Fofinho, companheiro e super peludo, duvido não se apaixonar por esse felino e não ter vontade de apertar. Essa é a raça perfeita para se ter em casa, diferente de muitos gatos, conheça um pouco mais sobre a raça Ragdoll.
Hoje gostaria de tomar um tempinho do seu tempo para falar sobre este tipo fascinante de gatos.
O que é a raça Ragdoll?
A raça Ragdoll é um felino de porte grande geralmente de olhos azuis que se destaca no meio dos demais por suas habilidades, inteligência e beleza. Ele é um gato inconfundível, pois é companheiro, carinhoso, inteligente e leal ao seu dono.
Desenvolvido na Califórnia, nos Estados Unidos, da raça dos felinos, teve seu primeiro registro pela americana Ann Baker que acasalou o Ragdoll como a raça Sagrado da Birmânia resultando em um gato totalmente diferente em tamanho e personalidade.
Ann Baker batizou seu primeiro Ragdoll com o nome de Josephine. Depois de perceber que era um gato diferente, ela resolveu continuar acasalando até fazer uma depuração, sendo necessário pelo menos 15 gatos para ter o registro de uma nova raça.
Mesmo sendo da família dos felinos, os gatos Ragdoll têm um temperamento que se assemelha mais ao de um cachorro, e foi por isso que Beker se encantou por essa raça amigável e sociável. O nome da Ragdoll escolhido por ela significa “Boneca de Pano”.
Baker executou seu próprio registro para ragdolls, com o nome de Associação Internacional do Gato Ragdoll (IRCA) em 1971. O Ragamuffin é o mais recente dessa raça nos dias atuais, porém com algumas peculiaridades nas características físicas.
Características físicas
É nítido que beleza e fofura é a característica baseada nas primeiras impressões, mas de fato essa raça Ragdoll deixa qualquer um encantado. A cor dos olhos pode variar entre azul, vermelho, frost, lilás, sendo a coloração azul o mais comum.
A raça Ragdoll pode pesar 5,5 kgs quando adultos, tanto o macho quanto a fêmea, devido ao seu tamanho sendo ele porte grande e uma estrutura óssea forte, podendo ter de 22 a 28 cm. Sua longevidade permanece entre 12 a 15 anos.
Sua pelagem semilonga é o que mais chama a atenção, e as cores podem variar em creme, acinzentado,manchado , azulado, gelo e marrom. Além dessas cores, as raças podem ser confundidas com os siameses por terem suas extremidades mais escuras, tornando-os bicolor.
Personalidade da raça Ragdoll:
Embora considerados sossegados, eles também podem ser elétricos, pois ama brincar e ter contato com o seu dono. Por ser brincalhão, essa raça tem facilidade de conviver com outros animais, até mesmo com crianças.
Por gostar de atenção, o Ragdoll costuma de miar em diversas situações, essa é uma forma de ele se comunicar e de demonstrar afeto. E não acaba por aí, ele é extremamente inteligente.
Esse felino possui uma capacidade incrível de com o tempo memorizar alguns comandos que o próprio dono fizer. Se preferir poderá contratar um adestrador, lembrando que sua função vai além de reeducar, ele também pode auxiliar no bom desenvolvimento do felino.
Cuidados com a saúde
Com os devidos cuidados necessários, pode-se evitar as doenças mais comuns nesta raça, como infecção urinária, cistite, obesidade ou problemas digestivos. É necessário levá-lo ao veterinário de 6 em 6 meses para fazer um check up rotineiro.
Devido ao seu tamanho, a raça do Ragdoll tem tendência a engordar, sendo responsabilidade do dono mantê-lo ativo, sempre brincando nas horas certas e nunca dar comida além do que ração e água.
Mantenha sempre os recipientes de alimentos e de areia limpos. Para os potes de alimentos é necessário a limpeza pelo menos uma vez por dia. Para a caixa de areais lave uma vez por semana, e faça a manutenção diária para a remoção dos dejetos.
É aconselhável escovar os pelos do gato Ragdoll com frequência, do contrário poderá ficar com nós. Não se deve dar banhos e tosas em casa a não ser que tenha experiência ou que o veterinário recomende.
Evite deixar coisas muito pequenas espalhadas pelo chão, mesmo que seja um gato tranquilo, como qualquer outro ele é curioso, caso note ele mais triste, com fazendo ânsia de vômito leve-o imediatamente a um especialista.
Ele se desenvolve por volta dos primeiros quatro anos de vida, o que passa a ser necessário ração, vitaminas (caso seja necessário e recomendado por um especialista) e cuidados específicos para que o Ragdoll continue crescendo com saúde.
Seja observador, certifique-se de que ele esteja dormindo bem, comendo na quantidade certa. Perceba também se aumentou a quantidade de pelos que caem, caso aumente ou o felino aparente algo estranho leve-o imediatamente a um clínico especializado.
Quanto custa?
Você que tem interesse em ter um felino lindo como esse é importante lhe informar dos valores. O Ragdoll macho e filhote pode custar entre R$3.000 e 5.500 reais, já a fêmea custa entre R$3.500 e 7.000 reais.
Mas onde encontrá-lo? A internet é uma mão na roda, pois você pode acessar pelo mercado livre, olx, em alguma pagina e grupo do facebook ou numa loja especializada em gatos exóticos.
É importante que antes de comprar certifique-se de que ele é uma raça legítima. Mesmo que na internet você encontre informações verídicas, há aquelas propagandas enganosas, na qual podem gerar muitos prejuízos.
Lembre-se que ao comprar um gato como esse, é também necessário investir nos cuidados necessários para seu crescimento saudável. Invista na ração, no veterinário e no seu cantinho de repouso.
Consideração final
Por ser muito dócil e carente, a raça Ragdoll necessita de companhia, ao contrário dos gatos mais comuns que não se importam de ficarem sozinhos. Se um dia escolher um dessa raça certifique-se que terá tempo para cuidar e dar atenção.
Companheiro, dócil, fofo, inteligente, não resta dúvidas que o Ragdoll é a raça perfeita para se ter em casa. O que achou sobre ele? Diga nos comentários se teria um macho, uma fêmea ou os dois. Ah e se ficou alguma dúvida, comente aqui que iremos te responder.
Um grande abraço e até breve, com mais animais exóticos por aqui.
O bem estar de seu gato é muito importante para nós!