CachorroCatsHealthVermífugos no verão: qual a importância?

22 de janeiro de 2021by advivaosanimais0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Animais-Vermífugos-no-verão-qual-a-importância.jpg

Vermífugos no verão: qual a importância?

A vermifugação é um procedimento importante para garantir a saúde do animal. O uso do vermífugo combate os parasitas intestinais, muito comuns em cães e gatos, em especial quando são filhotes. A frequência com que o medicamento deve ser ministrado depende do risco de exposição do animal. 

A forma de contaminação pode ocorrer tanto por via oral quanto pelo contato direto da pele do pet com ovos e larvas que são depositados pelas fezes. Assim, é comum que cães e gatos que andam pela rua, frequentam parques e hotéis veterinários fiquem mais expostos ao contato com parasitas. Na época de verão, principalmente, quando os animais são levados com mais frequência para passeios ao ar livre, é preciso ficar mais atento em relação ao uso do vermífugo.  

No verão, as infestações de pulgas, por exemplo, são mais frequentes. Isso acontece porque o clima quente e a umidade do solo são favoráveis à proliferação dos parasitas. O calor contribui para a reprodução e o aparecimento dos parasitas internos e externos, por isso é importante que medicamentos como o vermífugo e o antipulgas estejam em dia. 

Além do incômodo da coceira, da alergia, da possibilidade de anemia e de outros problemas que as pulgas trazem, elas também podem transmitir alguns vermes para os cães e gatos. Se os vermes transmitidos pelas pulgas estiverem em grande quantidade no organismo, o animal pode até ter ataques convulsivos.

É nesta época do ano também que há maior risco de transmissão do verme do coração, que é transmitido aos cães por um mosquito vetor e que se reproduz mais na presença de calor e umidade. Nos gatos filhotes, um verme chamado Toxocara sp. pode causar diarreia e falta de apetite, levando os animais não tratados à morte. 

Como saber se o animal está com parasita?

Vermifugos no verão qual a importancia 1

Algumas características comuns que indicam a presença de parasitas são:

– Barriga inchada e dura;

– Presença de vermes nas fezes;

– Diarreia;

– Perda de peso e de apetite;

– Sonolência;

– Vômito;

– Esfregar o bumbum no chão;

– Apatia;

– Pelos secos e sem brilho;

– Irritação na pele;

– Tosse;

– Dor na barriga;

– Fezes com coloração ou consistência anormais;

– Atraso no crescimento. 

Importância da vermifugação

Além da limpeza do ambiente e da higienização dos animais de estimação, é preciso fazer uso do vermífugo conforme recomendação médica. O especialista vai indicar as doses e a frequência ideal com base no peso, na idade, nos hábitos alimentares e de comportamento do animal. Normalmente, a vermifugação é feita a cada três meses e é fundamental para manter a saúde do animal em qualquer idade. 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os animais de estimação precisam receber o vermífugo durante toda a vida, e não só quando filhotes. Mas nem sempre a tarefa de ministrar o vermífugo é fácil, pois muitos animais rejeitam as medicações, porém, elas são importantes para manter a qualidade de vida dos bichos. 

Existem vários tipos de vermífugos, o que facilita seu manuseio e sua aplicação. De comprimidos a vermífugos em pasta e tópicos (que são aplicados direto na pele), cada um foi pensado para ser mais assertivo para cada tipo de raça e faixa etária do animal. Caso o medicamento seja em comprimido, é possível mistura-lo no alimento de preferência do animal. No caso de ser um remédio líquido, basta aplicá-lo diretamente na garganta do pet. 

Como a dosagem do vermífugo vai variar conforme as características do animal, logo, é importante consultar o veterinário para que ele possa dar as orientações corretas sobre o tipo de vermífugo, doses e como administrá-lo. 

Um dos vermifugos que geralmente indicamos aqui na Viva os Animais , são os vermifugos da linha CHEMITEC, esta linha possui produtos de ótima qualidade além de ser desenvolvido por veterinários de confiança, esta marca já atua no mercado a cerca de 20 anos. Com uma operação 100% brasileira e administração familiar, que oferece uma linha completa de produtos para pets e insumos para animais de grande porte.

Você pode encontrar o Vermífugo Chemitec Chemital para Cães em nosso petshop online com entrega em qualquer cidade do Brasil, CLICANDO AQUI.

 

O bem estar de seu pet é muito importante para nós!

Como escolher vermifugos

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *