CachorroDoençasSintomas da doença do carrapato !

13 de março de 2020by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Sintomas-da-doença-do-carrapato.jpg

 

Você já escutou falar da doença do carrapato, provavelmente sim , mas você conhece os sintomas da doença do carrapato, sabe oque esta doença pode causar na vida do seu cachorro, será que tem cura, como eu devo prevenir esta doença na vida de meu cachorro ?

Neste conteúdo iremos abordar todas estas questões sobre a doença do carrapato e deixar você a par de todos os sintomas da doença , nós da viva os animais acreditamos que prevenir é sempre o melhor remédio, antes que seu cachorro ou gato pense em ter esta doença previna.

Os sintomas da doença do carrapato são bem fáceis de identificar , vamos listar todos eles neste conteúdo para que você fique cada vez mais atento a esta doença e não deixe que seu cachorro sofra com este mal ,que vai certamente te dar grandes problemas e  ainda em alguns casos podemos dizer que esta doença pode ser fatal.

Você poderá notar os sintomas da doença do carrapato nas épocas mais quentes do ano, pois geralmente é no verão que os carrapatos surgem com maior intensidade, esta é a época onde os donos passeiam muito mais com seus pets pelos parques e o risco se torna ainda maior se não houver uma prevenção.

Afinal como é a doença do carrapato ?

Afinal como é a doença do carrapato

Erlichiose e Babesiose mais conhecidas como a doença do carrapato , é uma doença infecciosa estremante séria que pode ocorrer em cães,trazendo  sérias consequências caso não seja tratada a tempo, no verão é a época que mais devemos ficar espertos pois o carrapato precisa de calor e umidade para conseguir se reproduzir.

Muitas pessoas podem confundir os sintomas da doença do carrapato com os sintomas de cinomose, por isso é muito importante que assim que você observar alguma diferença em seu cachorro, como tristeza , apatia, ou algo que seja diferente do normal dele, procure um veterinário.

Quando nos referimos a doença do carrapato estamos na realidade falando de duas doenças que o parasita pode transmitir para o cachorro que são a Erlichiose e babesiose ,elas são transmitidas quando o carrapato pica o animal, é ai que começam os problemas , principalmente se seu cão não estiver com a saúde em dia.

As duas doenças tem o sistema bastante parecido uma com a outra  os agentes da doença  atacam as células que defendem o corpo afetando órgãos bastante importantes, assim como o pulmão , figado e rins do cachorro,ele  quando contaminado pode ter sérios problemas inclusive ir a óbito.

Deu para perceber o quanto é importante que você preste atenção e previna seu cão deste bicho indesejado pois ele pode trazer sérias consequências para o seu cachorro,vamos falar agora sobre os sintomas da doença do carrapato em cães.

Sintomas da doença do carrapato

Sintomas da doença do carrapato

Esta doença ira apresentar duas fases a primeira é considerada a fase aguda e a segunda é considerada a fase cronica , os sinais no cachorro normalmente podem começar a aparecer a partir de 8 a 20 dias depois do contagio pelo carrapato, fique atento a estes sintomas abaixo:

  • Perda de peso
  • Sangramento nasal
  • Sangue nas fezes
  • Sangue na urina
  • Hematomas
  • Petéquias
  • Apatia

Conforme o estagio da doença começar a se agravar os sintomas ficam mais claros de ver, porém mais difícil de reverter o quadro em alguns casos:

  • Convulsões
  • Anorexia
  • Febres
  • Olhos vermelhos
  • Artrite

Caso você desconfie que seu cachorro possa ter sido contaminado por esta doença e perceba alguns dos sintomas da doença do carrapato , procure um veterinário logo, somente ele saberá oque realmente fazer , neste momento , não exite em procurá-lo.

Como prevenir esta doença em meu cachorro ?

Como prevenir esta doença em meu cachorro

Depois de falarmos de como esta doença surge,  de que maneira ela vai atacar o organismo do cachorro infectado,  também sobre os sintomas da doença do carrapato, agora vamos falar um pouquinho sobre como podemos prevenir esta doença em seu filho de quatro patas.

Muitas doenças podem e são eliminadas através da prevenção, a prevenção pode livrar seu cachorro de vários problemas e cabe somente a você cuidar disto, para que a saúde dele fique sempre em dia , trazendo uma vida mais longa em sua companhia.

Você deve tentar evitar o contato de seu cachorro com o carrapato,através de coleiras e outros tipos de antipulgas e carrapatos que você ira encontrar em lojas pets e  agropecuárias , existem vários modelos e valores que certamente iram manter seu cachorro  longe dos carrapatos.

Banhos semanais também podem ser um grande aliado na luta contra este parasita, na pet você pode pedir que eles usem produtos especiais contra carrapatos, lembre-se de ao sair para os passeios que seja em locais não infectados e que seu cão esteja com o antipulgas em dia.

As coleiras contra pulgas e carrapatos são uma ótima opção talvez a mais eficaz , aconselha-se também que as áreas externas de sua casa sejam limpas com produtos contra pulgas e carrapatos, este ato ira ajudar e muito na luta contra os carrapatos .

Vasculhar o pelô de seu cachorro é uma ótima dica, passe uma escova e observe bem a pele de seu cão , tenha sempre certeza de que ali não tem nenhum carrapato, se você tem grama em seu quintal mantenha ela sempre bem cortada, caso vá viajar e deixar seu cão em hotel , procure saber como é controle dos outros animais que vão estar por la.

Como são feitos o tratamento contra esta doença ?

Como são feitos o tratamento contra esta doença

Assim que você notar qualquer tipo de sintomas da doença do carrapato procure um medico veterinário para que ele possa começar com o tratamento imediatamente, não existe uma vacina ainda para esta doença, ela pode ter cura sim mas é bem importante o tratamento.

Seu veterinário provavelmente ira pedir exames de sangue e também poderá pedir alguns testes sorológicos para que assim ele consiga verificar em que faze está a doença e somente ai poder indicar qual é o tratamento que o seu animal vai precisar.

Na faze um da doença  o veterinário poderá permitir que o  animal se trate em casa através de antibióticos e no caso em que  a doença já se encontra em faze cronica  , provavelmente o cachorro terá que ficar internado para que o tratamento seja bem mais especifico e eficaz .

Em qualquer um dos casos é muito importante que se trate o local onde o cachorro mora, tentando assim eliminar este parasita de qualquer parte que possa a vir trazer mais contagio para o cão, casinhas, locais externos do ambiente, tudo deve ser desinfectado.

Esperamos que você tenha encontrado neste conteúdo as informações necessárias para lhe auxiliar na saúde do seu cachorro !

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nos ! Viva os animais !

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *