CachorroGatosSaiba como funcionam hotéis para pet

18 de agosto de 2021by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Saiba-como-funcionam-hotéis-para-pet.jpg

Ninguém pode negar as vantagens de ter um cachorro, seja para segurança da casa, alegrar as crianças ou fazer companhia aos adultos. Porém, às vezes algumas soluções, como a de hotéis para pet, se fazem necessárias, então é preciso entendê-las.

De fato, nos últimos anos um dos únicos segmentos que não apresentou nenhuma piora no Brasil foi o do universo pet, que pode incluir desde serviços mais elaborados como o de hotel, até a venda de itens indispensáveis, como ração e demais alimentos.

Sem falar na parte comercial, que vende itens como mesa de tosa dobrávelF. Os dados foram revelados por um levantamento do Instituto Pet Brasil, que identificou um crescimento de mais de 13% no último período, e mais de R$ 40 bilhões em movimentação.

Isso vem revelar uma série de tendências que já vinham se consagrando nas últimas décadas, seja no sentido comercial de acesso a crédito e facilidade de compra, seja com a mudança de comportamento do brasileiro médio em relação aos animais de estimação.

Quem prova isso é a disseminação do conceito de pet friendly, que significa algo como “amigo dos animais de estimação”. O termo remete a serviços como o de parques e restaurantes que aceitam a presença do pet junto com o dono.

É justamente aí que entra o fenômeno do hotel para animais. Eles podem ser pet friendlys, que são os hotéis comuns que aceitam a companhia dos bichinhos, ou mesmo hotéis exclusivamente voltados para os animais.

Neste segundo caso, o foco acaba sendo o de pessoas que precisam viajar e não têm como deixar o seu pet em casa, nem contam com alguém que possa ficar com ele. Trata-se, sem dúvida, de uma demanda recorrente, sobretudo nas grandes cidades.

Para te auxiliar escrevemos este artigo, trazendo aqui as melhores informações sobre como funcionam os hotéis para pet, já que os bichinhos vão ficar sozinhos com pessoas que não conhecem, o que exige alguns cuidados especiais.

O mais bacana é que hoje esses serviços estão se disseminando tanto que eles já podem ajudar pessoas e animais de todos os tipos, desde gatos e cães pequenos como o spitz alemão branco, até cachorros de porte médio e grande, entre outros.

Então, se você quer entender como exatamente se beneficiar desse serviço incrível, deixando seu pet seguro e confortável enquanto resolve seus problemas pessoais, basta seguir adiante na leitura.

O que são serviços para pets?

Como vimos, o crescimento econômico geral dos últimos anos fez com que o Brasil começasse a verificar a chegada de serviços que em países de primeiro mundo já existiam há um bom tempo.

Um dos principais diz respeito ao universo pet, pois já tem um bom tempo que os animais de estimação superaram a função prática de trazer segurança às propriedades, tornando-se como membros da família.

Com isso, hoje os produtos e serviços para eles vão muito além da simples ração diária ou mesmo do hotel cachorro, podendo incluir o seguinte:

  • Plano de saúde;
  • Centro de estética pet;
  • Alimentação saudável;
  • Massoterapia e acupuntura;
  • Passeio com profissional;
  • Creche e transporte.

Além disso, podemos lembrar que as creches e hotéis não se limitam apenas aos dias em que vamos viajar ou que precisamos resolver um problema longe de casa.

Também podemos considerar o serviço para agilizar uma saída de férias, temporadas de estudos ou home office mais focado, além de um simples fim de semana de descanso.

O que são serviços para pets?

Por dentro da hospedagem de animais

Como o termo já dá a entender, o hotel para pet é um negócio de hospedagem de animais, que promete oferecer não apenas um teto para o bichinho (como um canil), mas sim, um conjunto de serviços complementares.

Um aspecto fundamental desse suporte é que os cuidadores e profissionais do local precisam ter formação na área, o que deixa os donos dos animais muito mais tranquilos.

Isso é necessário pois a diversidade de pets e de raças é muito grande, de maneira que pode não ser tão simples conseguir agradar a todos os gostos e temperamentos.

Logo, se um cômodo precisa ter tela de proteção gatos e garantir uma distância segura em relação à área dos cães, também é preciso considerar que entre bichos da mesma espécie pode haver raças que não se entendem bem.

Um exemplo clássico é o dos cachorros, já que há raças menores que são mais agressivas do que as maiores, exigindo um cuidado especial.

Assim, se não fosse a habilitação profissional dos profissionais do hotel para pets, o risco de acabar caindo em maus tratos seria bem maior, gerando transtorno para todos.

Por isso mesmo, já existe um Projeto de Lei tramitando no Congresso, que é o PL n.º 6.003, que visa à regulação de serviços que impliquem a higienização ou guarda de animais de estimação.

O foco da lei inclui serviços que vão desde os pet shops até, justamente, os hotéis para animais. Passando por outros serviços como day care, que são as hospedagens por 24h, por meio período ou por poucas horas.

Cuidados a serem considerados

Quem tem um cãozinho ou um gato sabe que esses bichos são suscetíveis ao tratamento que recebem, de modo que também apresentam sensibilidade e até “sentimentos”, ou pelo menos um ânimo que pode ser positivo ou negativo.

É com base nisso que um hotel profissional para animais vai criar toda sua infraestrutura, levando em conta as especificidades de cada tipo de animal, ou mesmo customizando o serviço para cada cliente em específico.

Por exemplo, se um animal com problema de peso é deixado ali, o cardápio de serviços pode incluir sessões de balança digital veterinária, para um melhor acompanhamento.

Basicamente, é preciso prestar muita atenção na alimentação, na roupa dos funcionários, nos horários prometidos e praticados. Naturalmente, pesquisar as referências do local é algo que pode ajudar muito, inclusive pela internet.

Por outro lado, se o local for sério você terá, além dos seus direitos, os seus deveres. O principal é o de mostrar a carteirinha de vacinação do animal, provando que ele está em dia com vacinas e até remédios contra pulgas e vermes.

Naturalmente, isso vai muito além de uma mera burocracia. Afinal, ao exigir isso de você e de todos, também fica a garantia de que seu pet não pegará nenhuma doença de outros animais, gerando um bem comum.

Cuidados a serem considerados

Quais os principais serviços?

Até aqui já deu para perceber que a gama de serviços pode ser bastante ampla. Inclusive, começa pela questão do transporte, pois se você não tem como levar e buscar, seja por falta de tempo ou meio de transporte, o serviço pode começar pelo táxi.

Também vimos a opção de diárias, day cares e pequenos períodos, portanto não recorra ao serviço apenas para longas temporadas, mas até mesmo por poucas horas, se quiser.

Além disso, é preciso considerar que em alguns casos a empresa oferece um verdadeiro projeto de hotelaria, com um suporte que pode tornar a experiência ainda mais marcante para os donos e para os próprios bichinhos.

A começar pela alimentação, que além de dietas específicas ainda pode incluir petiscos finos, que atendem bem a todos os bichos, conforme cada espécie.

Também existe a dimensão dos exercícios físicos, que podem ir além de um passeio programado, incluindo baterias de exercícios ou mesmo espaço playground.

Em alguns casos, é possível contar com um personal trainer de pets, o que ajuda a gastar a energia dos animais e até a desestressar. Assim, quando você voltar, vai sentir que ele está muito mais calmo e bem tratado.

Também é possível falar do clássico banho e tosa, que já pode dar uma aparada nos pelos e deixar o pet mais cheiroso. Indo além, você pode focar no banho de sol e até mesmo no banho de piscina, que costuma entrar na parte de exercícios.

Por fim, um diferencial que tem começado a fazer sucesso é o de programas televisivos. Geralmente, esse serviço é incluído em pacote de hotel na modalidade creche, o que promete uma distração para os bichinhos que ainda não se exercitam tanto.

Bônus: outras espécies de pet

Com a popularização dos hotéis para cão e gato, também tem surgido hotéis ou creches que recebem clientes ainda mais especiais, que alguns chamam de animal de estimação exótico.

Lembrando que a criação de animais assim é uma tendência em alta. Por esse motivo, não é incomum ver propagandas com folder promocional para receber bichinhos desse tipo.

Além de passarinhos e peixes, isso pode incluir chinchilas, furões, aranhas, miniporcos e até alguns répteis, como camaleões e iguanas.

Considerações finais

O universo pet tem crescido cada vez mais no Brasil, por isso os serviços de suporte aos nossos bichinhos têm acompanhado essa tendência.

Contudo, na hora de escolher um suporte como o de hotéis para pet, que podem ir de poucas horas até grandes temporadas, é preciso tomar alguns cuidados.

Com as dicas práticas e todas as informações que trouxemos acima, certamente você vai conseguir fazer isso com maior segurança e comodidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O bem-estar do seu cão é muito importante para nós

Tosse de cachorro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *