CachorroRacasShih tzu {As melhores dicas sobre o shih tzu } 2020

24 de março de 2020by advivaosanimais2
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/SHIH-TZU.jpg

Ainda falando sobre as raças, hoje neste artigo vamos falar sobre o Shih Tzu , bastante conhecido aqui em nosso País o Shih Tzu já conquistou a maioria das pessoas ,está na maioria dos lares,  inclusive existem lares que já tem mais de um Shih Tzu, de tanto que  as pessoas gostam da raça.

Muito parecidos com os cães da raça Lhasa Apso , muitas vezes ate são confundidos, porém eles tem alguns tracos em sua personalidade que são bem diferentes um do outro, quem conhece bem seu cachorro certamente vai saber distinguir essas diferenças.

É um cachorro de porte pequeno, geralmente  bastante companheiro e por isso, o ideal é que os cães desta raça fiquem dentro de casa, não será um cachorro que se adapte facilmente no quintal , se a sua ideia é ter um cão de guarda que fique no quintal, o Shih Tzu não é indicado.

Pesquisas dizem que o Shih Tzu foi originado no Tibet  por volta do seculo XVII e que era considerado um animal sagrado ,o Shih Tzu que você conhece atualmente ,foi desenvolvido na China durante o reinado da imperatriz Cixi ,ele era o animal preferido da dinastia Ming , sendo muito valorizado pela família real.

Shih Tzu

Veja algumas características do Shih tzu

O shih tzu tem características bem marcantes , uma delas é seu focinho achatado , que é chamado de um cão braquicefálico, também podemos destacar que este  cachorro  tem os olhos marcantes , são olhos um pouquinho saltados e amendoados , muito lindinhos mas que exigem cuidados especiais.

Bastante companheiro muito amigável o Shih Tzu gosta de estar sempre acompanhado de seus donos, muito facies de fazer amizade com crianças e outros cães também, se você procura um cachorro companheiro e carinhoso este é o cão  ideal para você.

Eles são tao companheiros que vão topar fazer praticamente tudo que você quiser fazer, se for para dar aquele passeio ao seu lado ,lá estará ele feliz e saltitante, se for pra tirar aquela soneca la estará ele também , deitadinho com você, sempre feliz por estar em sua companhia.

Conhecido pela sua pelagem longa e linda na maioria das vezes, será um cachorro que exige cuidados diários, ele não exigira grandes espaços, pode tranquilamente ser adaptado em casas com pequenos ou grandes quintais, também em apertamentos pequenos .

O Shih Tzu é um cachorro que geralmente  consegue se adaptar as varias mudanças, desde que tenha seu dono sempre ao seu lado, com aquela boa dose de carinho, ele provavelmente estará bem tranquilo independente de espaço, clima , passeios ou brincadeiras, oque ele quer, é ganhar  e dar muito carinho.

Por ser um cachorro tao companheiro o Shih Tzu gosta de estar sempre acompanhado, se você trabalha fora e passa a maior parte do tempo na rua , ele não é uma boa raça para você, é um cão que precisa de companhia, não gosta de estar sozinho por muito tempo, se ficar muito tempo sozinho ele pode ate entrar em depressão ou desenvolver alguns comportamentos desagradáveis, assim como latir sem parar ate você voltar.

Se você esta a procura de um cachorro carinhoso, alegre, brincalhão e companheiro o Shih Tzu é a melhor opção!

Shih Tzu Filhote

O Shih Tzu  filhote é um dos cães mais lindinhos que você vai encontrar, por isso conquistam tantos fãs logo apos seu nascimento , já tem uma fila imensa de pessoas querendo ficar com aquele filhote tão lindo.

Filhotes de Shih Tzu vão precisar logo nos seus primeiros dias vida,  de um bom acompanhamento veterinário para que ele cresça saudável, as principais preocupações antes de adotar um filhote lindo desses , são com as vacinas e vermífugos em datas corretas.

Uma ninhada de Shih Tzu vai dar em media  de três a cinco filhotes, é muita fofura junto de uma vez só!

O Shih Tzu filhote nasce com o nariz na cor rosa,isto porque nesta fase ocorre a despigmentação natural  e na volta do olhinhos também é bastante aparente esta coloração rosa, esta coloração começa a ganhar força a partir dos 60 dias de vida dos filhotes.

Sua pelagem ao nascer é bastante escura mais voltada para a cor preta , mas com o passar dos sias começa a clarear, trazendo a cor que será a sua original.

Shih Tzu Filhote como cuidar ?

Já comentamos acima que eles iram exigir alguns cuidados específicos enquanto filhotes , por isso alem de tudo que você tem que pensar antes de ter um cachorro, procure conhecer o profissional veterinário que vai acompanhá-los nesta primeira etapa.

Indicações de amigos são sempre bem vindas, é ideal que você confie no profissional escolhido e siga as sua orientações, certamente assim seu Shih Tzu filhote terá uma vida bem longa e feliz.

Os filhotes desta raça necessitam de muitos cuidados também com seus pelos, para se manterem sempre lindos ,irão exigir cuidados específicos desde cedo,as necessidades nutricionais são muito importantes para manter ele cada vez mais forte e saudável.

Existem raçoes especificas para filhotes da raça Shih Tzu , converse com seu veterinário e descubra qual será a melhor opção para ele, caso você opte por uma alimentação natural esta tem que ser orientada por um veterinário nutricionista , que é especialista neste assunto.

Por ser um cachorro com tamanho pequeno especialmente nesta fase filhote é aconselhado que fiquem bem atentos caso tenham crianças pequenas em seu convívio, pequenas brincadeiras da criança e o cão podem não acabar muito bem , machucando seu Shih Tzu devido a sua fragilidade, portanto fique sempre atento.

Shih Tzu Filhote como educar ?

Educar qualquer raça de cães exigi trabalho, comprometimento e um pouco de experiencia, afinal quem não sonha em ter aquele cachorro bem educado, que faz xixi no lugar certo, que sabe passear direitinho, que entende os comandos que você passa para ele ?

Um cachorro adestrado é muito mais feliz, e consequentemente seu dono também,tudo fica mais fácil quando seu cachorro aprende a aceitar certos comandos , mas para isso você precisa ter paciência se dedicar um pouquinho e se possível já começar ma fase filhote de seu cachorro, não que os cães adultos não possam aprender também.

Com algumas dicas você mesmo vai conseguir  adestrar seu  Shih Tzu  separamos algumas dicas para que você entenda como educar um Shih Tzu filhote, considerado um cão cabeça dura o Shih Tzu  mesmo assim pode ser adestrado , só ter um pouquinho de paciência e muito amor que você chega lá.

  1. Se puder comece a aplicar as dicas de adestramento o quanto mais cedo possível, quando seu filhote estiver já com 6 meses é o momento ideal para que ele já comece a obedecer desde cedo.
  2. O Shih tzu pode perder o foco mais rápido do que a maioria dos outros cães, por isto não insista por horas , faça pequenas sessões ate três vezes ao dia com bastante calma que aos poucos o resultado vai aparecer.
  3. Tenha firmeza, mas ao mesmo tempo passe respeito a ele, ensine palavras especificas assim como, senta, da a pata, deita, aqui , quieto, aos poucos ele vai começar a assimilar as palavras e obedecer aos comandos.
  4. Você pode dar petiscos naturais como recompensa a cada comando obedecido.
  5. Jamais fale em tom alto demais com ele, nada de violência ou sustos, este não é o método certo.
  6. Fale em um tom mais alto quando precisar reprender apenas dizendo, não ou quieto, assim ele ira começar a entender que esta errado.

Se você quiser mais dicas de como ensinar seu Shih Tzu, conheça o E-BOOK do Manual do Shih Tzu, um  guia completo para  compreender , treinar e cuidar do seu Shih Tzu, com muito mais dicas, sobre como ensinar a fazer xixi no lugar certo, como parar de comer coco ,como para de latir o tempo todo e muito mais, adquira o E-BOOK CLICANDO NO LINK  https://go.hotmart.com/P27062562L

Shih Tzu Tosado

Dentre tantos cuidados que você vai precisar ter com o seu Shih tzu, a tosa é muito importante no caso desta raça e de outras tantas peludas também, cães com pelo longo devem ser tosados sempre que necessário.

Manter os pelos longos, brilhantes e sedosos não é uma tarefa tão fácil assim, o Shih Tzu por exemplo é um cachorro que precisa de uma manutenção no minimo mensal em sua pelagem no pet shop, e mais se possível ele poderia dar aquela passada semanal para um belo banho, pois assim seu pelo certamente vai se manter melhor por mais tempo.

Sem contar na escovação que deve ser diária , você mesmo deve comprar uma escova especial para cães e fazer a escovação todos os dias, impedindo assim que os pelos criem nós, ao contrario do que muitos pensam a tosa é importante para eles.

O Shih Tzu tosado , vai ter uma serie de problemas a menos , sem a tosa e o controle de seus banhos semanais seu cachorro pode acumular muita sujeira por debaixo dos pelos, podem surgir problemas de pela, problemas em seu ouvidos e muito mais.

Por isso mantenha seu Shih Tzu sempre bem limpinho ! O crescimento de seu pelo é infinito por isso a importância da tosa de tempo em tempo, outro fator bastante importante é a tosa higiênica, esta deve estar também sempre em dia.

Como Tosar um Shih Tzu

Existem tosas especificas para os cães , cada raça tem sua marca registrada , mas antes de qualquer vaidade , temos que levar em consideração as necessidades de cada um deles , você deve ter uma parceria com um pet shop de sua confiança.

Você pode encontrar muitas pets por ai, mas nem todas são tao profissionais quanto devem ser ser, por isso a escolha de um pet shop bastante reconhecido é muito importante para que você fique tranquilo e seu cão seja tratado com respeito e o cuidado que ele merece.

Vamos listar aqui alguns tipos de tosa que são características de um Shih Tzu :

  • Tosa Padrão;
  • Tosa de Filhote;
  • Tosa Longa ;
  • Tosa Leão;
  • Tosa Japonesa;
  • Tosa com tranças e coques ;
  • Tosa Higiênica;
  • Tosa para rosto;
  • Tosa de verão ;
  • Tosa de inverno;

Estes são alguns tipos de tosas para os cães de raça Shih Tzu, cuide bem desta questão ela vai auxiliar também para que seu cachorro tenha uma rotina saudável.

As tosas devem respeitar o desenvolvimento da pelagem de cada filhote, é muito importante que quando bebe, ele tenha no minimo 6 meses ou mais, outra questão bastante importante é que eles devem estar devidamente vacinados, para que estejam protegidos contra qualquer doença.

Deixamos aqui a baixo um vídeo sobre a Tosa japonesa em Shih Tzu  , olha que lindo que fica:

Tosa Shih Tzu macho

As tosas para o Shih Tzu macho , se mantem geralmente as mais curtas , deixando apenas os pelos da cabeça e rabo mais aparentes, porém isto não é uma regra alguns tutores, deixam seu Shih Tzu macho também com seus pelos bem longos.

Mantendo também todos os cuidados que são necessários tanto para macho quanto para fêmeas.

Tosa para Shih Tzu Fêmea

As tosas para as Shih Tzu fêmeas, são as mais conhecidas digamos que são as que costumam manter seu pelos os mais longos possíveis, principalmente os pelos da cabeça para facilitar a colocação de lindos lacinhos .

Tranças nas fêmeas ficam lindas, e aquele pelo longo bem brilhante e sedoso faz o maior sucesso com as blogueiras pet que estão em alta fazendo o maior sucesso na internet.

Porém devem ser evitados excessos de vaidade , não esquecer que elas (o ) são cães que merecem todo nosso respeito e as vezes assim como nós ,gostam de ficar em casa bem escabeladas de pernas para o ar.

Fotos de Shih Tzu Tosado :

 

Tosa Padrão

tosa padrão

Tosa Filhote

tosa filhote

Tosa Longa

tosa longa

Tosa Japonesa

tosa japonesa

Tosa com tranças

tosa com tranças

 

 Pelagem do shih tzu

Características da pelagem do shih tzu

O Shih Tzu é bastante conhecido por sua pelagem longa, também assim como Lhasa apso o Shih Tzu é da turma dos cachorros de raça peludo, fazendo muito sucesso com seus pelos lindos por onde passa,porém estes pelos exigem muitos cuidados inclusive cuidados diários, como já falamos acima.

Provavelmente você não vai ver muitos pelos deste cão caindo pela casa, apesar de ser um cachorro bastante peludo os cães desta raça não costumam perder muitos pelos, mas é claro que ele não é diferente dos outros cães e em épocas de trocas de pelos ele vai derrubar pelos também.

Por isso prepare-se para ter um cachorro que exigi bastante cuidado com seu pelos, se você não esta disposto e nem tem tempo para ter estes cuidados com ele , melhor optar por uma raça com pelos curtos.

Cores da pelagem:

A pelagem do Shih Tzu geralmente é  bicolor isto ocorre na maioria das vezes e as cores mais comuns são :

  • Branco
  • Marrom
  • Preto
  • Mel

Não é uma regra esta condição, poderá variar devido a sua genética familiar !

Saúde do shih tzu

Saúde do shih tzu

A saúde de seu cachorro vai depender sempre de muitos fatores, vacinas, alimentação, acompanhamento veterinário,mas também pode depender muito  de situações genéticas que o cachorro já tenha uma predisposição para aquelas doenças.

O Shih Tzu por ter o focinho achatado é considerado um cachorro braquicefálico , oque significa que ele exigira muitos cuidados com a respiração , passeios muito longos não são indicados para os cachorros desta raça, em dias muito quentes eles vão precisar de cuidado redobrado, cuidado com esta questão especial do Shih Tzu.

Eles tem os olhos levemente saltados,isto pode acarretar alguns problemas oculares nesta raça é também muito importante ter uma atenção especial para este detalhe, converse com um veterinário de sua confiança para que ele te indique o tratamento correto caso necessário.

Um problema que é bastante comum entre os cães da raça Shih Tzu e é bastante serio, você deve tentar resolver esta questão logo que sejam filhotes, é a coprofagia que é o habito de comer fezes, este quadro pode estar ligado a uma serie de coisas, por isso é muito importante que você peça orientação mais uma vez ao veterinário.

É um cachorro com uma certa tendencia a a obesidade, preste atenção na alimentação que você dar para ele, mantenha a pratica de exercícios para que assim ele fique no peso ideal,também devemos estar atento a limpeza e cuidados do ouvido deste cachorro ,anulando a possibilidade de problemas futuros em seu ouvido.

Porque o Shih Tzu se lambe tanto ?

É bastante comum alguns tutores relatarem que seus cachorros se lambem insistentemente, no Shih Tzu  é mais comum ainda, já escutamos muitos relatos desta raça sobre esta questão de se lamber sem parar.

Mas afinal porque o Shih Tzu  e outras raças de cães se lambem tanto ? São muitas as especulações sobre este comportamento e a maioria dos especialistas , dizem que pode ser por tédio, estresse, alergias, a uma infinidade de duvidas ao falarmos deste assunto.

Se você notar que seu amigo começou a se lamber demais a ponto de passar a maior parte só se lambendo , cuidado algo com certeza esta errado, procure um profissional veterinário para que ele consiga te auxiliar nesta questão.

Vamos listar as causas mais comuns :

  • Alergia;
  • Tédio;
  • Presença de parasitas;
  • Clima;
  • Dor ou desconforto ;
  1. A alergia pode ser uma das causas que faz com que seu cachorro não pare de lamber o tempo todo, a raça Shih Tzu pode ser bastante alérgica, por isso preste atenção na alimentação que você vai oferecer, shampoo e perfumes nos banhos,  o ambiente onde esta pode causar esta reação também, parasitas que estejam na pele dele.
  2. Tédio, ninguém imagina ,mas sim os cachorros podem desenvolver este comportamento de se lamber em exagero por estarem entediados, cães que não tem exercícios em seu dia, cães que não passeiam nunca, cães que ficam muito tempo sozinhos também podem desenvolver este comportamento, é a forma que eles encontram de chamar sua atenção.
  3. Presença de parasitas, pulgas e carrapatos vão incomodar muito os cães, eles vão sentir muita coceira e podem ate contraírem doenças,a sarna é uma das doenças que vai aparecer em cães com pulgas e carrapatos, preste atenção aos sinais é sempre bom dará aquela revisada e estar com os antipulgas em dia.
  4. Clima, sim o clima sambem pode gerar este tipo de comportamento,a mudança do clima deixando o ambiente com maior umidade pode ressecar a pele deles, causando as irritações e consequentemente eles começam a se lamber.
  5. Dor ou desconforto, como eles não conseguem nos avisar que estão sentindo alguma dor , podem começar a se lamber em uma determinada parte do corpo, oque pode significar que estão com dor em alguma parte do corpo , preste atenção.

É claro que estas dicas não dispensam uma consulta com seu veterinário , pois somente ele poderá te dizer oque realmente esta acontecendo e assim poderá indicar uma medicação para controlar esta situação.

Cuidados com a limpeza das orelhas do Shih Tzu

Assim como a maioria dos cachorros , é muito importante que você fique de olha na limpeza das orelhas de seu Shih Tzu, elas são bastante sensíveis e podem vir a sofre com uma otite , caso não sejam bem cuidadas.

Como o Shih Tzu tem orelhas grandes e bastante peluda , pode passar despercebido algum problema , então sempre que possível faça você mesmo a limpeza das orelhas de seu amigo, é simples e vai ajudar bastante na prevenção contra a otite .

Vamos deixar aqui um vídeo bem legal ensinado como você deve fazer a limpeza das orelhas de seu cachorro.

 

Comportamento do Shih Tzu

Socialização do shih tzu

Ele é cachorro na maioria das vezes bastante calmo, porém é muito importante que você já ensine limites e regras desde filhote, por ser um cachorro com um temperamento um tanto teimoso ele poderá lhe causar alguns problemas de comportamento.

Tem um sentido bastante aguçado e esta sempre alerta a tudo em sua volta por isso poderá latir bastante alto para tudo que estiver a sua volta, sempre prestando atenção a qualquer ruido, você pode resolver esta questão através de um adestramento.

Provavelmente ira socializar com outros cães de maneira bem tranquila e amigável, mas é sempre essencial que ele já acostume a socializar com os outros cães desde de filhote, ajudando bastante nesta questão de sua socialização com outros.

Se você quiser aprender mais sobre como fazer seu Shih Tzu, aceitar comandos, fazer xixi no lugar certo, passear com tranquilidade conheça o Manual do Shih Tzu, é um E-book com dicas essenciais sobre esta raça.

Shih Tzu Preço

Gostou do Shih Tzu não é mesmo, mas e agora qual será o preço dele ou será que consigo adotar um Shih Tzu ? Fizemos uma pesquisa de valores e vamos deixar aqui para você o preço do Shih Tzu mas, também gostaríamos de  dizer que é possível sim adotar um cão desta raça.

Algumas famílias por motivos variados acabam não se adaptando e colocam seu cãozinho para adoção, as Ongs estão lotadas de cães que também tem ,tanto cães da raça Shih Tzu como também varias outras raças que estão a espera de um lar, vale dar uma procurada a adoção é um ato de amor .

Nos principais sites de venda dos criadores responsáveis encontramos valores do Shih Tzu a partir de R$600,00 até uma media de R$4.800,00 , isto vai depender da cada criador , condições e linhagem da raça.

Mas não esqueça as Ongs estão lotadas de cachorros e gatos esperando um lar a bastante tempo!

Nomes para Shih Tzu

Depois de tantas informações sobre estes lindinhos vamos deixar aqui algumas sugestões de nomes para o seu filho de quatro patas , afinal você vai querer que ele ou ela tenha um lindo nome não é mesmo ?

No geral os donos ficam perdidos nesta escolha, na ânsia por escolher um nome que combine com seu filhote, esta pode ser uma longa caminhada ate você encontrar o nome perfeito para o seu Shih Tzu.

Esta raca é conhecida por sua aparência linda, meiga e fofura então vamos te ajudar a encontrar um nome que seja realmente a altura do seu filho de quatro patas, com certeza no meio de tantas dicas você ira encontrar uma que te agrade.

Nomes para Shih Tzu Fêmea

Seguem então sugestões de nomes para Shih Tzu fêmea:

Lola – Luna – Kira;

Laid – Fofuxa – Aurora;

Ariel – Chiquita – Dora;

Flor – Anita – Isa ;

July – Sofy – Sofia;

Moly- Pepy- Sandy;

Linda – Lucy – Sarita;

Vicky – Alice – Desy;

Dora – Mel – Gigi;

Jade – Mila – Mia;

Malu- Jojo  – Nina;

Sol – Yasmim – Baby;

Nomes para Shih Tzu Macho

Dic -Bily- Theo;

Marley- Duck- Rick;

Max – Tedy – Fredy

Nick – Toby – Rex;

Toto-Billy- Bob;

Chewie – Cezar- Oliver;

Milu- Léo – Henry;

Frank – Oscar – Rafa;

Rufus – Tobias -Guri;

Symon – Thomas – Tobias;

Andy -Maiky  – Edu;

Brayan- Lelo – Gordo;

 

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo informações que lhe ajudem a auxiliar na convivência com seu cachorro!

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nos ! Viva os animais !

 

 

 

 

2 comments

  • Alice

    27 de agosto de 2020 at 08:09

    Olá, tenho uma shih tzu fêmea de 4 anos de idade e gostaria de tirar uma dúvida.. moramos numa casa grande, com um quintal grande também, portanto ela pode fazer as necessidades dela no quintal sempre que quiser, mas sempre acontece uma coisa muito estranha, toda vez que saio de casa deixo ela dentro da casa e aí ela me espera sair pra fazer cocô na casa inteira… Gostaria de saber o motivo pra ela agir dessa maneira.

    Reply

    • advivaosanimais

      7 de setembro de 2020 at 12:31

      Olá Alice,

      Os motivos podem ser vários, talvez até seja uma maneira de chamar atenção pelo fato de você ter saído e ela não gostar de ficar sem a sua presença. O ideal é que você consulte um especialista em comportamento animal.
      Indicamos o Alexandre Rossi o trabalho dele é maravilhoso.

      Abraços,

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *