CachorroDoençasTudo o que você precisa saber sobre anemia em cachorro

20 de dezembro de 2021by Michele Leite0
https://vivaosanimais.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Tudo-o-que-você-precisa-saber-sobre-anemia-em-cachorro.jpg

A anemia em cães não é exatamente uma doença, mas um sinal de que algo está errado com o organismo do pet. O problema é caracterizado pelo baixo número de glóbulos vermelhos no sangue, fazendo com que o oxigênio não seja transportado adequadamente e causando uma série de complicações ao organismo. 

A maioria dos casos de anemia em cães pode ser revertida por meio de um atendimento médico adequado, sendo necessária a identificação dos sintomas por parte do tutor. Cabe ao veterinário identificar o problema e orientar adequadamente a respeito dos procedimentos que devem ser adotados para solucionar a doença. 

O que é anemia? Como elas afetam os cães?

A anemia é uma alteração caracterizada pela redução da contagem de glóbulos vermelhos presentes na corrente sanguínea, o que pode acontecer pela perda excessiva de sangue ou pela destruição dessas células. A manifestação clínica desta doença pode ser classificada de acordo com as causas da anemia em cães, sendo dividida entre:

  • Anemia hemorrágica: causada pela perda de sangue associada a algum ferimento, úlcera ou lesão hemorrágica;
  • Anemia hemolítica: causada pela destruição das hemácias (glóbulos vermelhos);
  • Anemia aplásica: causada pela produção insuficiente de glóbulos. 

 

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas de anemia em cães são muito específicos e normalmente podem ser facilmente identificados pelo tutor. Os principais são:

  • Indisposição, apatia e prostração;
  • Mudança brusca de comportamento;
  • Urina escura e com sangue;
  • Mucosas esbranquiçadas;
  • Perda de pelos;
  • Dificuldade respiratória;
  • Presença de sangue nas fezes. 

Sintomas e diagnóstico

É recomendado procurar um médico veterinário assim que qualquer uma dessas alterações for notada, permitindo que o especialista diagnostique o problema rapidamente e identifique suas causas. Além de exame físico, o profissional solicitará exames de sangue para averiguar a gravidade da anemia e descobrir a origem do problema. 

Além de hemograma, podem ser solicitados exames de imagem como ultrassonografia, radiografia e outras avaliações complementares. As avaliações necessárias variam conforme o caso, sintomas apresentados e características do cão

Como é o tratamento para anemia em cães?

A partir dos resultados apresentados nos exames, o veterinário poderá determinar o melhor tratamento para o caso. A metodologia mais indicada para solucionar um caso de anemia em cães varia conforme a origem do problema, e pode incluir mudanças na alimentação, uso de suplementos vitamínicos, reposição de fluidos e até mesmo transfusão sanguínea.

Também pode ser necessário administrar medicamentos específicos, tais como protetores gástricos (no caso de úlceras) ou fármacos que estimulam a produção de sangue, além de realizar o controle parasitário por meio do uso de vermífugos e produtos antipulgas. 

Como prevenir a anemia em cães?

A prevenção é sempre a melhor maneira de garantir saúde e qualidade de vida aos pets. No caso da anemia em cães, a prevenção é relativamente simples, e inclui cuidados básicos como garantir alimentação adequada e balanceada, consultar o veterinário regularmente, administrar vermífugos nos períodos adequados e fazer exames de rotina. 

Também é importante conhecer bem o comportamento e a rotina de seu cão, identificando qualquer alteração significativa que possa indicar problemas de saúde.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *