CachorroTosse de cachorro, qual o melhor tratamento?

17 de agosto de 2021by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Tosse-de-cachorro-2.jpg

Todos os bichinhos podem manifestar diversos sintomas e doenças semelhantes aos seres humanos. E em algumas condições podem ser altamente graves, como, por exemplo, o câncer. Outras são complicações cotidianas, mas podem facilmente acometer o seu amiguinho.

Como é o caso da tosse nos cachorros, que pode ocorrer por diversos motivos. Neste artigo temos o objetivo de compreender melhor sobre a causa desse problema, e quais remédios podem ser prescritos nestes casos.

Além das dicas que vamos lhe passar aqui, indicamos que você faça um Curso da área de medicina veterinária, com o objetivo de conhecer melhor sobre o funcionamento da saúde de seu cachorrinho.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Quais são os motivos que podem causar tosse no cachorro?

Quando o seu cachorro estiver com tosse, poderá ser um sinal de que o seu trato respiratório superior está afetado ou com alguma obstrução. Ele corresponde ao início da traqueia.

Esse sintoma pode estar relacionado à falta de vacinação, em especial quando o cachorro vive em aglomeração com outros animais. 

Além disso, pode acometer cães que já possuem problemas com patologias, como, por exemplo: pneumonia, doença periodontal, alergias, entre outros. Nesses casos, quando for realizar o tratamento, consequentemente, os sintomas vão apresentar um grande alívio na tosse.

Os vírus causadores de tosse nos cães: 

  • Parainfluenza Canina tipo 3: afeta a traqueia;
  • Adenovírus Canino Tipo 2: afeta o interior dos pulmões;
  • Bactéria Bordetella bronchiseptica:  atinge o trato respiratório superior.

Mas, é importante destacar que para saber exatamente o causador do problema no pet e como fazer o devido, é imprescindível buscar um(a) veterinário(a), e comprar os medicamentos em petshop online ou física.

Tosse de cachorro

Como é a tosse?

Podemos definir que a tosse do cachorro pode ser esporádica ou contínua. Em geral, costuma ser uma tosse seca, repetida e constante, podendo em algumas oportunidades até eliminar uma babá esbranquiçada.

É válido destacar que em alguns casos, quando o cachorro tosse, pode acabar sofrendo com outras complicações, como, por exemplo: náuseas, vômito, regurgitação de comida, espirros e secreção nasal.

O que fazer quando o cachorro está tossindo? 

Em muitos casos, a tosse do cachorro desaparece sozinha entre 5 e 12 dias após a primeira manifestação. Com objetivo de ajudar, o dono deve manter o animal hidratado e até usar um umidificador de ambiente, com o objetivo de amenizar a tosse.

O tratamento e os cuidados caseiros têm o objetivo de amenizar esse sintoma e evitar assim um quadro maior com problemas, como, por exemplo, uma traqueobronquite ou infecção pulmonar.

Como mencionado, é fundamental buscar ajuda de um(a) veterinário(a) para determinar qual o melhor e mais seguro tratamento para seu cão. Porém, se você não tem dinheiro para um veterinário, lhe aconselhamos a buscar por um Curso da área da veterinária.

Seca

A tosse seca é muito comum entre os cães, o que pode aparecer em decorrência de diversos fatores, como, por exemplo: alergias, tempo seco, pneumonia, doenças odontológicas, vírus, bactérias, gripe canina, etc.

Em alguns casos, são necessários uns tratamentos específicos direcionados totalmente ao problema. Com isso, podem ser prescritos anti-inflamatórios, antialérgicos e antibióticos.

Rouca

Quando o pet apresenta uma tosse rouca, normalmente ela emite alguns sons que são bem perceptíveis enquanto ele late, come e respira.

Dentro desses casos, pode ser um indício de que existe uma secreção ou fluidos nos pulmões. Caso a tosse com rouquidão seja um pouco mais úmida, pode apontar uma infecção pulmonar ou até mesmo uma insuficiência cardíaca congestiva no pet.

O que reforça então a necessidade de buscar um acompanhamento veterinário, com o objetivo de identificar as causas do problema.

Para a tosse rouca, podem ser prescritos remédios como o Xarope Tossicanis Provets.

Qual é o remédio para tosse de cachorro idoso e filhote (infantil)?

Resumidamente, não existe um medicamento específico para tosse em cachorros idosos ou em filhotes. Mas, para cães nessas fases da vida, é necessário redobrar a sua atenção sobre as possíveis doenças ou complicações na saúde.

O organismo dos filhotes é muito frágil em comparação aos cães adultos, o que o deixa mais suscetível às doenças. Além disso, os pets podem ter pequenos distúrbios podendo se tornar em grandes complicações.

Os cães idosos também têm uma saúde um pouco mais fragilizada, considerando o avanço da idade dos mesmos e até ao fato de que podem ter outras doenças concomitantes.

Portanto, se você tem um cão idoso ou filhote, sempre busque auxílio de um bom veterinário. 

Como percebemos, são poucas as vezes que o cachorro carece de tal medicação para tosse, pois ela tende a desaparecer sozinha. Mas, caso ela esteja desaparecida, procure sempre um veterinário, pois o seu cachorro pode ter: pneumonia, distúrbios cardíacos, entre outras doenças.

Tosse de cachorro 1

Remédio caseiro

Optar por remédios caseiros não é uma das melhores opções, a não ser que isso seja feito com orientação médica. Em geral, sempre que for necessário algum tratamento, será prescrito os medicamentos necessários.

Existe alguns cuidados que você deverá tomar em casa e que certamente poderão ajudar o seu cãozinho a se recuperar o mais rápido possível:

  • Mantenha-o hidratado;
  • Mantenha o ambiente úmido, use um umidificador de ar;
  • Evite passeios;
  • Evite dar banho.

Esse conjunto de fatores vai colaborar para a melhora do seu pet, sem que seja necessária a intervenção de medicamentos e de remédios caseiros. E em caso você

não perceba que o seu pet não está ficando bem, procure um atendimento de um profissional.

Depois de ler sobre tosse de cachorro, qual o melhor tratamento, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

O bem estar de seu cachorro é muito importante para nós!

Tosse de cachorro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *