CachorroRacasShih tzu

24 de março de 2020by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/SHIH-TZU.jpg

 

Ainda falando sobre as raças, hoje neste conteúdo vamos falar sobre o shih tzu , bastante conhecido aqui em nosso pais o shih tzu já conquistou a maioria das pessoas e esta por ai na maioria dos lares, existem lares que já tem mais de um shih tzu, de tanto que gostam da raça.

Muito parecido com os cães de raça lhasa apso , muitas vezes são confundidos mas eles tem alguns tracos em sua personalidade que são bem diferentes um do outro, quem conhece bem seu cachorro certamente vai saber distinguir essas diferenças.

É um cachorro de porte pequeno, geralmente  bastante companheiro e por isso o ideal é de que esta raça fique dentro de casa, não será um cachorro que se adapte facilmente na rua ,  se a sua ideia é ter um cão de guarda que fique na rua , o shih tzu não é indicado.

Alguns dizem que o shih tzu foi originado no Tibet  por volta do seculo XVII e que era considerado um animal sagrado ,o shitzu que você conhece atualmente foi desenvolvido na China durante o reinado da imperatriz Cixi ,ele era o animal preferido da dinastia Ming , sendo muito valorizado pela família real.

Veja algumas características do Shih tzu

Veja algumas características do Shih tzu

O shih tzu tem características bem marcantes , uma delas é seu focinho achatado , oque é chamado de um cão braquicefálico,também é um cachorro  que tem os olhos marcantes , são olhos um pouquinho saltados e amendoados , muito lindinhos mas que exigem cuidados especiais.

Bastante companheiro muito amigável o shih tzu gosta de estar sempre acompanhado de seus donos, muito facies de fazer amizade com crianças e outros cães também, se você procura um cachorro companheiro e carinhoso este é o cão para você.

Eles são tao companheiros que vão topar fazer praticamente tudo que você quiser fazer, se for para dar aquele passeio ao seu lado lá estará ele feliz e saltitante, se for pra tirar aquela soneca la estará ele também , deitadinho com você, sempre feliz por estar em sua companhia.

Conhecido pela sua pelagem longa e linda na maioria das vezes, será um cachorro que exige cuidados diários, ele não exigira grandes espaços pode tranquilamente ser adaptado em casas com pequenos ou grandes quintais até em apertamentos pequenos, mas não é um cão de rua.

O shih tzu é um cachorro que geralmente  consegue se adaptar as varias mudanças, desde que tenha seu dono sempre ao seu lado, com aquela boa dose de carinho, ele provavelmente estará bem tranquilo independente de espaço, clima , passeios ou brincadeiras, oque ele quer, é ganhar  e dar muito carinho.

Por ser um cachorro tao companheiro o shih tzu gosta de estar sempre acompanhado, se você trabalha fora e passa a maior parte do tempo na rua , ele não é uma boa raça para você, é um cão que precisa de companhia, não gosta de estar sozinho por muito tempo, se ficar muito tempo sozinho ele pode ate entrar em depressão ou desenvolver alguns comportamentos desagradáveis, assim como latir sem parar ate você voltar.

Se você esta a procura de um cachorro carinhoso, alegre, brincalhão e companheiro o shih tzu é a melhor opção!

Características da pelagem do shih tzu

Características da pelagem do shih tzu

O shih tzu é bastante conhecido por sua pelagem longa, também assim como lhasa apso o shih tzu é da turma dos cachorros de raça peludo, fazendo muito sucesso com seus pelos lindos por onde passa,porém estes pelos exigem muitos cuidados inclusive cuidados diários.

Os pelos geralmente são muito macios e sedosos, exigindo que o shih tzu vá, ao pet shop no minimo duas vezes durante o mês para uma boa lavagem e secagem deste pelo, para que assim ele fique sempre lindo e sem nós , também será muito importante a escovação diária do pelo por parte de seus donos.

Provavelmente você não vai ver muitos pelos deste cão caindo pela casa, apesar de ser um cachorro bastante peludo os cães desta raça não costumam perder muitos pelos, mas é claro que ele não é diferente dos outros cães e em épocas de trocas de pelos ele vai derrubar pelos também.

Uma dica bem importante que queremos deixar pra você é de que para se manterem limpos e lindos este pelo vai exigir cuidados diários e gastos mensais com embelezamento, prepare-se para ter estes cuidados , se não quiser ter este tipo de cuidados terá que escolher outra raça.

Cores da pelagem:

 

A pelagem do shih tzu geralmente é  bicolor isto ocorre na maioria das vezes e as cores mais comuns são :

  • Branco
  • Marrom
  • Preto
  • Mel

Não é uma regra esta condição, poderá variar devido a sua genética familiar !

Saúde do shih tzu

Saúde do shih tzu

A saúde de seu cachorro vai depender sempre de muitos fatores, vacinas, alimentação, acompanhamento veterinário,mas também pode depender muito  de situações genéticas que o cachorro já tenha uma predisposição para aquelas doenças.

O shih tzu por ter o focinho achatado é considerado um cachorro braquicefálico , oque significa que ele exigira muitos cuidados com a respiração , passeios muito longos não são indicados para os cachorros desta raça, em dias muito quentes eles vão precisar de cuidado redobrado, cuidado com esta questão especial do shih tzu.

Eles tem os olhos levemente saltados,isto pode acarretar alguns problemas oculares nesta raça é também muito importante ter uma atenção especial para este detalhe, converse com um veterinário de sua confiança para que ele te indique o tratamento correto caso necessário.

Um problema que é bastante comum entre os cães da raça shih tzu e é bastante serio, você deve tentar resolver esta questão logo que sejam filhotes, é a coprofagia que é o habito de comer fezes, este quadro pode estar ligado a uma serie de coisas, por isso é muito importante que você peça orientação mais uma vez ao veterinário.

É um cachorro com uma certa tendencia a a obesidade, preste atenção na alimentação que você dar para ele, mantenha a pratica de exercícios para que assim ele fique no peso ideal,também devemos estar atento a limpeza e cuidados do ouvido deste cachorro ,anulando a possibilidade de problemas futuros em seu ouvido.

Socialização do shih tzu

Socialização do shih tzu

Ele é cachorro na maioria das vezes bastante calmo, porém é muito importante que você já ensine limites e regras desde filhote, por ser um cachorro com um temperamento um tanto teimoso ele poderá lhe causar alguns problemas de comportamento.

Tem um sentido bastante aguçado e esta sempre alerta a tudo em sua volta por isso poderá latir bastante alto para tudo que estiver a sua volta, sempre prestando atenção a qualquer ruido, você pode resolver esta questão através de um adestramento.

Provavelmente ira socializar com outros cães de maneira bem tranquila e amigável, mas é sempre essencial que ele já acostume a socializar com os outros cães desde de filhote, ajudando bastante nesta questão de sua socialização com outros.

 

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo informações que lhe ajudem a auxiliar na convivência com seu cachorro!

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nos ! Viva os animais !

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *