura em 15 dias, pelo menos na maioria dos casos.

Por isso o veterinário indica ela para animais que estão muito ligados ao público como escolas, creches e outros locais.

A Giárdia pode ser facilmente transmitida de um animal para outro, além disso diminui a chance de contaminação do ambiente em que estão presentes. Essa doença é uma das responsáveis pelo surgimento de cistos nos cães.

Calendário de vacina dos cães

Embora não existe uma legislação para datas de vacinação dos cães é importante que você siga esse calendário mais adequado:

  • A vacina V8 e V10, com 6 a 8 semanas de idade, deve ser dado de 3 a 4 doses no intervalo de 3 e 4 semanas, com reforço anual de uma dose
  • A gripe canina deve ser determinada pelo veterinário a idade, com duas doses no intervalo de 2 e 4 semanas, com reforço anual de uma dose
  • A Giárdia deve ser dada no tempo que o veterinário indicar, com duas doses no intervalo de 2 e 4 semanas, uma dose anual como reforço
  • A vacina contra Raiva deve ser dada com 16 semanas de vida, uma dose aos 4 meses e com reforço anual.

Últimas Considerações

É importante que o cachorro seja vacinado de acordo com o calendário e seja levado em consideração os riscos que ele pode ter. 

Gostou do nosso conteúdo? Qualquer dúvida estou aqui para responder.

O bem estar de seu cão é muito importante para nós!

quando vacinar meu cachorro

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *